UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
CEAD
PÓLO DE DURANDÉ
CURSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO
PROFESSORA: ROSILANA APARECIDA DIAS BAESSO
TUTOR: GUSTAVO PASQUALINI DE SOUSA
ALUNO: MEIRYELE VIEIRA TUELHER DA SILVA
ATIVIDADE: ARTIGO DE OPINIÃO
A disciplina Produção de Material Pedagógico faz parte do curso de especialização Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental da UFJF. Esta disciplina possibilitou aos alunos refletirem sobre a importância de se planejar aulas diferentes.
Começamos produzindo um jornal, no qual tratamos de tópicos dentro das disciplinas em que atuamos. Esta atividade foi interessante, jamais imaginamos passar algum conteúdo através de jornais o que parecia estranho acabou ficando divertido e vimos como o jornal pode colaborar para o desempenho dos alunos. Outra atividade também muito diferente é a HQ (Histórias em Quadrinhos), esta nos deu bastante trabalho, mas nos fez voltar aos tempos de criança e dar asas a nossa imaginação. No final o trabalho produzido foi motivo de surpresa para mim, não sabia desse potencial que tinha. Adorei fazê-la, vejo como uma excelente atividade didática.
Logo em seguida discutimos a Era do Rádio e produzimos áudios para Rádio TANTAN Educativa. Através dela ouvimos os áudios dos colegas de curso. A Rádio escolar sempre é uma proposta educativa de bastante relevância. Nela podemos discutir temas locais, divulgar ideias, expressar opiniões e comunicar com toda comunidade. Nossos alunos adoram participar de programação desse gênero.
Produzimos também um roteiro para filmagem de um vídeo em seguida gravamos o vídeo. Outro recurso pouco explorado nas escolas, mas que pode auxiliar e muito as práticas educacionais, devido à diversidade de informações que a televisão possibilita. Além disso, a televisão é ainda a tecnologia mais assistida e que atrai telespectadores de todas as idades, sem falar que todos têm acesso.
Dentre atividades importantes desta disciplina, destaco os fóruns que possibilitaram a interação entre os cursistas. Temas importantes foram abordados no decorrer das semanas, como o livro didático, a Era do Rádio, A arte como recurso didático. Através desses momentos tivemos oportunidade de deixar ideias e considerações sobre determinado assunto e ao mesmo tempo receber novas informações sobre os temas estudados.
Com certeza, após conhecer as tecnologias e estudar métodos de utilizá-las na sala de aula, teremos um novo olhar sobre a nossa prática de ensino e nova metodologia para preparar nossas aulas, consequentemente contribuir para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas.

CD - PRODUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO - UAB - CEAD - UFJF.