FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Jessica Aline da Silva Novaes

Professor Orientador: Lawton Benatti

A dificuldade das empresas em aplicar com eficiência a Gestão de Conhecimento

Tendo o seu objetivo claro e preciso, a Gestão de Conhecimento se enquadra em um tópico organizacional indispensável e facilitador de bons resultados empresariais. Ainda que suas vantagens oferecidas e características estejam na frente de quem quiser ver, a sua aplicação no ambiente das pequenas e grandes empresas apresenta dificuldades quando o assunto é notá-las. Mais difícil para umas do que para outras, pois conhecemos as diferenças entre ser pequeno e grande.

Um fato é que toda e qualquer empresa busca sempre o ápice de seu desempenho, não só organizacional como também financeiro. E para que isso seja possível, é necessário que se aplique as ferramentas e tecnologias de informação e comunicação que encontram-se disponíveis para os que adquirem o conhecimento.

Não é apenas interpretar as informações de cada organização e transformá-las em resultado. A Gestão de Conhecimento precisa ser gerenciada de maneira correta para que esta possa ser utilizada para importantes ações e na tomada de decisões.

Quando se trabalha em uma pequena empresa, quase nunca se nota se o que está sendo desenvolvido é algo gerencial ou o dia-a-dia, as dificuldades diárias estão apenas acontecendo. Numa empresa maior, este pensamento passa a ser visionário e cada área sabe do que precisa enxergar, onde está e onde pretende chegar.

Segundo Maximiano (2004) "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. As organizações atingem objetivos que seriam impossíveis ser atingidos se realizado por apenas uma pessoa".

Mas será que as organizações sabem mesmo gerenciar o seu Capital Intelectual? Um colaborador reconhecido trabalha com eficiência e dedicação, e se ao menos a metade soubesse o valor disso, a melhoria dos processos internos alavancaria o que é externo e traria resultados satisfatórios. 

O que vemos é uma salada mista de emoções, que torna o dia-a-dia empresarial corrido e estressante. É a busca pelo resultado, não importa como ele seja alcançado.

O uso correto da Gestão de Conhecimento eleva a organização no que diz respeito à vantagem competitiva, redução dos custos de produção e melhoria dos processos externos, embora seja apenas visível o que está fora desta bolha organizacional.

Referências Bibliográficas:

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração.6.ed.São Paulo: Atlas, 2004.