José vinha apressado, guarda chuva no braço esquerdo e assim que dobrou a esquina, um misto de esperança e incerteza invadiu sua alma. Era noite, uma garoa fina intermitente, porém a temperatura era agradável. Quem tinha mesmo comentado sobre a existência daquela Casa Espirita naquela rua? Não se lembrava. Mas algo em seu íntimo dizia que ele tinha que persistir, ir adiante. Para ele era a última chance de buscar sua cura. Depressivo desde os 9 anos, havia recentemente tomado a decisão de que era chegada a hora de encontrar a "solução definitiva" deste problema, ou ..... (Ja havia tentado o suicídio algumas vezes....).

Mergulhado em suas angústias se depara com o portão de acesso à Casa. Ninguém de sua família sabia que ele estaria la. Como iria explicar o seu atraso naquela noite? E se algo desse errado? E se demora-se muito? O que encontraria naquela Casa Espirita? Dúvidas e incertezas não faltavam, mas em seu íntimo sabia que tinha que persistir.

Avança Casa a dentro. Depara-se com uma moça com um sorriso simpático e receptivo. Responde a saudação de boa noite ainda hesitante. É convidado a sentar-se na sala de espera para as entrevistas. O ambiente é calmo e uma musica suave invade a sua alma, transmitindo paz, conforto e segurança. Enquanto aguarda lê um livro psicografado por Chico Xavier com mensagens de incentivo e reconforto. Após algum tempo, é convidado a entrar na sala de entrevistas. Senta-se a frente da entrevistadora, meio sem saber o que dizer, nem por onde começar; emociona-se, sente algo acolhedor naquele ambiente. Aos poucos vai relatando as suas dores e sofrimentos que dilaceram a sua alma. Angústias, tristezas e perturbações de toda ordem afetam-no ao longo de toda sua vida. Diversas tentativas de suicídio, agonia, profunda depressão. Precisa "sair dessa".

Recebe palavras de incentivo e apoio da entrevistadora que pede para que ele retorne na próxima quarta feira a noite, para ouvir uma palestra sobre o Evangelho e para iniciar sua assistência.

Antes de sair da Casa recebe um passe magnético e tem uma sensação de paz e harmonia invadindo o seu ser. O mesmo passista, sem qualquer informação sobre o caso, realiza o tato magnético e identifica desajustes no centro de forca esplênico.

É colocado um numero em sua ficha e esse número segue, sem nenhuma informação adicional, ao Colégio Espiritual, onde a Casa Espirita recebe do Plano Maior orientações sobre o assistido. Ao final dos trabalhos daquela noite, reunem-se, entrevistadora, passista e médium do Colégio Espiritual e o diagnóstico é unânime: Passes magnéticos TDM 1.

Quarta feira a noite, lá esta José. Dirige-se ao salão de palestras. Enquanto aguarda ouve a música suave do ambiente e faz leituras que elevam os seus pensamentos. Assiste à palestra e nota algo intrigante; embora haja uma dezena de pessoas na sala, parece que aquela palestra foi feita para ele....

Em ambiente de paz e fraternidade entra na sala de passes. Recebe uma seqüência de passes magnéticos dispersivos longitudinais ativantes e calmantes e séries de dispersivos cruzados no centro de forca esplênico. Emociona-se, sente uma paz muito grande e sente que apesar de ninguém ter encostado um dedo nele, algo comeca a mudar e para melhor. Intrigante como ele se senti bem, motivado e feliz naquele ambiente. Retorna por várias e várias semanas, seguindo o mesmo roteiro de Palestras e Passes Magnéticos. Cada vez se senti melhor. Aceita o convite para participar dos estudos da Casa sobre a Doutrina Espirita. Sente-se feliz e motivado por compreender uma série de coisas que antes desconhecia.

Sente-se cada vez melhor. Ao longo das semanas em que recebeu os passes magnéticos constatou diversos casos em que outros assistidos também se beneficiaram com a aplicação desta técnica para os mais diversos casos.

Ao final da assistência, ele quer continuar na Casa. Quer continuar seus estudos e trabalhar no auxílio ao próximo. Sua vida ganhou outra motivação agora. Sao tantos que sofrem e que necessitam de amparo e ele pode agora ser um desses instrumentos de Deus na Assistência ao próximo. Este é o sentido de sua vida agora!