Resumo

O presente artigo trata de mostrar a importância de uma Gestão Democrática trabalhar com dinamismo, na complexidade de uma gestão escolar. Evidenciando compreender a função da Gestão Democrática como dinâmica de socialização, integração e responsabilidade educacional institucional criando condições para o fortalecendo do cotidiano escolar. Propondo uma metodologia dinâmica e atuante onde visa identificar qual é a função de uma Gestão democrática, como deverá trabalhar, fortalecendo a integração escola/família/comunidade, elevando o desenvolvimento institucional de ensino e de vidas com estratégias pedagógicas educativas nas vivências escolares, como forma de estímulo à aprendizagem e a aproximação da família- escola, escola- família, valorizando as diversidades culturais.

 Palavras chaves: Gestão Escolar; Dinamismo; Gestor; Escola.

Abstract

The present article is to show the importance of a Democratic Administration to work with dynamism, complexity of managing a school. Demonstrating understanding the role of democratic management as dynamic socialization, integration and educational responsibility by creating institutional conditions for strengthening the school routine. Offering a dynamic and active approach which aims to identify what is the function of a Democratic administration, and should work, strengthening the integration school / family / community, bringing the institutional development of teaching and teaching strategies lives with educational experiences in school as a way to stimulate learning and family-school approach, schools and families, valuing cultural diversity.

INTRODUÇÃO

 

A socialização, a integração e manter  o bom funcionamento de uma instituição é a  função do gestor, em união com toda sua equipe chamada de equipe gestora.

 A Gestão Democrática deve trabalhar com o espaço bem organizado para a integração escolar, fazendo a escola se tornar especial. A equipe pedagógica, os funcionários e os alunos, com suas respectivas famílias. São essas pessoas que fazem a diferença na escola, trabalhando como um time, de forma integrada, articulada e planejada. Estimulando o professor,   junto com seus alunos, investir na construção coletiva das regras de conduta, definindo os direitos e os deveres que regularão o cotidiano em sala de aula e na escola.

Quando a sala de aula é “viva”, isto é, quando seu arranjo muda em função da tarefa, ela evidência uma distinta concepção do significado de aprender, um ato dinâmico, estimulante e instigante, do qual todos querem, podem e devem participar. A eficácia do ensino depende, em grande parte, de quanto às intervenções realizadas pelos educadores são compatíveis com o nível de dificuldade que os alunos enfrentam. Para verificar se a escola está cumprindo seu papel, é preciso avaliar a experiência que ela propícia, diretamente, a alunos, professores, funcionários, e, indiretamente, aos familiares de sua clientela e à própria comunidade em que se localiza. A avaliação constate, ou contínua, permite que um problema de aprendizagem seja prontamente percebido, de modo que podemos tomar rapidamente as providências necessárias para superá-lo.

Também, é dever da escola com uma gestão democrática, desenvolver o sentido da individualidade e da identidade do aluno por meio da participação no processo social, na assimilação cultural e no desenvolvimento de valores e atitudes. Hoje, a escola deve formar e capacitar os estudantes para aquisição de novas competências, em função de novos saberes que surgem e que exigem um novo tipo de profissional.

A escola deve promover uma educação universal, que provoque nos estudantes de todos os níveis e de todas as idades a motivação para aprender a disciplina do aprendizado permanente. A escola precisa ser aberta e acessível a todos que são altamente educadores e aos que por qualquer razão não tiveram acesso a uma educação avançada. E tem a responsabilidade de atender a um dos direitos sociais dos cidadãos. O acesso á educação de qualidade, empenhada em garantir o sucesso escolar dos alunos. Do ponto de vista institucional e legal, a escola pública se constitui no núcleo dos sistemas de ensino, determinado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional. Estabelecida no art.37 da Constituição Federal de 1998.

Além da busca por um ensino de qualidade a importância de uma gestão democrática para o desenvolvimento educacional institucional, se constitui em engajar a comunidade nos projetos. O empenho, a disciplina e a vontade de continuar no projeto é notável quanto os alunos envolvidos crescem dentro da escola, seja em notas, seja em atitudes. Na verdade, o atual contexto educacional almeja um profissional com outro perfil, diferente daquele apresentado em algumas salas de aulas.

(...) o trabalho educativo escolar demonstra que não basta ao professor ter conhecimento sobre a prática, é fundamental saber fazer. Uma verdadeira construção de competência profissional exige experiência e atuação aliada à reflexão sistemática. (Referenciais para Formação de Professores, 2000, p.63).

Assim, não conseguem construir a ponte entre aquilo que sabem e o que seus aprendentes sabem. Essa ponte é que mostrará aos alunos o prazer que o ensinante tem em ensinar e despertará neles o prazer de aprender, conforme fragmento abaixo:

(...) necessitamos recorrer principalmente a planos de prevenção nas escolas, batalhar para que o professor possa ensinar com prazer para por isso seu aluno possa aprender com prazer (FERNANDEZ, 2001, p.81). 

 Para os Gestores, as mudanças precisam ser construídas também a partir da postura de cada um, daí a possibilidade real e esperada da articulação entre o dito e o feito em seu universo de ensinagem. No entanto, o profissional não deve fazer parte do contexto do sujeito, já que ele está contido numa dinâmica familiar, escolar ou social da qual o profissional deve manter-se ciente do problema de aprendizagem, fazer a leitura e a intervenção no mesmo..

As escolas precisam ter medidas para que sejam estruturadas à corresponderem às necessidades dos educandos mais sensíveis.Traçando uma estratégia para a ressocialização desses sujeitos. Formando uma equipe multidisciplinar, que possa com um olhar contribuir na recuperação dos retidos na mesma série(ano) e/ou dos evadidos, colaborando com a formação dos professores e envolvidos.

O gestor em sua dinâmica escolar não deve  esquecer que a evasão é outro problema que leva à violência e também à reprovação. A escola deve observar que no Artigo 246 do Código Penal que trata do crime por abandono intelectual dos filhos, isto é, deixar de prover instrução primária às crianças em idade escolar sem justa causa. Ou seja, a escola deve ter uma preocupação  com estes alunos e, por isso, deve procurar orientar os pais de que lugar de criança é na escola, dentro da sala de aula, assistindo e aproveitando os ensinamentos transmitidos pelos professores.

Com a participação efetiva dos pais, fator importante para a diminuição da violência,  e o resgate dos valores também deverá ser  discutida na escola, sendo feita reuniões de pais, com palestras de resgate dos valores perdidos pela sociedade, e professores junto com a equipe diretiva, dia da família na escola e distribuição de um informativo firmando uma parceria maior com a família, procurando orientar os pais, assistindo e aproveitando os ensinamentos transmitidos pelos professores.

O gestor na sua visão deverá fomentar uma educação que estabeleça uma nova perspectiva de obtenção do conhecimento e de valores, para isso, buscará inserir na pedagogia dos professores que as aulas deverão ter a contextualização dos conteúdos com a realidade do aluno, o respeito à sua bagagem de conhecimentos e uma constante reflexão sobre suas vidas. Resgatando não só a auto-estima dos alunos, mas melhorando a vida deles, e consequentemente elevando o nome da escola.

O gestor, juntamente com a sua equipe da instituição, deve ter  empenho e tentar o resgate da dignidade dos profissionais e de toda comunidade escolar. Fundamentando a didático-pedagógica da escola, onde deverá ser  pautada nos princípios do construtivismo, sociointeracionista em que o aluno é acolhido com sua bagagem cultural, sendo considerado um agente transformador da sociedade por meio de sua postura e ações e das relações de todas as pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem.

 Uma Gestão Democrática deve promover o encontro de pessoas onde o saber é construído junto, em pequenos grupos ou em grandes grupos, valorizando tanto a teoria como a prática e considerando todos os envolvidos neste processo como sujeitos de aprendizagens /ou de aprendizes. Como afirma NOVÓA( 1996, p. 26). “A troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formados e de formado”.

Fortalecer o elo escolar, envolvendo tanto a equipe escolar como os pais, alunos e comunidade integralmente (afetivamente e intelectualmente) em atividades dinâmicas no processo coletivo do ensino-aprendizagem não deve ser, no entanto, subestimada discutir temas complexos, polêmicos e até estimular que sejam externados conflitos onde empeçam uma boa convivência para o ato de educar juntos em que os envolvidos se conheçam, relacionam-se diretamente, havendo ainda uma unidade de espírito e de ação. Perrenoud (2005), afirma que:

Para desenvolver a autonomia e a cidadania, a escola precisa de professores que sejam pessoas confiáveis, mediadores interculturais, coordenadores de uma comunidade educativa, fiadores da Lei, organizadores de uma pequena democracia, condutores culturais e finalmente intelectuais.(pág 23)

A Gestão Democrática deve ter em mente que equipes devem ser fonte de auxílio e que com seu apoio e dinâmica, poderá haver trocas de afetos de diversos encontros e até mesmo de desencontros.  Necessitando abordar os problemas de maneira multidisciplinar, reconhecendo que toda equipe de trabalho é também um espaço de relacionamentos.  

Uma Gestão Democrática vai se construindo aos poucos. Neste sentido, cresce a importância de serem definidos objetivos claros e de pactuar prioridades; cresce, também, a necessidade de planejar coletivamente o processo necessário a atingir os objetivos escolares aproveitando os talentos e experiências existentes nos grupos de trabalho.

É  necessário planejar coletivamente. É necessário recorrer mais a reuniões e discussões em grupo, as idéias conjuntas trabalhadas e melhor elaboradas se tornam a melhor idéia e, além disso, sabendo escutar, ouvindo com interesse, falando e se calando quando preciso for respeitando o outro e o momento do outro para que o trabalho flua de forma que a equipe escolar seja uma equipe vencedora, lutando pelo sucesso escolar, numa forma muito mais concreta e realizável do objetivo escolar. Como afirma EDNIR  e CECCON: ”A tarefa é desafiante. Diretores, coordenadores, supervisadores precisam alimentar própria alma para animar toda a escola “.( Pátio Ano X n° 39 ago/out 2006)

Ações inovadoras e exercícios de projetos pedagógicos são algumas formas de firmar parcerias com os segmentos institucionais que abrange a coletividade escolar. Formando um grupo unido e forte na busca do ideal, fundamentados com atitudes individualizadas e coletivas, dando importância e aceitando o momento e as mudanças. Mas sei também que, diante do muito ainda há muito a fazer, vale lembrar as palavras de Costa (2001, p.46) quando diz que:

“Não existe mais idade de formação. Qualquer profissional e, mais do que outros, nós educadores, devemos estar conscientes de que a idade de formação começa nos primeiros anos de vida e não termina nunca. Portanto é necessário que estejamos dispostos, se quisermos ensinar, a seguir aprendendo ao longo de toda a nossa vida.”

Lembrando que o Conteúdo constitui peça importante para a construção, onde os educandos passam a entende e a conviver com a sociedade global, agindo e interagindo. Que o gestor deverá criar condições para que haja espaços de discussões para a construção do Projeto Político, sendo analisados os resultados educacionais, sobretudo os de aprendizagem dos alunos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A escola com uma Gestão democrática, participativa trabalhando com amor e dedicação, deve se preocupar, acima de tudo, com a necessidade de atender o aluno de forma individual, com respeito às diferenças.

O resgate de valores é uma constante, pois para se atingir os objetivos educacionais é preciso primeiro resgatar valores, hábitos e atitudes.

Com o intuito de favorecer o desenvolvimento integral dos alunos, desenvolvendo as múltiplas habilidades e competências, a escola deve oferecer várias atividades, estes projetos ( coral, banda, teatro, dança, capoeira, xadrez, vôlei e handebol)) em  parcerias com a comunidade escolar , as Secretarias de Educação tanto a Estadual como a Municipal. Que devem ter destaque pelos resultados obtidos , com uma  equipe diretiva, tendo  ligação direta com a melhora da qualidade do ensino, sobretudo na diminuição da violência e vandalismo

A modalidade de organização assumida pela escola deve constar de seu projeto pedagógico a ser explicitada em seu regimento. A escola precisa planejar com cuidado os encontros dos professores e organizar espaços e horários que favoreçam a sua realização de forma a não prejudicar o atendimento aos alunos.

Nesse contexto, reorganizar o espaço escolar e garantindo a presença de materiais e recursos pedagógicos não são medidas que por si só, garantam mudanças na aprendizagem, mas pode estimular e facilitar o processo. É preciso organizar seus espaços de aprendizagem e otimizar o uso do tempo, facilitando a ocorrência do trabalho coletivo e propiciar condições para que todos se envolvam na discussão sobre o currículo, trabalhando com afeto e dedicação, pensando no outro como ser de transformação e dotado de inteligência.

 

REFERENCIAS

Caravantes, 2004, p. 139)

COSTA, Antonio Carlos Gomes da. O professor como educador: um resgate necessário e urgente. Salvador: Fundação Luís Eduardo Magalhães,2001.180p.

EDINIR, Madza. CECCON, Claudius. Alimentar a alma da escola. Revista Pátio AnoX nº 39 Agos/out 2006.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 1. ed. São Paulo:Moderna,2003. v.1.Ensaio.

_____________. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

PERRENOUD, Philippe. Escola e Cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. (trad. Fátima Murad). Porto Alegre: Artmed, 2005.Pág.23.

Modúlos do Progestão

Trabalho de conclusão do Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – Progestão da aluna Maria Madalena de Souza Borges.