Os Estados Unidos são, hoje, um dos país mais importantes do mundo. E consequentemente, um dos mais influentes. Mas até onde vai essa influencia? Essa ''hegemonia''? Será que eles tem o mesmo poder que tinham há dez, quinze anos atrás?

   Podemos dizer que o mundo está submisso à nação americana. Porém estes, abusam do monopólio e muitas vezes passam dos limites e agem com desrespeito às outras nações. De certa forma, há alguns anos, todo esse ''poder'' seria inquestionável, mas, hoje, não é.

   Até a Guerra Civil americana, os EUA adotavam uma política isolacionista, ou seja, não se intrometiam em conflitos internacionais. Porém, isso mudou após a guerra. Posteriormente, eles se tornaram uma potência econômica e militar mundial. O crescimento da influência começou aí, onde o país começava a ''tomar conta do mundo'' e com isso ter o maior pólo de desenvolvimento tecnológico do planeta, por exemplo.

    A influência norte americana na economia mundial pôde ser vista em diversas ocasiões. Como por exemplo na Grande Depressão (um período de grande recessão entre 1929 e 1940, que abateu Canadá e país europeus). Outro exemplo, porém mais recente, é a crise econômica de 2008. Esta, é muito parecida com anterior. Pode ser entendida de forma simples com o fato dos EUA terem deixado de comprar produtos de fora e os país que exportavam não tinham para quem vender, daí um enorme prejuízo para as empresas e seus funcionários.

   Outro fator que tem mexido com a economia estado-unidense é o terrorismo. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, o governo tem se envolvido muito em assuntos externos, não só contra esse movimento terrorista, mas atitudes visando o lucro (exemplo: Invasão do Iraque, esta, custou 2 trilhões de dólares aos cofres norte americanos) e em busca do mantimento de uma suposta ''hegemonia'' mundial.

  Alguns números não favorecem aos EUA, por exemplo, a maior dívida externa do mundo é deles. Ela está em um excesso de 13,5 trilhões de dólares e continua a crescer a uma taxa de cerca de 3,93 bilhões de dólares por dia. Números que podem não ser tão expressivos hoje, mas a longo prazo podem representar preocupação.