A DOR DA INGRATIDÃO

Ingrato é aquele que não é grato, que não reconhece os benefícios recebidos. E poucas coisas nesta vida doem mais que a ingratidão.

Cada pessoa possui lá os seus relatos sobre gente ingrata...

Eu também possuo os meus. Dentre tantos, destaco este: Certa vez, no crepúsculo de um belo sábado dirigi-me a uma empresa comercial, que fica numa rua de acentuado declive. Ao pisar a calçada da mesma, já projetando adentrá-la, estacionou o seu automóvel um jovem, açodado na sua necessidade de tratar de negócios naquela empresa.

Só que ele se esqueceu de travar devida e corretamente o seu carro, como recomendam as normas de segurança, e o veículo começou a descer ladeira abaixo...

A poucos metros dali há uma praça, onde várias crianças e adolescentes brincavam, enquanto os adultos, sentados, conversavam; ao redor da mesma havia carros estacionados.

Eu chamei aos gritos o desatento, mas, como ele demorou atender ao meu chamado, tendo eu percebido que não dava para ele alcançar o veículo, que já ganhava velocidade, decidi então entrar no mesmo (com muita dificuldade) e freá-lo.

Quando o jovem alcançou-me, prontamente entreguei-lhe o automóvel, e aí ocorreu o lamentável...

Ele não me dirigiu uma palavra sequer; não retribuiu o meu corajoso gesto com um sorriso sequer; nenhum comentário, nenhum sinal, nenhum aceno, nenhum olhar...

Nenhuma exteriorização de gratidão!

Nada!

Meu desapontamento foi grande, evidentemente, mas não fiquei lamentando a pobreza de alma do rapaz, pois me lembrei imediatamente que o nosso Senhor Jesus Cristo suporta ingratidões bem maiores do que as que nós suportamos. Ele suporta a ingratidão no grau máximo.

Certa feita, dirigiram-se a Ele uns leprosos, párias da sociedade...

Acaso desejavam eles riquezas materiais? Glórias humanas? Títulos nobiliárquicos?

Certamente que não!

Pois, de que lhes adiantariam riquezas, glórias, títulos, se lhes faltava a mais excelente das riquezas, que é a saúde?

Eles foram a Jesus com um só desejo: A cura para a sua desditosa mazela.

Deixemos o relato com a própria Palavra de Deus: "E aconteceu que, indo Ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samária e a Galiléia. Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano. Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão? Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai: a tua fé te salvou." (Lc.17:11-19)

Como é triste a ingratidão!

A pessoa ingrata recebe de Deus TUDO, e não agradece por NADA. E, quando agradece, o faz de forma assaz superficial. E não adianta tentar agradar ao ingrato, porque, quanto mais ele recebe, mais ingratidão demonstra!

A visão distorcida do ingrato é que, quando lhe prestamos um favor, não estamos fazendo nada mais do que a nossa obrigação.

Nós mesmos, quantas vezes nos olvidamos da devida gratidão a Deus, por tudo o que Ele nos faz.

Misericórdia, meu Deus!

E a Palavra de Deus ordena-nos: "EM TUDO DAI GRAÇAS; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1Ts.5:18)

Em que e em quantas coisas devemos dar graças?

EM TUDO!

Quer dizer que, se alguém nos oferecer um lauto banquete, devemos dar graças?

Em tudo dai graças!

Mas se recebermos apenas um simples copo d'água de torneira, devemos dar graças?

Em tudo dai graças!

E se eu receber de Deus o mal, como recebeu Jó, eu devo dar graças (Jó 2:10)?

Em tudo dai graças!

E se eu receber de Deus bênçãos duplicadas, como recebeu Jó, eu devo dar graças (Jó 42:10-12)?

Em tudo dai graças!

Acaso é fácil dar graças quando se recebe o bem?

Sim, é fácil, e por isso mesmo devemos dar graças!

Porventura é difícil dar graças quando recebemos o mal em meio às intempéries da vida?

Sim, é difícil, contudo devemos dar graças!

"Em tudo dai graças", ordena-nos, peremptória, a Palavra de Deus.

Os Evangelhos registram os diversos pedidos feitos a Jesus, por servos de Deus e por pessoas comuns: Mt.8:2,5,6,25; 9:18,27; 14:28,36; 15:22; 17:15; 20:20,30,31; Mc.1:40; 4:38; 5:23; 7:26; 8:22; 9:22; 10:35-37,47,48; Lc.5:12; 8:24,41; 9:38; 10:40; 11:1; 17:5; 18:38,39; Jo.2:3; 4:15,40; 6:34.

E as gratidões, onde estão?

Nas Escrituras Veterotestamentárias as gratidões são profusas.

Vemo-las no servo de Abraão que, tendo feito um pedido ao Senhor (Gn.24:12-14), foi prontamente atendido (id.vv.15-25) e depois se derramou em gratidão a Deus (id.vv.26,27); no sírio Naamã, cujo pedido de cura para a sua lepra foi formulado e, embora feito por terceiros (2Rs.5:6), o mesmo foi atendido por Deus (id.v.14), e ele voltou feliz para agradecer a Deus (id.v.15); no cântico de Moisés (Êx.15:1-19; Dt.32:1-43); nas ações de graças e oração de Davi (1Cr.29:10-19); nos Salmos de ações de graças (75; 92; 100; 105; 107; 118; 136; 138; e 147).

Jesus diz ao leproso purificado: "Levanta-te, e vai: a tua fé te salvou."

O nosso Senhor Jesus Cristo é inefavelmente misericordioso!

Ele não só curou fisicamente o leproso, como lhe curou também a alma. Ele salvou o corpo e a alma daquele homem que, agradecido pelo milagre físico recebido, tem agora a sua alma eternamente salva por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Sejamos, pois, agradecidos a Deus por tudo o que Ele nos fez, nos faz e nos fará durante toda a nossa peregrinação. A sua Palavra nos garante bênçãos abundantes: "Ora, àquele que é Poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera." (Ef.3:20). "Sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo." (id.5:20). Amém!

Lázaro Justo Jacinto