Uma das maiores dificuldades apresentadas pelos professores em quase todas as partes do mundo, refere-se à disciplina dos alunos em sala de aula.

Para o professor, a tarefa de manter a disciplina não é fácil. E comprometer os pais a impor limites em benefício da educação de seus filhos, é uma tarefa sem garantias.

Em uma sociedade "light" onde todos querem ser jovens, observamos a formação de uma geração de meninos grandes, visto que muitos destes não querem ser adultos sérios e responsáveis, pois este conceito está associado equivocadamente à idéia de "ser velho".

As condutas anti-sociais nas primeiras fases da formação das crianças são normais e esperadas, produto de sua adaptação ao grupo.

A indisciplina é comum em todas as realidades. A diferença, é a capacidade do professor de manter a ordem. Para que esse milagre aconteça, vários fatores devem confluir ao mesmo tempo.

Assim como a sabedoria é a mãe de todas as virtudes, sem disciplina na aprendizagem as boas intenções não servem para nada.

A disciplina é uma virtude que modifica a quem a pratica e também ao meio onde se exerce.

As medidas disciplinares adotadas pela escola como Instituição, sem a colaboração dos pais, não alcançam os objetivos esperados.

Durante as aulas, o professor deve tentar controlar os impulsos de seus alunos, buscando assim um melhor aproveitamento dos conhecimentos transmitidos a estes.

Um dos conselhos mais comuns para os que trabalham com grupos de pessoas é o de manter certa distância afetiva com cada um de seus integrantes para que sejam mais objetivos na hora de tomar decisões e emitir juízos, tarefa quase impossível nas escolas devido as muitas funções sociais impostas pelo Estado aos professores, em detrimento da função educativa.

Um professor, tem todo carinho e respeito pela sociedade a qual pertence e o Estado aproveitando-se disso, faz com que o professor, além das aulas, assuma diversas outras tarefas, como ver se seus alunos tem piolhos, dentes cariados, repartir a merenda, entre outras coisas.

Nesse contexto, o professor será visto por seus alunos mais como um membro da família do que como um educador que transmite conhecimentos em benefício de seu desenvolvimento pessoal.

O que fazer com os pais?

Esta é uma pergunta sem resposta, visto que a maioria dos pais não se preocupam com os problemas enfrentados por seus filhos na escola, muitas vezes culpando os professores pelo baixo desempenho alcançado por seus filhos.

Alguns até permitem que seus filhos adotem atitudes agressivas na escola, tanto com seus colegas, quanto com seus professores, sob o pretexto equivocado de que seus filhos são vítimas de perseguições e injustiças no ambiente escolar.

É freqüente vermos pais defenderem seus filhos quando estes são tidos como alunos indisciplinados tentando culpar seus colegas ou professores por seus erros. É comum também vermos alunos agredirem verbalmente e até fisicamente colegas e professores, por não estarem satisfeitos com atitudes tomadas por estes ou com o resultado de suas avaliações.

Assim, podemos concluir que a família é um dos fatores determinantes na disciplina. Embora os pais pareçam não ter nada a ver com a pedagogia em sala, suas atitudes em casa, exercem influência direta no comportamento de seus filhos na escola.

Quando os filhos observam seus pais desvalorizarem a escola, com certeza terão pouca estima por seus professores. Do mesmo modo que se é adotado em casa um clima de grosserias e discussões, esse comportamento se repetirá em sala de aula.

São poucos os pais que colaboram com a escola na busca de soluções para os problemas enfrentados por seus filhos.

A violência tem crescido assustadoramente em nossas escolas e percebemos que nossos sistemas educativos não possuem mecanismos de proteção frente a esse fenômeno.

A falta de colaboração dos pais com medidas disciplinares em casa, geram condutas cada vez mais agressivas e perigosas por parte de seus filhos.

Assim, quando não existe nenhuma sanção em casa, desqualificam-se as medidas adotadas pela escola. Para o aluno, uma suspensão escolar é encarada como um momento de férias e não como um castigo. Isso estimula a conduta desordenada.

Quando a criança percebe que seu professor não tem controle em sala de aula e que seus pais não adotam medidas disciplinadoras em casa, este perde o domínio sobre seus impulsos, com graves conseqüências para si e para os que estão à sua volta.

Antonio Carlos Ferreira

Prof. Esp. em Metodologia de Ensino

Mestrando UTIC - PY