JACIARA FERREIRA,
MARIA DA CONCEIÇÃO

RESUMO

Esse artigo apresentara ideologias relacionada a diferença da linguagem do latim vulgar e não vulgar. Tudo isso se remete a forma culta e a coloquial que há na linguagem latina, sobre tudo se tratando da divisão de classe e do poder político que existia nesse período. Alem de conflitos relacionados a tomada de poder de Roma sobre Grécia que deram seguimento a origem da língua latina e seus parâmetros, no qual, determinados povos de baixa classe não tinham acesso a gramática da língua latina, puseram em forma oral o surgimento do latim vulgar.

Palavras chaves: Linguagem. Vulgar. Ideologias.

1. INTRODUÇÃO


No decorrer da historia da língua latina é possível perceber que a literatura latina em sua essência teve como fundamento todo um contexto histórico sociológico e processual, mediante a interesses políticos e a grande disputa de poder socioeconômico que existe na história da construção da norma culta e não culta dessa época.
Além disso, percebe-se que nesse período de conflitos imediatos, a literatura latina, também ficou conhecida por literatura clássica e neoclássica, mediante a confrontos da luta pelo poder entre Roma e Grécia.
No começo do surgimento dessa língua que foi motivo até de guerras pelo poder, o que tinha como existência era o latim. No decorrer disso, houve modificações. Portanto, se tornou em instrumento literário.
Pois, o ponto crucial desse assunto foi tentar passar cada aspecto, no qual, pode-se haver essa distinção, no que diz respeito ao aspecto vulgar e o não vulgar, em outras palavras, o latim clássico e o latim vulgar.
A partir disso, surgem divisórias distanciam esses dois latins; uma caracterizada por ser uma linguagem voltada a escrita, e ai percebemos que o latim clássico se encaixa nesse padrão, pois é possível perceber em obras de escritores latinos.
Por outro lado, houvera conflito de uma classe alta para uma baixa, que demonstrou uma língua artificial, ou seja, que não cabia recursos de estudo, que o povo mediante as suas condições, dava ênfase a esse tipo de linguagem
A partir disso, as diferenças existentes no que diz respeito á oralidade e a gramática latina nota-se que os seguimentos dessa diferença esta ligada entre a oralidade e a escrita.
Levando em conta que há uma tradição literária que tem sua origem em Roma no século III a.C; e que, portanto, surgem diversos autores como Lívio Andronico, Cneu, Nevio e tantos outros.
A literatura latina que apresentava esses autores que tinham o poder também ficou conhecida com período de ouro. Nesse período, Cícero foi ovacionado pelas suas obras, que tinha como fundamento de posse, a urbanista.
Com tudo isso, temos também o surgimento dos artistas de prova e do verso, ou seja, pessoas que tinham o poder da expressam literária, em termos de informação ao leitor.
Esse artigo tem como objetivo leva ao leitor as informações relevantes que possam aguçar o interesse na historia da origem da língua portuguesa, o latim que ao passar dos anos vem taxado como língua morta.
Mediante a essa discussão relacionada a esses termos que implicam na formação da língua portuguesa será possível estudar as diferenças que se encontram no latim vulgar e não vulgar.