A DINÂMICA DO PENSAMENTO NA VISÃO DO AUTOGERENCIAMENTO VIVENCIAL

O pensamento é um processo mental organizado que ocorre entre a apresentação de um estímulo e a emergência de uma resposta e quando expressado, ou seja, transformado em ato vivencial, determina nossa forma de ser e agir.

A organização do conteúdo do pensamento se dá por meio da lógica vivencial, que condiciona a maneira do nosso cérebro agir e dá realidade ao pensar, determinando a resposta a ser dada naquele momento vivencial. Por ser um sistema interativo, dinâmico e mutável, é o grande gestor dos nossos ciclos vivenciais, logo, responsável pelo nosso sincronismo conosco e com o universo.

O autogerenciamento vivencial entende que cada pensamento é um processo mental diferente, já que existe nele sempre um sentido, uma finalidade, uma ideia-força, uma lógica vivencial. Embora existam outras formas de interpretar o poder do pensamento, para o autogerenciamento vivencial, ele se restringe aos desejos em relação a si, onde é ator e paciente da sua ação.

A dinâmica do pensamento ocorre da seguinte maneira: O pensamento através da sua ideia-força, aquela que dirige o pensamento naquele contexto, compõe o conteúdo desse pensamento. Esse conteúdo fornece elementos para estruturar a lógica desse pensamento. A lógica determina a forma como a pessoa irá reagir àquela ideia-força, que, por sua vez, determina a dinâmica vivencial dessa ideia-força, ou seja, a forma como a pessoa irá expressar suas atitudes/comportamentos e sentimentos em relação a essa ideia-força.

Toda idéia-força tem um elemento instigador, aquele que te estimula a mudar, isto é, a força que te faz refletir, pensar a sua verdade. Esse elemento pode ser a própria pessoa, o outro ou a vida como um todo, tendo como componente motivador o desejo de mudar.

Sendo assim, uma ideia-força cujo elemento instigador é o medo, irá compor o conteúdo do pensamento focado no medo que por sua vez, constituirá a sua lógica vivencial focada no medo, dando-lhe realidade e determinando como a pessoa irá reagir e expressar o seu medo.

Cada pensamento traz em si a capacidade estruturar a sua lógica vivencial de acordo com suas metas, planos, desejos e vontades (ideia-força), dando os devidos significados e valores as suas ações e experiências.

Há pessoas que não dão a devida importância ao que estão pensando e validando em relação a si e a sua vida. Vivem então, uma irresponsabilidade vivencial, pois esquecem que o pensamento tem poder e que é através dele que constroem e validam o que desejam para si.

Abra o olho! Cuidado com o que está pensando e acreditando. Todo pensamento tornado real irá determinar uma ação que, por sua vez, moldará as suas atitudes, comportamentos e o seu equilíbrio vivencial. Aí está o grande perigo! Ao se aprisionar a um pensamento de conteúdo negativo, a sua vida girará em torno dessa dinâmica vivencial, ou seja, ao validar um pensar sobre doenças acabará se adoecendo, sobre tristeza acabará se entristecendo, sobre depressão acabará se deprimindo, etc. Criará ciclos vivenciais de acordo com o conteúdo de cada pensamento.

Para o autogerenciamento vivencial, não vivemos em função de traumas ou complexos e sim de acordo com os ciclos de pensamentos.

Os ciclos são formados de acordo com o seu conteúdo vivencial, sua ideia-força e são iniciados quando esse conteúdo é colocado em prática, ou melhor, transformado em ato. À medida que vamos refletindo sobre ele e acrescentando um novo conteúdo, esses ciclos se renovam e permitem com que cada pessoa mude o seu comportamento e a sua forma de ser.

Isso significa que cada ciclo do pensamento determina e é legitimado pelo seu conteúdo vivencial, que determina e é legitimado pela sua lógica vivencial, que, por sua vez, determina e é legitimada pela sua dinâmica vivencial.

A capacidade de mudança está diretamente relacionada com a autorreflexão. Quando nos fixamos em um pensamento, reprimimos nossa capacidade de autorreflexão e, consequentemente, não percebemos o mal que estamos nos fazendo. Graças a nossa obstinação, não mudamos.

Autorreflexão, a arte de repensar-se, consiste em se concentrar mentalmente sobre si mesmo, buscando despertar dúvidas sobre o seu pensar atual. Ela possibilita a cada pessoa questionar e modificar a sua forma de pensar e agir, transformando o conteúdo do pensamento através de um novo pensamento, provocando um novo pensar e agir, uma nova lógica vivencial, produzindo assim modificações nas atitudes e comportamentos, na dinâmica vivencial.

Para o autogerenciamento vivencial, além do desejo de mudar, só com a introdução de um novo conhecimento é possível alterar o ciclo do pensamento. A cada novo pensamento, uma nova ideia-força, um novo conteúdo, uma nova lógica e uma nova dinâmica vivencial; um novo ciclo de pensar e agir. O bloqueio ou a perda dessa capacidade renovadora é que aprisiona as pessoas ao passado, restringindo o seu olhar sobre a própria vida.

Preste atenção! Dentro de um mesmo ciclo um pensamento pode dá existência a outros pensamentos, dando a impressão que estamos mudando de ciclo, mas na verdade, só estamos, cada vez mais, nos aprisionando a ele, através de justificativas e explicações. Como uma roda-gigante, em relação ao espaço aéreo, estará em movimento, porém em relação ao eixo está presa. Girará, girará e não sairá do lugar.

Fique esperto! A mudança de ciclo de pensamento não é irreversível, só depende do desejo da pessoa.

Outro ponto interessante é que essa maneira de entender o poder do pensamento dá a cada pessoa a capacidade de transformar sua dinâmica de vida, apenas mudando o foco, o conteúdo do pensamento, não precisando esquecer ou consertar nada. Que bom!

Infelizmente, há pessoas que tem medo de ser e viver sua metamorfose vivencial. Usam as suas dificuldades vivenciais, inclusive as suas doenças, como desculpas para não mudar o seu ciclo de pensamento, principalmente aqueles que os fazem sofrer. Elas buscam na terapia compreensão e descarrego e não autotransformação. Nesta forma de pensar e agir estão se tornando alienados vivenciais.

Não podemos ignorar que existem acontecimentos na nossa vida que não depende só de nós, já que somo seres sociais e vivemos em sociedade onde existem o outro, regras, normas, limites e desejos opostos.

Acredite, são as suas escolhas vivenciais inadequadas que o aprisiona a uma vida de dor e sofrimento. Embora a vida lhe dê motivos para ser triste, graças ao bom Deus é você quem escolhe a vida que quer viver, apesar dos pesares, em termos vivenciais. Pare de acreditar que está preso a uma doença ou qualquer situação ruim.

Metamorfose Ambulante - Raul Seixas

Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Eu quero dizer
Agora, o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante..............

Drº Cláudio de Oliveira Lima – psicólogo

Email:
[email protected]
hotmail:
[email protected]
blog:
wwwnovaconsciencia.blogspot.com

A DÚVIDA

Oh! Deus

Eu

Navegante sem rumo

Não sei se sou

Imagem ou espelho

Vela ou velório

Na verdade

Não sei quem sou

Talvez um espírito

Em busca de ser

E nessa procura

Machuco-me

Com lágrimas de dor

Por não querer viver

Em metamorfose vivencial

Tão necessária

Para ser eu