A Didática dinamizada e informatizada na Educação a Distancia: o fazer docente na EAD.

Sonia Maria Costa da Silva

Pedagoga-Gestão Escolar

Psicopedagoga Institucional-Consultoria Institucional

Docência Superior

[email protected]

Introdução

Sabe-se que a educação de uma nação segue os fatos político-sociais e econômicos de seu país. Seguindo esse conceito percebe-se que a responsabilidade dos profissionais de Educação é muito grande. Logo, as pessoas envolvidas nesse procedimento devem contribuir para o desenvolvimento do processo de transformação, sobretudo pelas tecnologias da comunicação e da informação. Por mais ínfima que possa parecer à colaboração dos profissionais, é importante, pois uma das principais mudanças da educação atual é sobre o saber docente, a relação deste com os seus aprendizes e sobre a aprendizagem colaborativa, levando a formação de uma inteligência coletiva a outros vem crescendo muito rápido. O docente é peça principal nessa mutação. O professor por meio de seus saberes, e da sua capacidade de multiplicar o conhecimento com competência, precisa estar habilitado para enfrentar esse novo desafio que a sociedade digital lhe confere. No mundo atual os acontecimentos tomam uma dimensão dinâmica com rapidez. O progresso está em todas as áreas do conhecimento e as novas descobertas tecnológicas a cada minuto se aperfeiçoam gerando praticidade a sociedade. Especificamente a área da comunicação vem sofrendo um avanço com certa ferocidade. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) surgem a todo o momento. Cabe a nós transformar essas informações em conhecimento. Sendo assim, devemos estar preparados para filtrar e selecionar esses dados de que necessitamos para viver informatizadamente. Os docentes devem se habilitar e capacitar para a transmissão de conhecimentos em um intercâmbio virtual com os discentes acompanhando as modificações tecnológicas. A linguagem dos professores e alunos deve ser a mesma, pois, nem sempre podemos contar com auxilio de colaboradores em sala de aula ou continuar no tradicionalismo ignorando o avanço tecnológico. Os educadores operam através da troca de informações sejam nas escolas, universidades, ong’s ou nas empresas e precisam desconstruir os paradigmas existentes e buscar a competência para ensinar na era da globalização. A modernização desses professores se faz necessária, sobretudo pelo fato de ser ele o propagador do conhecimento acadêmico. Mas, ainda se encontram alguns profissionais da Educação com certa resistência ao novo, interpretando a Educação a Distancia (EAD), como um empecilho na sua profissão. Com isso, não demonstram interesse em realizar cursos de aperfeiçoamento para uma didática virtualmente dinâmica e informatizada, se tornando um professor retrógrado, perdendo a oportunidade de se atualizar para uma vida profissional acompanhando a tecnologia da informação e da comunicação.

Palavras-chave: Capacitação docente, Didática dinamizada, Educação à Distância.

Capacitação Docente

Sabemos que os docentes necessitam se adequar dos recursos da informática, sob a conjetura de que estas serão ferramentas para promover uma boa práxis pedagógica e para transferir as informações ampliadas e dinamizadas para uma excelente tutoria e monitoria na Educação a Distancia.

O professor contemporâneo deve se capacitar e habilitar da informatização, pois, a Educação a Distancia (EAD) é uma vertente que cresce a cada dia na área da Educação. Essa capacidade de transformação decorre da “... amplitude da mudança, uma vez que na educação à distância, o fazer docente, é bastante diferente daquele praticado na modalidade presencial.” (Herrlein 2004)

Os profissionais tradicionais são bastante resistentes, pois, vivenciaram a era da profissão docente valorizada e conceituada na sociedade e presenciaram a sua desvalorização. Para esses profissionais a vivencia é o suficiente e, por esses motivos, concebem não necessitar de uma capacitação. Mas, o medo do “novo”, da modernidade causa insegurança. Na era da tecnologia os professores sempre terão muito a contribuir, principalmente nos processos de inclusão digital e da expansão da educação para além das fronteiras da sala de aula à qual estavam acostumados. A bagagem profissional desses docentes se reciclada e atualizada, poderá ser muito útil no processo de romper as barreiras do analfabetismo, e de oferta de educação para as classes menos favorecidas. Para Moran (2003),

“Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, desmotivamo-nos continuamente. Tanto professores como aluno temos a clara sensação de que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas. Mas para onde mudar? Como ensinar e aprender em uma sociedade mais interconectada?”.

Os estímulos e desafios deverão ser norteadores da busca da capacitação contínua, e do afastamento do medo das novidades tecnológicas. O melhor é pensar que nós dominamos a tecnologia, e não a tecnologia que nos domina. Todo o individuo tem o dever de buscar a capacidade de utilizar a tecnologia em seu próprio benefício e da educação.

A velocidade das informações nos confere que esse processo seja imediato, havendo um planejamento estratégico possibilitando grande alcance e qualidade da habilitação dos docentes. O MEC e o Poder Público, Estaduais e Municipais deveriam estimular a pesquisa nas Universidades e o desenvolvimento de produtos nesse campo de conhecimento, pois a abrangência da EAD transcende o universo da educação escolar, e a sua aplicabilidade no universo da Educação Corporativa. As corporações são entidades que possuem papel de suma seriedade no processo do desenvolvimento do conhecimento humano. Possibilitando e contribuindo com esse papel social.

Sendo assim, a formação de professores deve ser valorizada nos aspectos quantitativos e qualitativos desse novo fazer docente. Conscientes de que a nova arquitetura educativa abrange uma mutação radical no processo ensino-aprendizagem a capacitação desses profissionais deve abordar os processos tecnológicos de mediações, os aspectos técnicos, ideológicos, didáticos, sociais e econômicos para haver um processo ensino-aprendizagem transformador. O futuro já é o hoje! O tempo não passa rápido, ele voa!

Didática Dinamizada

“no futuro haverá algumas contradições entre cidadania planetária identidade local, entre liberdades e desigualdades, entre tecnologia e humanismo, entre racionalidade e fanatismo, entre individualismo e cultura de massa, e entre democracia e totalitarismo.” Perrenoud (2004)

Os educadores precisam vencer a resistência e o medo, se capacitar o quanto antes para atuarem como multiplicadores. O docente contemporâneo deve ser seguro de seus conhecimentos, mediador intercultural, mediador de uma comunidade educativa que se transforma a cada dia, deve ter a garantia da lei, ser dinâmico, e com relação ao saber docente, organizar uma pedagogia construtivista; com uma didática dinamizada e informatizada, o educador é um criador de situações de aprendizagem, e regulador dos processos de formação. Para Belloni (2001), “os professores necessitam desenvolver suas competências em quatro grandes áreas: cultura técnica, competências de comunicação, capacidade de trabalhar com método e capacidade de capitalizar”, e assim, apresentar seus saberes e experiências de modo dinâmico possibilitando os discentes uma boa aprendizagem, ao mesmo tempo adaptar às suas necessidades, o saber dos outros.

Na Educação à Distância (EAD), as evoluções são constantes e são classificadas em fases, para cada fase é grifado alguns aspectos nos docentes. Verificam-se em EAD dois perfis: o primeiro é auto-instrucional voltado para acatar as exigências da sociedade industrial, O segundo é mais colaborativo ou sócio-interacionista, volvido para atender às exigências da sociedade da informação. O perfil auto-instrucional determina que o educador conheça as redes informatizadas, os recursos de comunicação mediatizados por computador, a confecção do material didático em forma eletrônica e de técnicas de interação, seja por modos síncronos ou assíncronos. Para acatar o perfil colaborativo precisam-se dos profissionais especializados com os desenhistas instrucionais, tutores e conteudistas.

O perfil sócio-interacionista solicita um profissional que saiba conduzir e valorizar o trabalho em equipe, da aprendizagem colaborativa e da interatividade. Na EAD os profissionais necessitam serem especializados em animação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativas, dinâmicos e interativos nas suas atividades. O professor assume a função de docente mobilizador da aprendizagem. Kenski (2003), diz que “o professor que deseja melhorar suas competências profissionais e metodologias de ensino, além da própria reflexão e atualização sobre o conteúdo da matéria ensinada, precisa estar em estado permanente de aprendizagem”. E isto deve ser o ponto de partida para a capacitação permanente dos professores. O profissional deve procurar a capacitação gerada pelo dinamismo do mundo atual, das inovações tecnológicas e de novas filosofias e metodologias de ensino. Na EAD a metodologia usada deve ser com:

Encontros presenciais com trocas de experiências e informações;

Debate em pequenos e grandes grupos;

Uso de recursos audiovisuais;

Dinâmicas de grupo;

Chat;

Tutoria on-line;

Atividades promovendo a pesquisa.

O professor moderno deve buscar o preparado para ensinar num mundo globalizado, interligado em redes, manipular diversos tipos de suportes midiáticos, sempre tendo em mente o objetivo desejado que seja ensinar e praticar o uso das novas tecnologias e preparar a aula de sua área utilizando-se desses novos recursos. A globalização facilitou a utilização de tecnologias estrangeiras, sendo assim, o profissional deve dominar o inglês e o espanhol.

O profissional da EAD precisa ter facilidade de comunicação, dinamismo, liderança, iniciativa e desenvolvimento da imaginação criadora. Se o docente não tiver criatividade e espontaneidade não conseguirá um vínculo e relacionamento para transmitir o conhecimento.

A capacidade para atuar como mediador e conhecer a realidade de seus alunos em todas as dimensões (pessoal, social, familiar e escolar) é de fundamental importância para que, de algum modo ele ofereça possibilidades permanente de diálogo, sabendo ouvir, sendo empático e mantendo uma atitude de cooperação e possa oferecer experiências de melhoria de qualidade de vida, de participação, de tomada de consciência e de elaboração dos próprios projetos de vida. (Souza 2004).

As atribuições para um Tutor presencial e a Distancia são as seguintes:

•Participar das atividades de capacitação e de avaliação, promovidas pelas Coordenações.

•Estabelecer os horários de atendimento presencial ou à distância, junto às coordenações, e cumpri-los com pontualidade e assiduidade.

•Participar da construção do modelo de atendimento tutorial, proposto pela Coordenação de Tutoria.

•Realizar as atividades previstas no planejamento da tutoria;

•Acompanhar a freqüência dos alunos às atividades de tutoria desenvolvidas,

•Estimular o aluno a buscar a construção de uma metodologia própria de estudo, no sentido de ajudá-lo a adquirir autonomia;

•Orientar os alunos nos encontros presenciais e on-line;

•Estimular o aluno a buscar fontes de informação virtuais,

•Manter contato com os alunos ausentes a tutoria, através do e-mail estimulando- os;

•Elaborar um relatório mensal;

•Participar da aplicação das avaliações presenciais;

•Participar da correção das Avaliações a Distância (AD), quando solicitado.

O docente da EAD deve ter sempre uma metodologia dinâmica e informatizada para que possa ter seus alunos cada vez mais estimulados e motivados a construir o seu conhecimento usando a Tecnologia da Informação e Comunicação. E para isso, a capacitação continuada e criativa é essencial na sua atuação na Educação a Distancia.

Educação a Distancia

“A educação a distância é uma modalidade de ensino que, paradoxalmente, por prescindir da relação face-a-face, exige um processo de interlocução permanente e próprio. Na educação à distância, o aluno não vai estar fisicamente presente em todos os momentos da relação ideológica. Mas apesar da distância física, não pode deixar de existir o diálogo permanente. O material didático é o instrumento para esse diálogo.” (NEDER, 2003)

A Educação a Distancia (EAD) em ambientes virtuais permite romper com as distancias espaço-temporais viabilizando a interatividade, recursividade, múltiplas interferências, conexões e trajetórias. A multimídia e a hipermídia são usadas como veículos de transmissão de informação ou instrução, isto é, são usadas como plataforma para discentes representarem seus próprios significados. Com isso, o uso dessas ferramentas se torna construtivista da tecnologia e fornece uma construção humana de definição procurando um sentido ao seu mundo, como seres observadores e intérpretes naturais do mundo físico.

Na EAD, os docentes, ao contrário da educação presencial, normalmente são de diversos tipos, desempenhando um papel de suporte e orientação da aprendizagem e encontrando mais problemas de avaliação. A educação á distância demanda processos e difusão dos cursos, exigindo menos docentes e mais profissionais administrativos. As tecnologias do mundo atual entraram no campo da educação com uma força tal, que se tornou parte integrante desse campo, sendo um processo irreversível. Por isso, todos os docentes necessitam de preparação para dominar os meios tecnológicos de computação. O uso de ferramentas virtuais no processo ensino-aprendizagem na EAD é para promover a aprendizagem construtiva e estimular os estudantes virtuais a buscar uma iniciativa na aquisição de conhecimentos. O planejamento, a descrição, execução e reflexão são partes do ciclo interativo do aprender e o docente deve estar ciente e pronto para uma práxis pedagógica virtual e presencial, sendo um Tutor em EAD. As competências necessárias aos Tutores presenciais e a distancia são:

Interesse pela Educação a Distância.

Formação mínima, em nível de Graduação, compatível com a área de conhecimento em que a tutoria será desenvolvida.

Conhecimento do projeto político - pedagógico do curso e do material didático da disciplina, de forma a dominar o conteúdo específico da área.

Familiaridade com os recursos multimídia, para estimular o aluno a criar o hábito da pesquisa bibliográfica e da utilização dos recursos multimídia.

Disponibilidade para a interação mediada com os alunos, atendendo às consultas dos mesmos seguindo o modelo de tutoria estabelecido.

Orientar os alunos a respeito da utilização dos recursos para a aprendizagem, tais como textos, material em web, cd rom, fitas de vídeo, atividades práticas de pesquisa bibliográfica, entre outros.

Observação de critérios éticos que permitam estabelecer uma perspectiva relacional positiva com os alunos e com os demais colegas de trabalho, a fim estimular a criação de um ambiente que favoreça o processo de aprendizagem de todos.

Preparar um sistema de Educação à Distância (EAD) que derive em uma prática pedagógica inclusiva e de qualidade acadêmica é uma empreitada complexa, que depende de competência técnica e vontade política. A partir da decisão política de montar um sistema de educação à distância até os primeiros resultados, transcorrem anos e é despendida uma estimável soma de recursos financeiros, para montar um sistema consistente de EAD, há precisão de uma série de condições, sem as quais o processo não é eficaz.

O aparecimento dos meios digitais tem revolucionado o método "tradicional" pedagógico. Tais mudanças vêm sendo dirigidas com cautela, a fim de não abandonar um modelo consolidado, sem alcançar com segurança outro novo, mais pautado na utilização de tecnologias da informação e comunicação. É necessário analisar detalhadamente a questão do modelo tecnológico na construção de um sistema de EAD e, é fundamental entender que um sistema de educação a distância é, de fato, um sistema. Um sistema complexo!

O Ensino a Distancia está revolucionando a Educação no Brasil, pois, vem possibilitando milhares de pessoas a concluírem seus estudos ou aperfeiçoando seus conhecimentos de uma maneira prática, onde a pessoa escolhe onde irá estudar e quando. E o melhor de tudo estimulando e modificando o aluno a construir sua própria historia.

Conclusão

A Gestão do Conhecimento vai muito além do investimento em tecnologia ou gerenciamento da inovação, nas organizações passa necessariamente pela compreensão das características e demandas do ambiente competitivo e pelo entendimento das necessidades individuais e coletivas associadas aos processos de criação e aprendizado. Considerando que a sociedade do conhecimento é o novo motor da economia e se transformou no principal fator de produção, caracterizado por ter como um dos seus elementos centrais o processo de gestão do conhecimento, ou seja, a capacidade de produzir, armazenar, processar, recuperar e disseminar informações e conhecimentos.

A nova tarefa de transformador do conhecimento em um espaço de tempo determinado aos docentes é mais um desafio a que esta classe profissional é submetida. Embora esse trabalho seja árduo, ele é motivador, e fascinante. Porém para que ele seja resolvido a contento, faz-se necessário estimular os professores. E esse estímulo não é apenas pelo lado das pequenas vantagens pecuniárias, fruto dos planos de carreira. É preciso proporcionar os meios adequados, possibilitar ao professor o acesso à tecnologia na escola e em casa, sendo esta a baixo custo, o tempo necessário para a aquisição das novas competências, a valorização do professor, pela nobre profissão que exerce, e, sobretudo a remuneração condigna, de modo que ele não precise trabalhar em diversos locais durante o dia, e com isso lhe sobre mais tempo para a pesquisa e para o aprimoramento dos seus conhecimentos. Foi visto que com boa vontade, com o espírito compartilhador de conhecimentos e com a atenção devida pelos dirigentes da Educação no país, podemos capacitar nossos docentes e contar com eles como multiplicadores na disseminação dos conhecimentos. Vimos também que a educação a distância pela sua abrangência é a modalidade que permite em um curto espaço de tempo, levar o conhecimento, a milhares de necessitados, e vimos ainda que seja necessário que exista qualidade na disseminação desses novos conhecimentos.

Portanto, o maior investimento que o ser humano deve perpetrar é em si mesmo, pois, através da sua inteligência o individuo consegue inventar a tecnologia. Como grupos de disseminadores estão os professores com sua grandeza do fazer docente. E por serem profissionais incansáveis do processo ensino-aprendizagem merecem todo o respeito e valorização profissional. E com isso, ocupar seu espaço na Educação a Distancia como Tutores e ou Monitores, auxiliando mais e mais aqueles que procuram essa vertente da Educação, que é a EAD para serem indivíduos responsáveis e construtores de sua própria historia.

BIBLIOGRÁFIAS

ALESSANDRINI, C. D. O Desenvolvimento de Competências e a Participação Pessoal na Construção de um Novo Modelo Educacional. In: Perrenoud, P. et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ALONSO, K. M. Novas Tecnologias e Formação de Professores: um intento de compreensão.In: Preti, O. (org) Educação a Distância construindo significados. Brasília: Plano, 2000.

AZEVEDO, W. Capacitação de Recursos Humanos para Educação a Distância. Disponível em http://www.aquifolium.com.br/educacional/artigos/crub.html. Acesso em 31/08/2004.

BELLONI, M. L. Educação a Distância. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

BIAGIOTTI, L. C. M. A Utilização da Modalidade de Ensino à Distância nos Cursos do Sistema de Ensino Naval: Facilidades, Dificuldades e Alternativas. In:CREAD – Congresso de Educação a Distância Mercosul 2003, Florianópolis. Anais do VII Congresso de Educação a Distância – Mercosul 2003. Florianópolis: SENAI/CTAI, 2003, p.36-40.

HERRLEIN, M. B. P. et al. Capacitação Docente em EAD como implantação de uma Cultura Virtual. Disponível em http://www.pesquisa.ead.pucrs.br/artigos/publicados/2001/Aveiro. Acesso em 31/08/2004.

KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas: Papirus, 2003.

MAGGIO, M. O Tutor na educação a Distancia. In: Litwin, E. (org) Educação a Distancia. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MEDINA, S. G. P. Jogos Corporativos: uma metáfora organizacional. In: Mundim, A. P. F.; Ricardo, E. J. Educação Corporativa: fundamentos e práticas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas. In: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 6.ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

CANDAU, Vera Maria. (org.). A Didática em Questão, Petrópolis: Vozes, 1984.

COLL, C. S. Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

DEMO, Pedro. Questões para a Teleducação, Petrópolis: Vozes, 1998.

KEEGAN, D. Foundations of Distance Education, Londres: Routledge, 1991.

LEVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

7

PERRENOUD, P. A Formação dos Professores no Século XXI. In: Perrenoud, P. et al. As competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SOUZA, M, G. A Arte da Sedução Pedagógica na Tutoria em Educação a Distância, In: 11º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2004, Salvador. Anais do 11º Congresso Internacional de Educação a Distância. Salvador: ABED, 2004.