Existem pessoas que acham que os lugares mais importantes da casa são as salas, outros têm opinião contrária e pensam que o lugar que mais atenção merece é o quarto, mas, e quantos pensam na cozinha como um espaço que merece receber mais tempo de forma a transformar este espaço num lugar mais qualificado, mais agradável e que pode dar mais qualidade de vida a uma casa.

Uma das formas de conseguir transformar uma cozinha normal numa cozinha mais bonita é recorrendo à instalação de móveis construídos por medida, elementos estruturais que são planejados desde a sua fase de construção e instalação, neste caso passamos a ter uma cozinha planejada.

Em termos de preços de móveis, os móveis para cozinhas normalmente têm um preço semelhante, por vezes podem ser até mais baratos que os móveis de cozinhas planejadas mas normalmente não trazem consigo o valor em termos de imagem, decoração e de armazenamento que é reconhecido desde à muitos anos a uma cozinha planejada e ao seu mobiliário.

Os móveis que são fabricados por medida beneficiam pelo fato de todos os detalhes serem planejados desde os mais influentes até aos pormenores que quase passam despercebidos à atenção de muitas pessoas.
Um dos aspectos é por exemplo a luz existente na cozinha, normalmente as cozinhas costumam ter luz apenas no teto e embora esta seja uma situação perfeitamente normal em todas as casas muitas cozinhas beneficiam da iluminação dedicada em especial nos móveis das cozinhas planejadas, onde a luz é instalada junto do local onde a pessoa costuma cuidar dos alimentos para fazer as refeições diárias, dessa forma tem mais luz direta sobre os alimentos, consegue visualizar melhor o que está a fazer sem esforçar muito a vista.

Outro dos aspectos nas cozinhas planejadas é por exemplo o local especialmente criado para todos os utensílios existentes numa cozinha, a empresa  tem idéias perfeitamente adaptadas várias soluções pensadas para os diversos equipamentos que se podem ter na cozinha.

Em relação aos eletrodomésticos convém realçar que se você gosta de ver uma cozinha onde estes equipamentos estão perfeitamente inseridos nos móveis ficando alguns deles arrumados de forma a não serem vistos.
Isto é obtido através da gestão interna dos espaços dos móveis que fazem parte de uma cozinha planejada, as medidas da máquina de secar roupa, lavar roupa, aquecedor de água, frigorífico, fogão micro ondas e outros equipamentos são planejados de forma a que através das suas medidas possam ficar instalados no interior de cada móvel.
O resultado final é sempre muito agradável, permitindo à cozinha ganhar uma imagem homogênea, esta imagem proporciona que um decorador possa retirar mais valor do trabalho de decoração através da colocação de diversos elementos decorativos.

As cozinhas planejadas conseguem ainda outro resultado favorável sempre que chega a altura do proprietário vender a sua cozinha, uma cozinha planejada consegue surpreender mais os novos compradores da casa devido ao bom aspecto que esta tem, conseguindo um bom impacto na hora de realizar a venda, ajudando a convencer os novos compradores da escolha certa.