1. INTRODUÇÃO

A Gestão Pública, tem tomado novas diretrizes quanto a sua estrutura de gestão atual, passando de perspectivas patrimonialistas, a uma perspectiva burocrática, na intenção de destituir raízes da corrupção e nepotismo, voltando a uma possibilidade de melhora inserindo-se na Administração Pública Gerencial, tomando como base as escolas Modernas da Administração privada. Não obstante dessas novas estruturas de gerenciamento, dar-se a necessidade do público, da sociedade, e seus principais desejos. Onde encontra-se princípios da administração pública, que respaldam a população, como característica principal da Administração, lembrando a Supremacia do interesse público, Moralidade, Legalidade e a Impessoalidade.

Segundo Burdeau (2003), o  Estado surge como poder institucionalizado a serviço da sociedade atendendo aos seus interesses,  assegurando a todos sem exceção o mínimo de dignidade humana para viver em harmonia. Sendo  assim tem-se a idéia da construção do saber prioritário de aspectos social, onde a Saúde, Segurança, Infra estrutura, Saneamento básico, Moradia, alimentação, e por que não deixar de falar da Educação, tema central de nosso trabalho.
A proposição para a constituição de uma gestão participativa é um desafio a todos os gestores educacionais. Ao preocupar com a gestão das escolas, e considerar a própria concepção de gestão, refletir sobre como é colocada em prática e as relações possíveis estabelecidas entre saber e poder. Nesse sentido, a relevância desta pesquisa está em oferecer espaços-tempos de reflexão sobre as percepções dos atores e autores do processo educativo seja ele público ou privado, procurando discutir sobre a gestão em uma perspectiva crítica.

Objetiva-se investigar percepções e vivências da gestão educacional na perspectiva do poder emanado, a fim de delinear novos deveres; além de analisar as políticas públicas voltadas à gestão escolar; refletir sobre os dispositivos praticados quanto às relações de poder entre professores da educação básica e equipes administrativo-pedagógicas da e local na gestão escolar e seu envolvimento na constituição do contexto educativo. A forma adequada de aplicação dos recursos, investimentos na infra-estrutura das escolas, treinamento e aperfeiçoamento dos educadores, a gestão das escolas públicas relacionam-se com a controladoria, escola pública e os saberes daí advindos; verificar a participação da comunidade escolar em que o estado através de profissionais ficam encarregados de implantação, acompanhamento e direção dos controles internos. Através de um método cientifico de pesquisa de campo, buscando
informações que corroborem com os objetivos elucidados.

A educação no Brasil passa por um momento ainda de expectativas e mudanças. Esse trabalho visa diagnosticar, através da controladoria, que Segundo o Prof. Wilson Cedraz (2008, Aula ministrada na FTC, pag12), é o departamento responsável por projetar, elaborar, implementar e manter o Sistema Integrado de Informações operacionais, financeiras e contábeis de determinada entidade, com ou sem fins lucrativos. A implantação da controladoria, como suporte à gestão pública. Gerando mecanismo de desenvolvimento profissional e social, focado na Educação municipal. As principais variáveis de gestão econômica e financeira na educação pública municipal de Cândido Sales - Ba.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.