A decadência das sociedades rígidas em função da imobilidade social

Parece óbvio falar sobre a decadência das sociedades rígidas gerada por suas imobilidades sociais, mas nós pretendemos analisar tal fato para verificar se existe(m) a(s) possibilidade(s) de estarmos certos ou errados.

Primeiramente, temos que ressaltar que na maioria das sociedades tal fato caracterizou tanto o período de auge e esplendor quanto o período de decadência.

Vamos nos prender em alguns casos que regem tal tema e caminham emparelhados e outros que se contrapõem.

Nas diversas civilizações do Oriente Próximo antigas, tais como Egípcia, Hebraica, Mesopotâmica, Persa etc., podemos perceber uma rígida estrutura social; alguns casos permitiam à mulher uma certa igualdade perante o homem (caso dos egípcios) mas, no entanto, nenhuma mobilidade; outras legavam até mesmo a mulher a um segundo plano (caso dos hebreus).

Na América e na Europa, as antigas civilizações também seguiam o mesmo modelo (ressalva feita com relação aos cretenses).

Caminhando um pouco na linha do tempo, encontramos a sociedade feudal marcadamente rígida em sua estrutura social.

Todas estas civilizações e sociedades caminharam para uma decadência e tiveram um fim, algumas levaram muito tempo, outras nem tanto!

Nós encontramos exceções na sociedade de castas hindu que é extremamente rígida e no entanto tem milhares de anos de história; não podemos dizer que tal sociedade não seja decadente pois que registramos milhares e milhares de seres humanos passando fome, mas ainda assim, não chegou ao fim.

A sociedade capitalista ocidental, baseada nos princípios do liberalismo, da concorrência e do individualismo, portanto, supostamente há uma mobilidade social, já vem chegando aos seus quinhentos anos de história e seu contraponto mais contemporâneo, que era a sociedade socialista baseada (infelizmente ??!!) numa imobilidade social, também está chegando ao fim ; e não notamos ainda sinal de fim em tal sociedade, mas vamos nos utilizar novamente das últimas linhas do parágrafo anterior ... “milhares e milhares de seres humanos passando fome”: acreditamos ser este um sinal de decadência da sociedade humana, mas não o seu fim nos moldes capitalistas!

Então, enfim, seria a rigidez da estrutura social, seria a imobilidade social uma fraqueza na organização da humanidade em sociedades? Seria o seu oposto uma solução? Será que a estrutura social capitalista, com sua pseudo-mobilidade social, a solução para tal problema, mesmo que para isso tenhamos que enfrentar a sua decadência constante e sua podridão degenerescente, pagando o preço de milhares e milhares de vidas humanas?

Por Antônio de Pádua Pacheco

(16.08.94)