A DIFÍCIL BUSCA DO CRESCIMENTO

Rita de Cássia de Souza

O presente texto tem por finalidade abordar a necessidade de investimentos na formação dos jovens através das experiências de um adulto responsável e carismático. Formação esta que deve ser pautada em observação e reflexão, tendo como parte central a busca do crescimento espiritual, emocional, sentimental, e econômico, quanto um adulto possui estas características fica mais fácil servir de referência para um adolescente que esta passando para a vida adulta, ou seja, "jovem".
A sociedade da atualidade exige muito cedo dos jovens a responsabilidades que muitos não adquiriram no leito familiar, por quanta disso eles ao entrar na universidade ou no mercado de trabalho demoram um pouco mais para absorver as mudanças a sua volta, por conta disso os profissionais do mercado de trabalho e os da educação dessa nova geração tem procurado acompanhar mais de perto esses jovens, nessa perspectivas temos encontrando uma nova visão de mercado de trabalho e de educação, trabalho e educação como fonte de aprendizagem, onde o traço mais original é o deslocamento do enfoque individual para o social, para o político e para o ideológico, não havendo idade, nem tempo para aprender a aprender e se educar.
Para tanto, urge a necessidade de um adulto capaz de ser tutor, ou seja, um mediador entre a linha do tempo para esse jovem nesse novo mundo, onde o consumismo, a falta de responsabilidade, o envolvimento precoce com drogas e outras coisas têm colocado a vida desses em risco constante. Ser um mediador é fazer parte da vida diária, mesmo que de longe, saindo muitas vezes da situação de alienação recuperando seu papel como sujeito da história, de agente transformador da sociedade para ser capaz de fazer sua própria história e do outro que o observa, de aprender a aprender para fazer com que seu "pupilo" saibam aprender. Para isso, só existe um caminho: o desprendimento do individual para coletivo por meio da ação reflexiva constante de sua prática de transmitir respeito e amor. A formação desse jovem deve ser contínua e objetiva visando a construção de um conhecimento profissional coletivo, que capacite o jovem a refletir sobre a sua prática de vida atual e futura também:
Desenvolver um conhecimento profissional que lhe permita: avaliar a necessidade potencial e a qualidade da inovação educativa que deve ser introduzida constantemente nas instituições; desenvolver habilidades básicas no âmbito das estratégias de ensino em um contexto determinado, do planejamento, do diagnóstico e a avaliação; proporcionar competências para serem capazes de modificar as tarefas educativas continuamente em tentativas de adaptação à diversidade e ao contexto dos alunos; comprometer-se com o meio social. (Imbernón. 2002; p. 69).

A difícil tarefa dos adultos de envolver-se com os jovens, dando-lhes a mão para acompanhá-los na passagem, "sofrida, mas maravilhosa", em busca de dimensões mais amplas da existência chama-se desprendimento como já foi mencionado anteriormente, portanto, se é uma tarefa difícil, cabe, pois a sociedade envolver-se nessa caminhada que exige a busca do crescimento técnico, político e humano e que esteja preocupado em desenvolver um trabalho coletivo e, por conseqüência, em preparar melhor o jovem cidadão.

Para isso, faz-se necessário que o jovem reflita sobre sua prática de vida, de forma que a reflexão se torne um instrumento de desenvolvimento do pensamento na ação. Desta forma, os adultos reelaboram os saberes em confronto com suas experiências e práticas e as transmite de forma variada para os jovens que estão a sua volta, colaborando assim para que sua vida seja mais tranqüila possível nesse mundo tão complexo.

REFERÊNCIAS
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional ? Formar-se para a mudança e a incerteza. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.