A DIVERSIDADE DE GÊNEROS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Andrezza Maria Almeida M. da Maia.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de expor, a existência atual de uma diversidades entre gêneros em todas as classes sociais, de destaque ao ambiente de trabalho, contudo, chama a atenção total para discussões que estão acontecendo todos os dias entre organizadores da Câmara dos Deputados, não se sabe como enfrentar esse assunto.É um caso delicado, que está em discussão a vida de muitas  pessoas inclusive as mulheres, o reconhecimento delas e uma possível realidade que nós que estamos de fora não enxergamos com os mesmos olhares.

É tamanha desigualdade que está acontecendo com as mulheres de todas as classes, são direitos universais que elas possuem que não estão sendo exercidos.

Introdução

A diversidade será sempre um grande problema no ambiente de trabalho, difícil será sempre encontrar mecanismos para coibir todos esses confrontos.

A diversidade acontece por milhares de pessoas diferentes entre classes sociais, lugares, gêneros e demais existirem em um mesmo habitat e encontrarem um mesmo motivo igualitário a fim de buscarem seus objetivos.

O número de alternativas crescem no ambiente de trabalho quando se possuem mais mulheres, mais homens, mais equipes, começam os confrontos, inimizades, causando o rendimento no ambiente de trabalho que no caso, o mais prejudicado será a empresa.

As diversidades geralmente não são visíveis, como: educação, cultura, personalidade, ética.Geralmente se leva um tempo ara conhecermos tudo isso, é como se fosse um relacionamento amoroso.

No entanto de lembrar que em falar de equipe têm que estar sempre inclusa de boa convivência uns com os outros no ambiente de trabalho. Muito difícil esse processo, mas cabe aos organizadores prevalecerem tudo isso, e saber-se que é um dos primórdios pontos positivos para os objetivos da empresa e para acabar com a diversidade entre os colegas de trabalho.

Um bom líder no ambiente de trabalho é quase tudo, bons organizadores corrigem muitos e poucos erros ao passar dos dias e lidam com as diversidades humana como algo a igualar oportunidades à todos.

Os direitos humanos não estão presentes nas queixas, na construção de direito adquirido pela mulher. A mulher ainda encontra hoje pouco espaço no mercado de trabalho por motivos de racismo, preconceito e pouca credibilidade. É enfrentado por elas uma cultura de que o homem é melhor em tudo, e, isso não é verdade. Busca-se uma nova realidade que a mulher entre e permaneça com seu espaço igualitário entre gêneros, sobre valores de salários, férias, rendimentos, remuneração.

Tipos de Diversidade

 

Falam em diversidade no ambiente de trabalho quando se fala em classe social, rosto, estereótipos, mas é bem mais ale do que isso, pois os tipos centrados não têm nada haver com isso, pois esses nada tem haver com produtividade no ambiente de trabalho.

São eles: Gênero, estilo de pensamento e comportamento.

Gênero

O impacto está na diversidade, tudo tem haver, meninos e meninas, pensamentos diferentes, impactos diferentes, um tenta agradar o outro, ser melhor, destacar, outros apenas existem. Nos relacionamentos cada casal tem sua diversidade, seus pensamento, ninguém igual a ninguém, nem s e pode possuir o mesmo pensamento sempre continuamente.

Estilo de Pensamento

Cada um possui seu estilo de pensamento, uma bom exemplo é quando falamos que os mais velhos têm pensamentos diferentes.

Estilo de Comportamento

Um tipo pouco discutido porém é importante, quando necessitamos se reiterar com comportamentos introvertidos e extrovertidos em uma equipe de trabalho.

Justificativa

Devido à grande importância desse assunto para os profissionais da área do direito do trabalho, práticas no ambiente de trabalho, este artigo tem uma grande contribuição para a discussão do tema abordado. Além disso, não há de fácil acesso ao público à obtenção de trabalhos acerca deste tema.

Metodologia

Foram utilizados artigos científicos, leituras de monografias, acesso a dados de campo, entrevistas a uma equipe de trabalho de minha Cidade  Crateús-Ceará, que deram opiniões do dia-a-dia deles no ambiente de trabalho. Com seguintes autores:  Tim Sackett, Andrea 2008, Ademar Henrique da Silva Alexandrino 2009.

Conclusão

É raro não encontrar diversidades no ambiente de trabalho, pois cada um tem sua liberdade de expressar suas opiniões. O grande líder tem o objetivo de entrar na “cabeça” e suprir as necessidades de cada um e saber lidar com todos da equipe para melhores aproveitamentos, assim todos atuando conjuntamente em prol do mesmo objetivo, possuindo diversidade entre si.

Referências Bibliográficas

 

Ademar Henrique da Silva Alexandrino 2009.

Andrea 2008, aspectos de diversidades.

http://recursosehumanos.com.br/artigo/diversidade-ambiente-de-trabalho/

http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-diversidade-positiva-no-ambiente-de-trabalho/31111/