A Dignidade Humana Frente à Evolução Tecnológica

Nos dias atuais, os adventos da vida moderna resultam num certo comprometimento da privacidade, bem como da dignidade da pessoa humana. A saber, a evolução tecnológica trouxe consigo uma vasta gama de benefícios à humanidade, em contrapartida, gerou um fenômeno avassalador, o da vida alheia como espetáculo. O comportamento social vem se transformando de maneira tal que esse fenômeno torna-se inevitável, principalmente quando nos atemos às tecnologias da informação como meio de comunicação de massa, vindo a ser equiparadas à televisão, que surgiu no Brasil na década de 1950, com os Diários Associados de Assis Chateaubriand e com o Grupo Time Life, bem como e ao Cinema, carro-chefe da indústria cultural mundial.
Conforme a trama cinematográfica da vida de Truman, estando previsto nas cláusulas do Contrato entre as partes, no ar, a Exibição da vida alheia "24 horas". Através da Endemol, o Holandês John Demol, solidamente, fez do formato reality shows o sucesso que tanto se almejava pela audiência. Assim veio para o Brasil, a saber, Big Brother, A Casa dos Artistas, A Fazenda. O ser humano adquire cultura o tempo todo, o que exige preparo prévio, importante salientar que as bases educacionais junto ao discernimento constituem-se em pré-requisitos para diversão e entretenimento.

O consumismo junto à indústria cultural massificada proporciona mais intensidade na exposição da imagem através da televisão, nos reality shows, pela Internet, nas redes sociais que permeiam a vida humana na aldeia global, em que o fantástico é o que acontece on line para todo o mundo, de efeito instantâneo, efêmero. Fantasia e realidade se misturam magnanimamente. Ficaria muito bem em cinema, mas o poeta já deixou claro que "aqui é a vida real". No filme "O Show de Truman", constata-se a nítida exposição da imagem, bem como os reflexos psicológicos abrangentes sobre a vida do protagonista, a vida de sua família e a de seus amigos e telespectadores.

Desde que a exposição do próximo não se torne estimulante para as transgressões de comportamento no meio social, como a prática do Bullyng, por exemplo, a influência do Cinema e da TV no comportamento humano é fantástica quando consegue que os telespectadores desaprovem atitudes desumanas, como nas cenas de combate à violência e de alerta às drogas em Tropa de Elite I e II e O Clone, como no comportamento desumano do personagem Vinícius em Insensato Coração. Na rede caros amigos, Wilileaks, prepare-se para conhecer os bastidores como nunca, será?
O artigo 5º Caput da Constituição Federal trata dos direitos fundamentais à vida, liberdade e igualdade inerentes ao ser humano. Assim, maior relevância têm hoje os direitos fundamentais do ser humano, com a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. A Universidade Holística baseia-se nisso, zelar, promover o humanismo entre os homens, é a vida que está em jogo. McLuhan, teórico da comunicação de massa, afirma que o meio é a mensagem. É irrefutável que a televisão é propagadora da cultura de massa, mas há que se atentar aos fenômenos sociais que vieram à tona no século XXI enquanto fonte do que se veicula para atender à audiência. Então, quem nasceu primeiro? Responda se puder.
(PS: Eu Te Amo, o filme, assista três vezes, "vale a pena verde novo").
Como estruturar a velocidade do evolucionismo exacerbado senão pela preservação da condição humana, concretizados pelo controle social exercido através do poder estatal. A vida em família inserida nas bases educacionais para a prática da cidadania, os valores morais precisam ser resgatados, tendo em vista que o lucro financeiro, bem como o status, propostos pelo ideal norte-americano de vida perfeita em American Pie contraditam o direito de imagem, bem como a preservação da dignidade humana na sociedade contemporânea.