As notícias sobre como inserir as crianças de qualquer meio social na realidade da sociedade atual, enfatizam um discernimento sobre a construção do conhecimento humano.

A Síndrome de down, é realidade em nosso meio e, cada vez mais existe uma preocupação da inclusão dessas pessoas especiais, é um desafio de toda a sociedade para um bem comum, visto que, o preconceito que existe sobre pessoas portadoras de deficiêcia física e mental, é muito grande.

A multidisciplinaridade, leca cada vez mais profissionais a trabalharem juntos para uma compreenção dos fatores que possibilitam ao desenvolvimento das crinaças com alguma deficiência.

O bebe, recém nascido que é portador de alguma deficiência, pode ser rejeitado pelos pais, então como podemos explicar a reação dos adultos com essa realidade? Como o quadro psiquico busca entendimento sobre essa realidade?

Creio, que todo o cognitivo entra em choque com essa situação, todas as informações que cada indivíduo possui, deve entrar em colapso, ou seja, o nascimento de uma criança portadora de deficiência, causa um impacto em todo o aparelho psíquico dos pais.

Como reagir a esse novo fato? Como a crinaça reage ao susposto rejeito dos pais? Reorganizar e construir uma assimilação dessa nova etapa da vida, é um desafio que cada pessoa poderá ter no decorrer de sua vida.

Oa centros de interação para crianças especiais, vem desenvolvendo um importante papel na vida dessas pessoas com Síndrome de Down, os pais buscam apoio nessas instituições para também ter esclarecimentos sobre a doença, sendo que, o acompanhamento dos profissionais, ajudam no desenvolvimento doa aparelho psíquico do portador de Síndrome de Down em seu desenvolvimento.

fonte jornal Zero Hora, 7 de maio de 2005.