(*) Todo trabalho pedagógico implica transmitir, conscientemente ou não, valores e atitudes relacionados ao ato de conhecer. Por exemplo, o respeito pelo pensamento do outro e por opiniões divergentes, a valorização da troca de idéias, a posição reflexiva diante de informações são algumas entre outras atitudes que o professor deve possuir.

O professor de educação infantil é o mágico, o viajante, o arquiteto, o construtor. Alguém que tem a responsabilidade por futuros cidadãos. Aqui o que se aprende é o que se leva para vida. Você pode contribuir para que a criança queira sempre mais aprender ou pode bloquear esse desejo, dependendo da forma com que você trabalhe. É preciso lembrar de que ainda são pequenas e precisam de proteção e cuidado.
Para elas a vida é uma grande aventura, onde tudo é possível. O professor se torna o seu herói, e algumas vezes o que ele diz se torna uma lei. Nossas palavras e atitudes são importantes, muitas vezes nos desmentem sem que percebamos. O que ensinamos é preciso que também o pratiquemos, inspirando assim confiança.
Os pequenos, são por natureza curiosos, tudo precisa ser verificado, tocado, experimentado. Nessa sede de aprender, vão descobrindo que existem outros seres e objetos diferentes. E que tudo é novo e precisa ser descoberto.

(*) A observação e a exploração do meio constituem-se duas das principais possibilidades de aprendizagem das crianças. É dessa forma que poderão, gradualmente, construir as primeiras noções a respeito das pessoas, do seu grupo social e das relações humanas.. Devem ter liberdade para manusear e explorar diferentes tipos de objetos.

O trabalho, não pode ficar somente na sala de aula. É necessário o contato com objetos e a natureza fora da sala. Exige um esforço maior do educador, porém os pequenos aprendem muito mais vendo na prática, do que em figuras ilustrativas. Tais contatos só aumentam essa curiosidade. O cuidado para com as plantas em casa ou na escola, como alimentar os animais, cuidar da limpeza, regar as plantas fazem crescer na garotada uma sensação de respeito.
(*) Por meio desse contato, as crianças poderão aprender algumas noções básicas necessárias ao trato com os animais, como a necessidade de lavar as mãos antes e depois do contato com eles, a possibilidade ou não de segurar cada animal e as formas mais adequadas para fazê-lo, a identificação dos perigos que cada um oferece, como mordidas, bicadas etc.
È preciso não esquecer, de que se esta trabalhando com crianças, e que elas, gostam de brincar. Mais do que ensinar é necessário brincar com elas, ensinar brincando. A diversão é muito importante e precisa estar presente nas atividades deixando a criatividade fluir. Partindo de uma imagem conseguem criar histórias. Aqui entra o famoso faz de conta, onde criam e transformam-se em super-heróis, onde tudo se torna possível.
(*) do REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.