A CRIANÇA – A TV – O COMPUTADOR – OS PAIS

 

         É bem verdade que a televisão trouxe um grande progresso e bem estar a comunidade, porém as nossas crianças deixaram de fazer os seus deveres para assistirem as programações da televisão. Nenhum criança gosta de fazer tarefas escolares em casa. Ainda sobre a televisão, diversos jornais brasileiros publicaram um relato de ilustres psicólogos enfocando programas prejudiciais às nossas crianças. Ao que tudo indica, deveria ser realizado uma pesquisa para saber se a televisão é útil ou prejudicial ao desenvolvimento educacional da criança. Outro fator negativo à educação são as fotonovelas. Muitos alunos incutem com este péssimo material e esquecem das aulas. Revistas como Veja, Isto é, e outras importantes eles não querem saber de ler.

          Os computadores com seus joguinhos infantis, os chats de conversas fiadas, os orkuts da vida, trouxe muita alegria à criançada, mas muito fracasso nas escolas. O computador é a melhor ferramenta para a educação, mas é preciso ter um certo controle tanto pelos pais como pelos professores. Se deixar a vontade, as crianças entram em outros programas nada interessantes.

          Com o avanço progressivo de nossa sociedade, os pais têm pouco tempo para se dedicarem aos filhos. Preferem mesmo deixar a educação por conta dos professores. Isto é um mal terrível. Os professores percebem que as crianças sentem falta de calor humano, de conversação, de informação, de tudo. São coisas que os pais deveriam dar. A escola deve dar uma complementação, ficando mais com o campo da instrução. O que também observamos é a falta de atenção que dispensam aos filhos. Eles se preocupam mais com os negócios, com as diversões ou com a manutenção da casa. Os filhos... bem... têm os professores.

          O aumento exagerado de alunos em uma classe, faixa etária diferente, dificuldades financeiras, níveis de aprendizagem diferentes, tudo isto são fatores negativos à educação.

           Para vencer o grande desafio, os professores precisam lutar com todos estes problemas. Por isto é necessário encarar o ensino com bastante força de vontade. É necessário o apoio do público e da administração para que a educação seja levada a todos. O homem educado é um marginal a menos, uma preocupação a menos e uma cabeça a mais para pensar seriamente, para juntos, unidos levarmos este país a um grande progresso brevemente.