A alma (psique do grego, anima do latim ou nephef do hebraico) é a substância incorpórea, imaterial, invisível, responsável pelos sentimentos, desejos, vontades, etc. A alma é a grande reguladora da sua vida, o grande termômetro, ela é a sede das suas emoções. Se ela estiver bem você estará bem, se ela estiver doente você estará doente, e, assim, sucessivamente.

O grande problema é que a nossa alma "vive" constantemente ameaçada, e por vezes, assolada por problemas emocionais: sentimentos de culpa; crises existenciais; depressão; instabilidade emocional e o terrível complexo de inferioridade.

É muito difícil alguém complexado manter uma vida saudável. Inevitavelmente o complexo de inferioridade afetará sua vida espiritual, social, seus relacionamentos, e, indubitavelmente, vida pessoal. Dificilmente o complexado manterá uma profunda intimidade com Deus, com Jesus, e com o Espírito Santo. E mesmo que alguém tenha algumas experiências com Deus, tendo o complexo de inferioridade nunca alcançará o melhor d'Ele, nem uma profunda intimidade com o Pai.

O complexo de inferioridade deixa profundas marcas, sequelas, sintomas devastadores; impedindo, muitas vezes, de percebermos o nosso verdadeiro potencial. Precisamos entender que, o complexo de inferioridade não é simplesmente um "sentimento" como muitos pensam ou ensinam por aí, e, sim, uma terrível doença tão devastadora como um câncer ou aids, por exemplo, que atinge "alma, corpo e espírito". Podendo, inclusive, levar alguém à morte.

Contudo, quando somos libertos e curados do complexo de inferioridade, tiramos a "venda" dos nossos olhos. Arrancamos o pesado jugo que nos oprime, nos paralisa, e que impede que extraiamos os nossos potenciais e realizemos os nossos sonhos.