Não disse que não há nada tão ruim que não possa ficar pior? Pois é, os “hermanos” estão na final, correndo o sério risco de fazer a festa na nossa casa! Vieram de “mala e cuia”, com a cara e com a coragem, estão ocupando todos os espaços, e invadindo nossas praias, literalmente. São tão alegres e cativantes quanto nós, mas com um diferencial: são fanáticos pela Argentina! Eles não desaparecem nem na tristeza... Não por acaso a frase estampada no ônibus deles diz: “Não somos um time, somos um país.”

Nossos amigos corneteiros, inconformados, magoados, na “Neuer” (dor de cotovelo mudou de nome...), alegam que a seleção argentina é fraca e que futebol não tem lógica. Posso até concordar com isso, mas certamente não faltou para eles, o que nem existiu para a nossa seleção: preparo! Isso fez toda a diferença!

Sinceramente, acreditei numa vitória fácil da Holanda, que, ao menos para mim, era tecnicamente superior. Mas, vendo o jogo, posso dizer que o medo de perder foi maior que a vontade de ganhar, para ambas as equipes, por isso chegou-se aos pênaltis. E nessa hora crucial, senti que a maior vontade de ganhar, era argentina, afinal, são 24 anos sem chegar a uma final de copa do mundo...

Não me odeiem pelo que vou dizer agora (sobretudo os supersticiosos!), mas, quando conquistamos o tetra, também fazia 24 anos que não vencíamos uma copa do mundo... Seria mera coincidência?

Especulações à parte, o fato é alemães e argentinos estão na final, e novamente somos levados a pensar que a seleção da Alemanha é infinitamente superior à da Argentina. Tecnicamente talvez seja, mas e a Holanda, também não era? Conhecendo os “hermanos” como nós, brasileiros, conhecemos bem, sabemos que eles possuem muita raça, gana e força de vontade para vencer, o que, muitas vezes, pode compensar a diferença técnica.

E de que adianta agora a Holanda ficar dando “chiliquinho”, dizendo que a Argentina não merecia ganhar? Que não quer disputar o terceiro lugar? Veja bem, é só minha impressão, mas senti a Argentina com mais vontade de resolver logo “a parada”, ao passo que a Holanda, do alto da sua “chuteira 7,5”, jogou como quem fosse resolver a situação a qualquer momento, como se estivessem subestimando o adversário. Mas a sorte sempre acaba escolhendo um lado...

O mais lógico, então, seria torcermos para que o título fique aqui no nosso continente (os europeus tem 01 título a mais que nós) e também por que a Argentina é apenas bicampeã, enquanto que a Alemanha, se vencer, será tetra. Mas como o futebol não tem lógica...

Se voltarmos na fita do tempo, tanto Brasil quanto Argentina tiveram jogos fáceis até a fase de quartas de final (é claro que a vida deles foi mais fácil que a nossa...) , mas, chegando nas semifinais, as paradas foram duríssimas! Então, por que sucumbimos e eles não? Por que eles estavam plenamente preparados!

Também devemos considerar que o fatídico 7x1 foi um jogo completamente atípico, que não serve de parâmetro pra nada, pois, não reflete as reais condições de ambas as equipes, tanto que a própria Alemanha quase perdeu para a seleção de Gana, num jogo alucinante... Então por que pensar que a Argentina não tem chance de vencer? Por que não queremos? Por que estamos magoados?

Realmente não se trata de fazer campanha pra Argentina, mas é bom lembrar que essa copa foi a mais bizarra dos últimos tempos, com muitas zebras e algumas surpresas, e principalmente: ninguém esperava que os “hermanos” fossem derrotar a toda poderosa Holanda e chegar a final. Portanto, é bom não duvidarmos de nada e estarmos preparados para tudo, já que futebol não tem lógica mesmo...

E nada é tão ruim que não possa ficar pior! Mas tomara que não...