O mundo humano é o mundo cultural que, se constrói gradativamente às necessidades, à vida, a organização social e econômica de grupos distintos de diferentes camadas sociais. A construção de um conceito de cultura, é de extrema importância, pois, engloba o comportamento orgânico de todas as comunidades existentes sobre a Terra.

            Vemos que, por conta da globalização, tecnologia e a influência das mídias, os seres humanos começaram a adquirir valores de diferentes nações. Se um, não segue à risca o comportamento de uma sociedade, adequado a seu sexo, faixa etária ou classe econômica, surgem as massas de minorias de pessoas que, consequentemente gera um fator ainda existente em todo o mundo ´´o preconceito``.

            Se um menino não joga bola, gosta de novela e detesta esportes, a sociedade em si o tacha como gay. Por sua vez, se uma menina adora carros, detesta vestidos e ama futebol, ela já é considerada lésbica. Infelizmente, esses são extremos pré-julgatórios que todavia estão latentes em todo o mundo. O machismo, as classes sociais e as religiões  são exemplos de pluralidade cultural que forjam a identidade das pessoas desde muito pequenas, dentro de sua própria familia que, agregam valores culturais que, são aceitos ou rejeitados de acordo com o seu crescimento. Na infância, desafortunadamente, a criança às vezes adota os maus conceitos e exclui os outros amiguinhos pela cor da pele, por seu material escolar, pelo seu comportamento e contrai as amizades daqueles que possuem boa roupa, ótima aparência e beleza estética. Na adolescência se torna colega dos mais inteligentes e dos que têm dinheiro. Na idade adulta, os seus próprios interesses entram em jogo. Essas são características de um padrão cultural capitalista que, por mais que muitos não assumam, ainda é comum nas sociedades mais complexas.

            Contudo, gradativamente a aculturação está sendo mais comum do que possamos imaginar, sobretudo nos jovens. Estamos vendo uma assimilação cultural, desde às roupas ao comportamento. Com essa mudança pela qual a meia idade passa, observamos que os obstáculos ainda existentes estão sendo aos poucos enfrentados. Essa miscigenação de distintas culturas, reflete sobre o desenvolvimento sociológico que o mundo atravessa atualmente, em especial aos jovens que estão insoluvelmente ligados a ruptura do preconceito ainda existente em diversas civilizações.