A Contabilidade sempre foi usada para estudar o patrimônio das entidades, dentro dos ramos desta ciência temos a contabilidade gerencial que foi se desenvolvendo através dos anos e hoje se configura como uma das principais fornecedoras de informações para a gestão econômica das empresas. A contabilidade gerencial através do tempo se desenvolveu, vamos mencionar quatro etapas desse desenvolvimento onde cada uma teve um foco de atuação diferente.

Na primeira etapa o foco foi o controle de custos e financeiros, ou seja, é exercido um forte controle sobre os custos e índices financeiros a fim de maximizar o lucro da empresa.
Na segunda etapa o foco muda para planejamento empresarial, onde o controle de desempenho ganha um destaque muito grande, nesta etapa a contabilidade gerencial passa acompanhar todo o planejamento estratégico da empresa.

Em seguida o foco se volta para a redução de desperdícios é a etapa onde as empresas começam a analisar as despesas com o objetivo de evitar gastos desnecessários. O grande problema enfrentado nessa etapa é que geralmente às funções administrativas não são passiveis de quantificação de seus gastos a não ser através da experiência de gestores ou porque são utilizados conjuntamente e indiretamente em vários departamentos (características dos gastos indiretos).

Finalmente na 4 º etapa o foco se direciona para a criação de valor. A criação de valor em uma empresa é feita através da medição do resultado das ações adotadas pelos gestores da empresa, costuma-se dizer que a criação de valor esta relacionado à capacidade da empresa gerar benefícios futuros (caixa) superiores aos seus desembolsos feitos no presente e para isso é preciso fazer as seguintes considerações. Qual será a magnitude de ganhos seguindo essa estratégia? Por quanto tempo iremos ganhar? Qual o risco que estamos correndo?

Ao analisar essas alternativas e encontrando como resultado ganhos futuros (descontados) maiores que os ganhos presentes, conceito contábil de fluxo de caixa, as empresas estão criando valor para seus proprietários e acionistas, caso contrario as empresas estarão destruindo valores.

As empresas que tem como foco a criação de valor se tornam mais saudáveis e sólidas, proporcionam benefícios para a sociedade, maiores oportunidades de carreira para os colaboradores e maiores possibilidades de negócios para os fornecedores.

Diante deste contexto a contabilidade gerencial torna-se uma ferramenta de apoio muito importante para as decisões empresariais, desde que as informações sejam apresentadas em um formato capaz de ser entendida por todos, em tempo certo e colocadas numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada proporcionado assim, através de sua analise, criação de valores através do tempo.

(Pedro Paulo Galindo Morales é Tecnólogo em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria, Técnico em Contabilidade e escritor da web, www.pedropaulomorales.wordpress.com).