Autor: Priscilla Maria Ferreira Cabral


Priscilla Maria Ferreira Cabral é natural de Manaus - Am, Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Univertário do Norte ''UNINORTE'' . Empresária e atuando na Região Norte do Brasil a mais de 8 anos com consultoria, suporte técnico, supervisão e execução de obras na construção civil.


A diferença entre o Design de interiores, o decorador de ambientes e o arquiteto.

O designer de interiores é uma arte muito antiga, desde quando a humanidade já se atentava para a ordenação dos ambientes internos. Naquela época a decoração de interiores, os acessórios, os móveis, os artigos em geral eram notáveis nas civilizações em todo o mundo, desde os tempos mais remotos até os dias atuais. Assim como o arquiteto, o designer segue vários estilos como Europeu, Gotico, Barroco, Classico, Contemporaneo dentre outros. Esses estilos dão vida aos ambienetes.


O designer de interiores mesmo tendo uma profissão qualificada de graduação de bacharelado ou tecnológico, agrega as atividades e o conhecimento de um decorador, mas nunca tendo o seu exercício e atividade técnica comparada ao arquiteto, normalmente ele entra na etapa final de uma obra, ou até mesmo podendo auxiliar um arquiteto na elaboração do projeto arquitetônico para que fique da melhor forma na hora de executar a decoração de ambiente dentro de uma edificação.


A função do designer de interiores agrega o conhecimento das normas técnicas de ergonomia, a reconstrução do espaço através da releitura do layout, da ampliação ou redução de espaços, dos efeitos cênicos e aplicações de tendências e novidades técnicas, do desenvolvimento de peças exclusivas dentre outros de menor impácto técnico como a criação de objetos, utilizando alguns acessórios dando alegria, facécia, força, imponencia, altivez, sabedoria, divertimento, tranquilidade e harmonia, mais é primordial, alguns fatores práticos a serem visto como acessibilidade, iluminação, acústica, conforto térmico, entre outros.


A arte do decorador ou designer é como moda, é preciso está atento as tendências. Como todo o profissional seja ele na área que se atua, é preciso sempre está se reciclando, então para que isso aconteça, nada melhor do que o mundo virtual ou pegar um simples objeto e transformar criando algo. Ao ser usado o termo como referência de arquiteto sendo um decorador se faz tão somente por causa do status e glamour, mas é totalmente ilegal, sujeito a penalidades para quem exerce ou contrata o profissional não legalmente habilitado.


Para ser um decorador não é preciso ter um curso técinco, podendo este curso ser apenas como qualifição profissional de curta duração. Qualquer pessoa é capaz de melhorar trazendo alegria e vida a qualquer ambiente, pessoas estas sendo conhecidas como autodidatas, mesmo não tendo um bom suporte de conhecimento técnico. Contudo, conseguem compreender e trazer para um espaço a beleza, lembrando que o decorador pode escolher acessorios, como: moveis, almofadas ou ate mesmo cor, mesmo estas atribuições citadas serem do designer de interiores.


O bacharel do curso de arquitetura permite que atue em várias áreas como: estudo e planejamento de projetos, execução de desenho técnico, elaboração de orçamento, padronização, mensuração e controle de qualidade, execução de obra e serviços técnicos. O trabalho do arquitetura na construção civil se inicia a partir do momento em que se escolhe o terreno para a construção, ou seja, a implantação de seu projeto; com parecer sobre localização, legislações idílicas e urbanas, aspectos ambientais e topográficos.


Reforço a orientação mesmo para as pessoas que já tem o costume de tocar obras sem amparo e staff técnico que após ser elaborado um projeto arquitetônico, durante e após a execução de uma obra, toda alteração estrutural do ambiente precisa passar por um profissional de arquitetura ou engenharia civil. Os arquitetos tem amparo regulamentado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Sendo assim, seus trabalhos são acompanhados por um documento chamado Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) onde constam os dados do projeto e/ou obra e as devidas atribuições do contratado. Sua formação então abrange conhecimentos em projetos em geral como os projetos de paisagismo e urbanismo, à avaliação do terreno para a implantação do projeto, passando por detalhamento de interiores, até o gerenciamento da obra. O arquiteto trata da concepção da obra, residencial ou comercial, total ou parcial, das reformas e restaurações, internas e externas, incluindo aberturas, fechamentos, colunas, vigas, escadas e tudo que tenha haver com a relação entre os espaços, sua destinação e usos. Após a intervenção do arquiteto, vem o design de interiores e, por fim, a decoração.

Priscilla Cabral
CAU-1028154
Email [email protected]
Contato 92 9 9149-7011