Sempre chega aquele momento em que devemos parar e refletir...
No que se refere à religião esse momento já chegou. Durante séculos a igreja manipulou nossa fé.
Não apenas a igreja católica na idade média, como também a igreja protestante e a evangélica. Levando em consideração e valorizando doutrinas e mandamentos de homens, como roupas apropriadas, usar ou não usar barba ou maquiagem e adornos, depilar-se ou não depilar-se, beber ou não beber e tantas e tantas outras coisas.
Contrariando o Novo Testamento, invalidando a Graça de Jesus, para viver na lei dos judeus.
Conforme Jesus mesmo disse: - Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. (Marcos 7:6-9).
Uma atitude criticada e combatida por Paulo que escreveu: Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu em vão. (Gálatas 2:21).
Reparem: SE A JUSTIÇA PROVÉM PELA LEI, CRISTO MORREU EM VÃO.
Então o que faz uma igreja que se diz Cristã agir com tamanha disparidade daquele a quem diz seguir?
A igreja enquanto instituição, aquela feita por mãos de homens, é humana, criada por homens, construída por homens, administrada por homens e nada tem Deus ou Jesus à ver com isso.
Deus, Jesus e o Espírito Santo entram na igreja (feita por mãos de homens) no mesmo momento em que eu e você entramos, pois eles habitam em nós. Sem nós é apenas tijolo e cimento.
A religião cristã por sua vez, não passa de um conjunto de dogmas e doutrinas, ou seja, regras, mandamentos de homens, leis feitas por homens, na maioria das vezes para favorecer a própria igreja e a seus líderes. Exatamente as mesmas leis que Cristo disse em Mateus 7:6-9 que nós não deveríamos seguir, pois seria invalidar o mandamento de Deus.
Mas que mandamento de Deus é esse?
Evidente, O AMOR. O único mandamento que Cristo deixou e curiosamente o único que não praticamos. Vamos sempre pra igreja, usamos nosso terno, fazemos nossas barbas, não bebemos nada que contenha álcool, mas não praticamos o amor. Ao contrário o que mais se vê é irmão querendo subir à custa de outro irmão, irmão caluniando ou fazendo fofoca de irmão, irmão se relacionando com a mulher de outro irmão, irmão roubando irmão, irmão mentindo para irmão, irmão se omitindo quando outro irmão precisa de ajuda, e tantas outras coisas mais.
Jesus disse: aquele que vir a mim de maneira alguma lançarei fora, a igreja exclui o membro que julgar inadequado.
Jesus veio para os pobres e nunca aceitou dinheiro de ninguém, a igreja só visa o lucro e se preocupa com a prosperidade.
Jesus pregava sobre o amor e arrependimento, a igreja prega sobre prosperidade e bênçãos materiais, usando o medo do julgamento para coagir seus seguidores.
Jesus não fazia acepção de pessoas, mas vai entrar um mendigo, bêbado e fedido na igreja hoje pra ver o que acontece...
Jesus é divino, a igreja é humana, e como toda obra humana, é cheia de falhas, inclusive de caráter, pois sabe que está errada, sabe que não diz a verdade, mas acredita que "tem coisas que o membro não pode saber por que não está preparado...", conforme já ouvi muito pastos dizer... mas que balela... tudo pra justificar sua atitude de beneficiar-se da ingenuidade, bondade e principalmente, da falta de conhecimento dos crentes.
Despertem irmãos, se Jesus veio para dar um novo mandamento, se Ele morreu para que o véu se rasgasse, se seu sacrifício foi exatamente para que vivê-se-mos na graça, então porque ainda vivemos na lei?
Porque a igreja usa Malaquias 3:10 como regra? Porque fundamenta seus dogmas no Velho Testamento?
Eu digo: Interesse próprio, pura hipocrisia.
Fazer isso é negar o sacrifício de Cristo.
Se você colabora com isso, então conforme Paulo diz em Gálatas 5:4: Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Se você se preocupa em seguir regras de igrejas e não pratica o amor, não anda conforme Jesus andou, sinto muito te dizer, mas DA GRAÇA TENDES CAÍDO.
Está na hora de reler o Novo Testamento e viver conforme o Jesus que os Evangelhos mostram, e não este "jesus" que a igreja criou pra te enganar e te manipular.
Está na hora de viver-mos uma fé verdadeira em Jesus Cristo, uma fé sem dogmas, uma fé viva e transformadora, uma fé pautada no amor à Deus e ao próximo.
Está na hora de ser-mos dignos de nos dizer Cristãos.


Reverendo David Pecis
Teólogo e Psicólogo