A crise da imigração na Europa

 

            Nas últimas semanas, pôde-se observar um aumento considerativo do número de imigrantes para o continente europeu; oriundos da Síria e norte da África. Milhares de pessoas fazem uso de uma rota perigosa pelos Balcãs para chegar aos países da União Europeia.

            Até agora, mais de 300 mil pessoas já tentaram atravessar o mar Mediterrâneo. Números que já superaram os do ano passado como um todo (219 mil). Muitos buscam viagens mais curtas entre a turquia e as ilhas de Kos, Chios, Lesvos e Samos. Outros se arriscam em viagens mais longas e perigosas, como entre a Líbia e a Itália.

            Porém, várias tragédias já ocorreram durante as travessias, dentre as quais podemos destacar os dois barcos que afundaram com cerca de 500 imigrantes após deixar Zuwara, na Líbia, em agosto; corpos de pelo menos 70 pessoas, possivelmente sírios, descobertos no baú de um caminhão abandonado na Áustria, também em agosto; e também a morte de cerca de 800 pessoas com o naufrágio nas imediações da ilha de Lampedusa, na Itália, em abril.

            Vale ressaltar ainda o relato de sobreviventes a respeito da violência e abuso por parte de traficantes de pessoas, os quais frequentemente são alvos de roubos e extorsões.

            Quanto à atitude dos políticos a respeito do problema, líderes da União Europeia chegaram ao consenso de triplicar o financiamento das operações de resgate, para 120 milhões de euros. Porém há um impasse quanto ao recebimento de ajuda prometida pelos países membros da União Europeia para socorrer a Grécia e a Hungria; país este que está construindo uma barreira de 175 Km para impedir a entrada de imigrantes. A Itália, por sua vez, encerrou a missão de busca e resgate, alegando não possuir condições de mantê-la financeiramente.

Enfim, ainda há várias questões sobre como os imigrantes chegarão à Europa e como a União Européia lidará com o problema. Por enquanto, na medida do possível, estão sendo atendidas necessidades de alimentação, abrigos e primeiros socorros, de acordo com avaliação individual.