1 INTRODUÇÃO 

            É possível perceber que para uma organização se manter no mercado é necessária uma gestão de qualidade, um alto controle de seus recursos, uma boa estratégia de mercado e uma visão ampla de todos os fatores internos e externos que possam vir a influenciar a sua eficácia e eficiência. Sendo estas necessidades de grande importância para a empresa, surge o controller que é o profissional responsável por gerir e controlar estas informações. Esta profissão é recente no mercado, mas que vem mostrando seu diferencial no processo organizacional.

Devido à globalização, desde o final de 2007 o Brasil vem passando por uma fase de adequação de seus padrões contábeis aos padrões internacionais, e com isso surge o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, responsável pela emissão dos pronunciamentos contábeis, que são normas que regulamentam as novas exigências contábeis, porém neste trabalho abordaremos o CPC 03 DFC-(Demonstração dos Fluxos de Caixa).

A Demonstração do Fluxo de Caixa é uma ferramenta importante para a controladoria, estas informações permitem a empresa uma melhor gestão dos seus custos e despesas, maior controle financeiro e econômico, e o uso adequado de seu capital.

Nesta pesquisa iremos apresentar a importância da Demonstração dos fluxos de caixa e da controladoria na gestão do capital de giro.

No referencial teórico buscamos conceituar as bases teóricas de importância para o entendimento desta pesquisa, como o CPC 03 (DFC) e controladoria.

Na metodologia desta pesquisa iremos expor o tipo de pesquisa utilizada, como se deu seu tratamento e o universo dos dados utilizados neste trabalho.

Para ampliar o conhecimento e alcançar o objetivo desta pesquisa, utilizamos a DFC da empresa AmBev, a fim de exemplificar como esta demonstração é divulgada e como os dados nela contido podem ser utilizados para um melhor controle da organização.

É essencial que o controller faça uma análise correta e detalhada dos custos e do potencial econômico da organização para guiar corretamente os gestores na tomada de decisão.