A DIDÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE E OS DESAFIOS METODOLÓGICOS E CIENTÍFICOS NO SISTEMA EDUCACIOANAL BRASILEIRO

Antonio José Pereira do Nascimento 

RESUMO

Diante das inovações científicas e tecnologias, tendo em vista o alto índice de inserção de educandos nas escolas públicas em todo país, percebe-se que o sistema de ensino brasileiro, sobretudo no que se refere aos procedimentos metodológicos, necessita de uma reestruturação conjuntural curricular, bem como de aprimoramento da prática educativa do profissional da educação; sendo pertinente uma análise no que tange os conceitos didático-metodológicos hora exercidos na práxis pedagógica dos docentes. Vale ressaltar que a situação na qual se encontra o comprometimento da qualidade da educação no Brasil, exige uma reforma em caráter de urgência, visando adequá-la ao mundo pós-moderno, focada numa postura pedagógica e profissional condizente ao momento, e principalmente, reorganizando o que melhor convier à educação, dando ênfase à evolução dos princípios fundamentais da sociedade, cumprindo assim sua função transformadora e idealizadora de conhecimentos científico, filosóficos e tecnológicos, centrando-se em ações concretas e resultados satisfatórios que contemple todas as dimensões de ensino.

Palavras Chaves: Prática Pedagógica. PCN. Interdisciplinaridade e Transversalidade.

Mestrando em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade pela Faculdade do Norte do Paraná e professor de carreira da rede pública de ensino. Website: www.professorantoniojose.com.br E-mail: www.professorantoniojose.com.br E-mail: www.professorantoniojose.com.br E-mail: www.professorantoniojose.com.br E-mail: [email protected].

Introdução

O processo educacional sempre foi alvo de constantes discussões e apontamentos que motivaram sua evolução em vários aspectos, principalmente no que tange a condução de metodologias de ensino por nossos educadores e a valorização do contexto escolar formador para nossos alunos. Nesse aspecto GADOTTI (2000:4), pesquisador desse processo afirma que, enraizada na sociedade de classes escravista da Idade Antiga, destinada a uma pequena minoria, a educação tradicional iniciou seu declínio já no movimento renascentista, mas ela sobrevive até hoje, apesar da extensão média da escolaridade trazida pela educação burguesa. A educação nova, que surge de forma mais clara a partir da obra de Rousseau, desenvolveu-se nesses últimos dois séculos e trouxe consigo numerosas conquistas, sobretudo no campo das ciências da educação e das metodologias de ensino. O conceito de “aprender fazendo” de John Dewey e as técnicas Freinet, por exemplo, são aquisições definitivas na história da pedagogia. Tanto a concepção tradicional de educação quanto a nova, amplamente consolidadas, terão um lugar garantido na educação do futuro. (GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação, 2000)

Diante de inúmeras transformações sociais, onde informações e descobertas acontecem em frações de segundo, o processo de desenvolvimento da escola entra na pauta como um dos mais importantes aspectos a serem discutidos neste processo, pois é nela que são promovidas as mais importantes formulações teóricas sobre o desenvolvimento cultural e social de todas as nações, dessa forma, a pesquisa educacional acaba tomando um lugar central na busca de perspectivas que possibilitem uma nova prática educacional, envolvendo principalmente os agentes que conduzem o ambiente escolar, transformando o ensino em parte integrante ou principal na motivação dessas transformações.

Com as constantes modificações sofridas por nossa sociedade ao longo do tempo, dentre elas o desenvolvimento de tecnologias e o aprimoramento do modo de pensar menos autoritário e senão regrado, os agentes educacionais e a escola de uma maneira geral, 22vêm vivenciando um processo de mudança que tem refletido principalmente nas ações de seus alunos e na materialização destas no contexto escolar, fato que tem se tornado ponto de dificuldade e insegurança entre professores e agentes escolares de forma geral, configurando de certa forma o comprometimento do processo ensino-aprendizagem. GADOTTI, afirma que, neste começo de um novo milênio, a educação apresenta- se numa dupla encruzilhada: de um lado, o desempenho do sistema escolar não tem dado conta da universalização da educação básica de qualidade; de outro, as novas matrizes teóricas não apresentam ainda a consistência global necessária para indicar caminhos realmente seguros numa época de profundas e rápidas transformações. (GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação, 2000)

Prática Pedagógica na Atualidade

A escola contemporânea sofre com o desenvolvimento acelerado que ocorre a sua volta, onde as informações são atualizadas em frações de segundos, ocasionando de certa forma, o desgaste e o comprometimento das ações voltadas para o aprimoramento do ensino, fazendo com que a sala de aula se torne um ambiente de pouca relevância para a consolidação do conhecimento, tornando a vivência social o requisito primordial para a busca de aprendizado, sobre a referida escola, AMÉLIA HAMZE (2004:1) afirma em seu artigo “O Professor e o Mundo Contemporâneo”, que como educadores não devemos identificar o termo informação como conhecimento, pois, embora andem juntos, não são palavras sinônimas. Informações são fatos, expressão, opinião, que chegam as pessoas por ilimitados meios sem que se saibam os efeitos que acarretam. Conhecimento é a compreensão da procedência da informação, da sua dinâmica própria, e das consequências que dela advém, exigindo para isso certo grau de racionalidade devido a sua complexidade em dados momentos. A apropriação do conhecimento, é feita através da construção de conceitos, que possibilitam a leitura crítica da informação, processo necessário para absorção da liberdade e autonomia mental. (HAMZE, A. O professor e o mundo contemporâneo, 2004)

GADOTTI (2000:8), afirma que seja qual for à perspectiva que a educação contemporânea tomar, uma educação voltada para o futuro será sempre uma educação contestadora, que busca incessantemente superar os limites impostos pelo Estado e pelo mercado; portanto, uma educação muito mais voltada para a transformação social do que para a transmissão cultural.

Dessa Forma, a prática pedagógica dos agentes educacionais no momento atual, bem como a condução do processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea, precisa ter como primícias a necessidade de uma reformulação pedagógica que priorize uma prática formadora para o desenvolvimento, onde a escola deixe de ser vista como uma obrigação a ser cumprida pelo aluno, e se torne uma fonte de efetivação de seu conhecimento intelectual que o motivará a participar do processo de desenvolvimento social, não como mero receptor de informações, mas como idealizador de práticas que favoreçam esse processo.

[...]