A geobiosfera, como é chamada hoje, está intimamente ligada á história da Terra e é o resultado de um longo processo de desenvolvimento do mundo animal e vegetal.
OBJETIVO: A finalidade desta pesquisa consiste em fornecer uma visão geral e resumida das grandes relações ecológicas naturais que regem todos os grupos de orquídeas. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram utilizados métodos analíticos e comparativos feitos principalmente através de pesquisa bibliográfica e de observações empíricas básicas de algumas orquídeas, além da conexão de informações que se complementam entre a biologia e a geografia levando-nos a compreender que, devido a crescente isolação dos contentes, iniciada no fim da era mesozóica, assim como toda a flora da Terra, as orquídeas desenvolveram-se por diversos caminhos que as levaram á certas diferenciações na sua forma física e biológica, através de condições geográficas. Os mais importantes fatores ambientais e do habitat envolvidos na bioclassificação da flora orquidófila são ás relações de água e calor. Também a luminosidade nunca é um fator de limitação em mínimo, nem mesmo nos pólos, já que as longas noites polares coincidem com o período de descanso invernal das plantas. O fator água desempenha um papel seletivo consideravelmente grande na distribuição regional dessas orquídeas pelos diversos biomas climáticos e em suas fitofisionomias biogeográficas. RESULTADO: A interação de todos os fatores climáticos, biológicos e geográficos do meio ambiente com o caráter genético específico de cada orquídea é que vai determinar como esta há de crescer. CONCLUSÃO: A semelhança de qualquer organismo vivo, uma orquídea possui certa individualidade, determinada pela sua constituição genética, moldada pelo meio e desenvolvida pelas condições em que cresce: o tipo adequado de solo, a justa quantidade de água, a temperatura e o grau de luminosidade conveniente, elementos que fazem importante ligação entre a geografia e a biologia.


Thamyres Sabrina Gonçalves
Tel.: 322298023
E-mail: [email protected]

Referência:
Walter, Heinrich. Vegetação e Zonas Climáticas: Tratado de Ecologia Global.
Went, Frits W. As Plantas.
VIDA sexual das orquídeas. (fita de vídeo)
PAGOTTO, Teresa Cristina Stocco; SOUZA, Paulo Robson de. Biodiversidade do Complexo Aporé-Sucuriú: subsídios à conservação e ao manejo do Cerrado: área prioritária, MS. UFMG, 2006.
WILSON, Edward Osborne; PETER, Frances M. Biodiversidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
INSTITUTO TEOTÔNIO VILELA. Biodiversidade: a segurança da terra viva. Brasília, DF: ITV, 1999.