A CRIANÇA E O BRINCAR

Depois de muito observar, lembrar de que um dia fui (criança), que vivi em muitas casas, cidades, lugares e cada um diferente do outro com vários amiguinhos (as), uma enorme riqueza de oportunidades que estão bem guardadas num cantinho de minha memória, resolvi escrever a respeito, por acreditar que por ter tido uma infância maravilhosa, onde as brincadeiras estavam presentes em minha vida.

Quem de nós não usou o lençol estendido no varal para fazer de casa, castelo e muito mais, quem apenas com alguns vidros de plástico não imaginou ser um carrinho, um trator, caminhão, quem não imitou nossos pais se fazendo de pai e mãe de um colega e assim por diante.

A criança brinca para se tornar num futuro próximo um adulto melhor, talvez melhor que seus pais, tios, avós, apenas melhor. O que nós adultos vimos apenas como brincadeiras, para as crianças são magias, faz de conta, imaginação.

 O brincar tem uma cultura muito grande e é por meio do brincar, que uma criança vai perceber que pertence a um grupo, a uma sociedade. Assim, o brincar e o jogo são meios para que a criança construa uma identidade cultural.

A brincadeira é universal, nas várias etnias nas diferentes culturas em diferentes épocas históricas, porém cada época as brincadeira são diferentes, mas há aquelas brincadeiras que duram gerações e não são esquecidas, passam de pais para filhos. Para a criança não existe o preconceito, classe social, são apenas crianças, por isso não importa com quem ela brinque, seja rico ou pobre, branco ou preto ou até mesmo sozinho o importante é o brincar.

Brincando a criança aguça a sua criatividade, ela vivencia e refaz, é preciso deixar que ela tenha a liberdade para isto.  É brincando que ela aprende, que construa uma identidade, que é feliz, para isto ela só precisa do brincar.