Atualmente, esta mais escassa a atuação do líder ou servo perante a sociedade como um todo, se comparado há tempos anteriores. A sociedade sofre com a crise na liderança há muito tempo tanto nas organizações quanto na esfera política.

O papel do líder é servir a sociedade de forma humanitária, entendendo-a com bom senso, e conduzindo-a a um objetivo comum, mediante o que ocorre com as circunstâncias ao seu redor e mudanças constantes. A cada tempo novas necessidades são apresentadas, tanto no âmbito geopolítico e social, cabendo ao bom líder dirimir os conflitos e adapta-los ao bem estar da sociedade liderada.

O homem, assim como na esfera organizacional ou sociedade, esta convicto de que não e simplesmente um número, e por isso é muito importante que o líder atente essa questão, fazendo o maior esforço possível para tratar o liderado com dignidade e respeito, concorrendo assim com a harmonização e consequentemente maximização no desempenho da empresa. Um liderado ciente e com ótica cristalina dos valores, dos princípios e finalidade das diretrizes colocadas em sua face, empenha melhor suas funções e faz com  que a empresa mude para um melhor patamar naturalmente.

O líder nas organizações além de servir aos seus comandados deve desenvolver e aprimorar suas habilidades para que os subordinados tenham segurança quanto à vida profissional, pois assumindo um posto de liderança, indissociavelmente ele será um referencial aos demais.  Há  organizações que teimam indiretamente que as pessoas não são um  fator importante para o funcionamento da empresa, e nesse sentido se acomoda um grande problema. São os funcionários que fazem da empresa o que ela efetivamente e. Uma empresa com profissionais qualificados tende a se colocar adiante de outras empresas que não possuem funcionários qualificados. Empresas que inovam e investem na criatividade de seus colaboradores, tendem a ser mais proativas e tomar a frente em diferentes posições no mercado. Os maiores problemas que afetam as organizações estão relacionados às pessoas que estão desmotivadas e insatisfeitas com a forma de tratamento recebidas no ambiente de laboral.

Inúmeros estudos apontam que o maior problema nas organizações está relacionado à falta de pessoas capacitadas para gerenciar pessoas no âmbito profissional e pessoal. As organizações com ausência de lideres motivadores e visionários  acabam cominando em serias dificuldades no desenvolvimento de pessoas e relacionamento interpessoal. Em função disso, as Organizações do “futuro” vislumbram contratar pessoas especializadas para capacitar seus gestores, e atingir os seus fins.

Enquanto a capacitação continua não fazer parte do cotidiano das empresas, haverá a o atraso em diferentes âmbitos nas organizações passam no transcorrer do tempo. As empresas que entenderem o que e liderança e administração de pessoas, certamente perdurarão por grande tempo funcionando. O bom líder consegue imprimir na mente e no coração de cada funcionário, que ele e parte substancial para a melhora da empresa. O funcionário que entender esses preceitos mudara os seus conceitos, e deixara de pensar que e simplesmente um funcionário, passando a agir como um colaborador e chamando para si as responsabilidades, como se o negocio fosse seu.

 Nome: Bruno Augusto Silva

Orientadora: Esther Cosso.

Faculdade Nossa Cidade- FNC