A CONTRIBUIÇÃO DOS WEBSITES A PESQUISA CIENTÍFICA.

Mariângela Dias Santos (Universidade Tiradentes)

RESUMO:
O presente artigo aborda o papel da internet como mediadora da aprendizagem colaborativa. Este é o resultado de uma constante pesquisa bibliográfica em que se procura expor as mais variadas forma de pensar e ver a tecnologia como mediadora no processo de ensino-aprendizagem. O estudo tem como propósito mostrar as contribuições das novas tecnologias no processo de aquisição do saber, ao tempo em que aponta alguns desafios que devem ser superado pelos professores, para que eles possam a partir de então, contribuir positivamente na melhoria da qualidade do ensino. Utilizou-se como recursos metodológicos a pesquisa bibliográfica em artigos, revistas, dentre outros. Foi utilizada a forma descrita para expor os resultados. Finalmente chegou a conclusão de que, no período contemporâneo observa-se uma explosão de uso de redes de computadores para os mais variados propósitos educacionais ao tempo em que se faz necessário repensar o papel do professor, visto que se aponta para um futuro no qual só há uma certeza, a mudança constante.

Palavras-chave: Educação, Internet, Aprendizagem.
ABSTRACT:

This article addresses the role of the internet as a mediator of collaborative learning. This is the result of a constant search bibliographic where demand arising expose more varied way of thinking and see the technology as a mediator in the process of teaching-learning. The study is to show the contributions of new technologies in the process of acquisition of knowledge, the time that suggests some challenges which must be overcome by teachers, so that they can from then contribute positively in improving the quality of education. Resources used as a methodological the bibliographic research in articles, magazines, among others. It was used to expose the manner described results. Finally reached the conclusion that, in the contemporary period there is an explosion of use of networks of computers to the most varied educational purposes at the time that it is necessary to rethink the role of the teacher, as if pointing to a future in which only there is one certainty, the constant change.

Keywords: Education, Internet and Learning.


INTRODUÇÃO

A emergência de um novo padrão tecnológico que se verifica nas últimas décadas, permite refletir sobre a disseminação das TIC que por sua vez, tem trazido impactos a todos os setores da sociedade: transações comerciais, relações pessoais, trabalho, estudo, pesquisas. Estão sendo afetadas, de maneira positiva, pois trazem a perspectiva de que cada vez mais e de forma muito acelerada tornem-se imprescindíveis em qualquer tipo de relação na sociedade contemporânea. A utilização continuada dessas tecnologias requer preparo diário para saber lidar com as mesmas, para resolver problemas, do mais simples aos mais complexos, que aparecem no cotidiano educacional.
O desafio colocado a cada cidadão é a capacitação tecnológica, ou seja, o desenvolvimento de habilidades, que forneçam condições para viver num ambiente altamente tecnológico que exige um uso crítico e não meramente instrumental das TIC.
Atualmente as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) estão assumindo, cada vez mais o papel na EAD (Educação a Distancia), isto porque a tecnologia esta presente em todas as organizações rompendo barreiras de tempo e distancia tornando mais eficaz a comunicação. As ferramentas mais utilizadas no contexto educacional são; os e-mails, chats, as listas de discussão, weblogs, e videoconferências.
Rever, discutir e redefinir o modelo moderno de produção e difusão do conhecimento parece se constituir em necessidade imperativa frente às novas demandas colocadas por um mundo em constante redefinição, marcadas pelo processo crescente de globalização, reconfiguração das economias, acelerando desenvolvimento tecnológico e conseqüentemente das relações e práticas sócias, culturais e educacionais.
Em verdade, chama-se de globalização a um conjunto de processos que vêm ocorrendo de forma gradual no seio da sociedade desde os tempos mais remotos, resultante da busca incessante dos homens pela conquista de novos territórios e integração de paisagens, recursos e experiências e que se hoje alcançam visibilidade por assumirem escala global.
Assim, o estudo faz um apanhado sobre o surgimento da era digital, que por sua vez, é transmitida pelo computador.

O USO DOS WEBSITES PARA A PESQUISA

A Internet, como recurso pedagógico, é uma ferramenta que propõe muitas possibilidades para a exploração pedagógica, necessitando de um planejamento cuidadoso em termos de organização e didática. O trabalho com a internet implica a criação de ambientes de aprendizagem, que são conhecidas como comunidades virtuais.
Uma das atividades mais exitosas de aplicação da Internet na educação é a busca, seleção e análise de informações, permitindo aos alunos desenvolverem investigações, estimulando a busca de informações e análise da mesma, selecionando aquelas mais relevantes.
A publicação eletrônica tem várias vantagens, como a possibilidade de consulta simultânea de diferentes leitores ao mesmo texto, disponibilidade imediata após a publicação. Segundo Stanton (2001),

Permite a interligação entre documentos, através do hipertexto, possibilitando o uso de ferramentas de buscas, tornando mais eficaz o processo de divulgação. Com a Internet, aos alunos podem ter acesso a fontes de noticias em tempo real, com grupos de discussão, páginas configuradas para seguir eventos atuais.

Isso fornece uma excelente oportunidade para compararem versões diferentes de matérias jornalísticas e examinarem questões como quando as notícias podem ser tendenciosas ou que tipo de matéria são consideradas de valor jornalístico.
A investigação pode ser ainda poderosa se implicar a recoleção de dados em múltiplos sites para serem reunidos em outro momento e serem analisados. Conforme Móran (1997), como existem várias possibilidades de pesquisa e facilidade de dispersão, o professor precisa ficar atento e escolher o melhor momento de cada aluno comunicar os seus resultados para a classe.
O tema a ser pesquisado deve ser discutido anteriormente a pesquisa, e em seguida o professor deve orientar alguns websites (endereços significativos), de forma semelhante a todos. É uma forma de aprofundar dados conseguidos e evitar a dispersão que pode acontecer na pesquisa livre.
Dado o grande volume de informações, torna-se importante a aquisição de estratégias de busca, que permitam um acesso a informação relevante de maneira mais suficiente. Para facilitar o trabalho de pesquisa, existem instrumentos chamados websites . Dentre eles classificam-se por modalidades de pesquisa:
Sites de Bibliotecas Virtuais:
Bibliomania ? www.bibliomania.com
Biblioteca do Senado Nacional ? www.senado.gov.br/biblioteca
Biblioteca Nacional ? www.bn.br
Periódicos CAPES ? www.periodicos.capes.gov.br
Sites de Revistas Eletrônicas:
Revista Eletrônica de Educação ? www.um.es/~icemur/curso.cpr/recursod/revst.htm
Revista de Estudo Superior ? www.abmes.org.br
Revista Conect@ - www.revistaconecta.com
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ? www.inep.gov.br/cibec/linha_editorial/periodicos/rbep.htm
Sites Recomendados:
Época ? www.epoca.globo.com
Estação de jornais do UOL ? www.uol.com.br/jornais
Estação de revistas do UOL ? www.uol.com.br/revistas
Folha de São Paulo ? www.folha.com.br
IstoÉ ? www.terra.com.br/istoe
O Estado de São Paulo ? www.estado.com.br
O Globo ? www.oglobo.com.br
Superinteressante ? www.superinteressante.com.br
Veja ? www.veja.com.br
Sites de Museus Virtuais:
Museu de Arte de São Paulo ? www.masp.uol.com.br
Museu de Ciências - www.cite-sciences.fr
Museu Virtual da Arte Brasileira ? www.museuvirtual.org.br
Museus Virtuais - www.museus.art.br
Sites de Viagens:
Aventura Brasil ? www.aventurabrasil.com.br
Capitais do Mundo ? www.capitals.com
GuiaTurismo ? www.guianet.com.br/guiatur
Sites com histórias:
Contos de fadas ? www.contosdefadas.com
Duendes ? www.duende.com.br
Fox Kids ? www.foxkids.com
Sites de brincadeiras:
Bichos ? www.uol.com.br/bichos
Divertudo ? www.divertudo.com.br
UOL Jogos ? www.uol.com.br/jogos

As bibliotecas estão sendo um grande avanço com os recursos eletrônicos, sendo que há vários projetos de bibliotecas parcialmente ou totalmente virtuais. Os sites de grandes bibliotecas também podem trazer dados e acervos mais diferenciados do que o simples texto. Os sites desenvolvidos com o propósito de facilitar a aprendizagem ou proporcionar aos usuários acesso a recursos didáticos, podem ter finalidades educativas e serem elaborados especificamente para o uso educativo. Podem ser de diversos tipos: espaços de formação tutorizada, material didático, para o uso on line, web temático educativo, jornal eletrônico e publicações educativas, Portal de recursos educativos, portais educativos.
Uma vez encontrados os conteúdos pesquisados, é necessário confrontá-los com os próprios ou de outras fontes, para creditar sua veracidade. Também é conveniente registrar o endereço, dos materiais consultados para, gerar indicação webgráfica que facilite, futuras buscas e apóiam o desenvolvimento de estratégias de busca e manejo da informação que sustentara sua utilização.
É preciso dar aos alunos o acesso ao conhecimento, prepará-los para uma vida de aprendizagem e descoberta, com o domínio das habilidades e ferramentas de pesquisa como parte de sua educação básica, e para isso é preciso criar um ambiente de aprendizagem que integre ensino e pesquisa, no qual os alunos exercitem constantemente a colaboração. Assim, os mesmo construirão a sua identidade, do seu caminho profissional e pessoal, do seu projeto de vida, no desenvolvimento de habilidades de compreensão, emoção, comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos.
O professor que deseja melhorar suas competências profissionais e metodológicas de ensino, alemã da própria reflexão e atualização sobre o conteúdo da matéria ensinada, precisa estar em estado permanente de aprendizagem. As mais modernas TIC exigem uma reestruturação ampla dos objetivos de ensino e de aprendizagem e, principalmente, do sistema escolar como um todo.

A CONTRIBUIÇÃO DAS COMUNIDADES VIRTUAIS NO SETOR EDUCACIONAL
A aprendizagem em ambientes virtuais é aquela na qual os alunos são construtores dos seus conhecimentos e precisam saber relacionar informações de maneira crítica numa perspectiva de enfoque globalizador centrado na resolução de problemas significativos. Num ambiente com a Internet, a aprendizagem poderá ser um processo ativo e construtivista, onde a interação é um fator de suma importância no processo de aprendizagem. Outro ponto é a motivação que muitos alunos têm em usar as interfaces que o ambiente proporciona como também a colaboração que existe para tornar a aprendizagem mais dinâmica. Dentro dessas definições e exemplos temos as comunidades virtuais, que, por conseguinte propõe um espaço de interação de múltiplas áreas e interesses.
Nas comunidades de aprendizagem todas as experiências devem ter como base os conhecimentos prévios dos alunos, enquanto o papel do professor passa a ser o de motiva, facilitar, apoiar, desafiar, discutir e proporcionar exemplos. Ao aprender colaborativamente, os estudantes trabalham em equipe e se constrói uma obra coletiva, assim os resultados são compartilhados e utilizados na aprendizagem contínua. A semiótica do saber é condicionada a concretização do Ciberespaço. O Ciberespaço é a infra estrutura que permite pó que Lévy chama de Inteligência Coletiva .

Nos dias atuais, as ferramentas disponíveis na internet assumem um papel importante, particularmente, quando se trata de fomentar o processo de interação na sala de aula ou fora dela. Assim sendo, o conhecimento dessas ferramentas são essenciais, quando se deseja a mudanças utilizando-se as TIC existentes.
O uso das diversas ferramentas interativas podem facilitar a aquisição do conhecimento, por parte do aluno, partindo-se da hipótese de que, elas sejam: planejadas, organizadas, elaboradas e monitoradas com esse propósito.
No âmbito dos ambientes virtuais de aprendizagem, é importante que essas ferramentas possibilitem ganhos cognitivos para os estudantes em processo de aprendizagem.
O e-mail, que por sua vez, é um correio eletrônico ou emissão eletrônica de mensagem consiste numa forma de comunicação escrita e assíncrona. Geralmente, os interlocutores são pessoas conhecidas, sendo raro o anonimato, sua utilização é fácil. O e-mail reúne características que o torna singular como: poucos tópicos, possibilidades de estabelecer diálogos, rapidez e objetividade. O tempo de reposta quando as pessoas estão online, informa o dia, o mês, a hora, o tema da mensagem, e o endereço de quem enviou a mensagem. Um fato importante é que essa mesma mensagem pode ser enviada a várias pessoas ao mesmo tempo e pode ser encaminhados textos em cópias a outros receptores.
O chat é considerado um ambiente que facilita a comunicação online todos os interlocutores, que fazem parte de um grupo e que estejam conectados a internet, em tempo real. Ele possibilita uma comunicação sincrônica, situação dinâmica com um espaço para a discussão, tornando-se enriquecedor quando todos os participantes colaboram criando, discutindo, construindo e resolvendo problemas. A comunicação se estabelece via texto escrito e de forma simultânea contribuindo para o processo interativo na educação, pelo fato de compartilhar idéias em tempo real. O sistema permite o anonimato dos seus participantes, identificando com um nome de sua escolha.
Segundo Mercado (2004) o uso do chat é peculiar no contexto da comunicação grupal. A aplicação dessa ferramenta na educação permite informações compartilhadas em tempo real, gerando debates, discussões e analise de alguns problemas.
Os fóruns consistem na relação temporal assincrônica, este processo interativo permite que os interlocutores emitam e recebam mensagens compartilhadas e comentadas por todos. Uma característica fundamental dessa modalidade é a formação de uma inteligência coletiva com base na colaboração de todos.
No fórum, a atividade central é alimentada por um debate de um determinado tema. Ao ser introduzido um assunto novo, por um membro do grupo, os outros membros iniciam as reflexões sobre o tema. A elaboração da redação pode ser feita com cuidado, bem estruturada, podendo passar por uma revisão antes de ser enviada. Um aspecto importante do fórum está na criatividade das produções escritas por parte dos seus membros.
Um blog consiste numa página que o usuário escreve por ordem cronológica diária ou não, usando uma linguagem informal. Ele é conhecido como diário pessoal na rede, servindo para fazer anotações. Segundo Gutierrez (2003), Weblog ou blog como é conhecido, consiste um tipo de publicação on-line recente. O aspecto importante do blog é que é uma rede disponibilizada por meio de um preenchimento de um cadastro.
Nesse tipo de ferramenta o aspecto básico é a construção de uma agenda, que é elaborada a partir da escrita visando a apresentação de idéias ou pensamentos. Na página há a presença de inúmeros links, relatos pessoais com textos sucintos; atualização diária com as postagens em ordem cronológica, acesso publico e gratuito da pagina.
A videoconferência é em sua forma maios básica consiste na transmissão e recepção de imagens e fala entre duas ou mais pessoas, separadas fisicamente, em locais geograficamente diferentes. Possibilitando a comunicação em tempo real, por meio de áudio e vídeo simultaneamente.
A rica troca de informação pela internet permite a difusão de conhecimentos técnicos e fortalece os relacionamentos pessoais e profissionais. As comunidades virtuais tornam-se ambientes perfeitos para essa interação.
Segundo Pallof e Pratt (2002, p. 25-26)
A comunidade é um todo dinâmico que merge quando um grupo de pessoas compartilham praticas comuns, são independentes, tomam decisões em conjunto; se identificam como lago maior que a soma de suas relações individuais, e fazem um compromisso de longo prazo com o bem estar(seu próprio, um do outro e do grupo).

Esta ferramenta é utilizada como meio de comunicação e troca de informações entre professores, educadores e estudantes. O orkut é um portal de rede social, na qual pessoas se cadastram mediante o convite de um amigo, formando uma rede de contatos interligada por pessoas que se conhecem entre si.
O grau de interação envolvido nesse ambiente virtual é elevado, motivador e instigante, o acesso é feito diariamente de 1 a 3 vezes pelos usuários.
Cada vez mais os professores precisam se apropriar de tais tecnologias e ferramentas para proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais aberta onde o conhecimento passa a ser construído através da interação por interesse compartilhado e de forma colaborativa.
Alem da rede de amigos e relacionamentos, o Orkut conta com as comunidades virtuais que soma mais de 140 mil, divididas em 28 temas como arte, moda, política, religião, música, comida, educação, esporte. Qualquer usuário pode criar uma comunidade ou se ligar a quantas quiser, desde que receba a aprovação de ingresso pelo criador.
Esta grande abrangência nos variados temas, a troca de informações, a facilidade no manuseio e a alta interligação entre os usuários fazem do Orkut um a ferramenta popular e de sucesso entre jovens e adultos.
O aspecto lúdico através da diversão, descontração e espontaneidade faz com que o Orkut não seja visto também como um ambiente de aprendizagem e sim como um ambiente de relacionamento pelos usuários, porém muitos passam a construir conhecimento por meio de recados (scrap) e ou pela discussão gerada pelas comunidades virtuais.
Como aborda Lévy (1999, p.30)
Na era do conhecimento, deixar de reconhecer o outro em sua inteligência é recusar-lhe sua verdadeira identidade social. Em contra partida, quando valorizamos o outro de acordo com o leque variado de seus saberes, permitimos que se identifique de um modo novo e positivo, contribuímos para mobilizá-lo, para desenvolver nele sentimentos de reconhecimento que facilitarão a implicação subjetiva de outras pessoas em projetos coletivos.

Nessa perspectiva de uso, a educação deve entender que as ferramentas virtuais objetivam a interação colaborativa entre alunos-alunos, alunos professores, e professores-professores.
Fernandes (2004) afirma que encarar a tecnologia digital não é uma opção. A revolução da informação é um processo sem retorno.
A apropriação das TIC pelos professores é necessária para promover e mediar debates, discussões, registros on-line entre os alunos, onde a opinião de cada um tem extrema importância para os projetos, como compartilhar o que realmente são e viver coletivamente.
O computador deve ser visto como um recurso para a aprendizagem colaborativa. O computador ajuda os alunos a comunicar e colaborar em atividades comuns, fornecendo também um prestimoso auxílio nos processos de coordenação e organização de atividades. Este papel de mediador enfatiza as possibilidades de usar o computador não somente como uma ferramenta individual. Assim a interação social denota a importância da relação entre indivíduos e ambiente na construção dos processos psicológicos, ou seja, o aluno ativo no seu próprio processo de conhecimento pode levar a novas perspectivas de analise do problema e, conseqüentemente, a capacidade de criar novas soluções. Com isso, pode-se buscar um ensino de relação a partir das atividades coletivas e sociais como um desafio para a construção do conhecimento.

CONCLUSÃO

De acordo com o que foi explicito, pode-se acrescentar que diante de tantas mudanças e desafios, o educador precisa ampliar sua visão frenta a educação contemporânea e aos seus conhecimentos, não só conteúdos curriculares, como também na sua metodologia de ensino. Isso não significa dizer que o porfessor precisa deixar de lado tudo o que aprendeu e aplicou na sua trajetória profissional, mas sim que ele precisa acrescentar algo maias na sua profissão.
O desafio moderno, a ser enfrentado pelos professores, consiste em entender que a tecnologia, com todas as suas possibilidades e técnicas, fortalece o sistema educacional e aponta para a uma nova sociedade.
Visto que é sábio dizer que a Internet e seus websites abrem novos horizontes para o processo educativo e Poe em cheque todo o processo formal de ensino que vigora até então.
Neste contexto, conclui-se que, os websites como ferramenta educacional, devem ser considerados um excelente colaborador. São múltiplos os índices de conceitos e estratégias por este estudo de que a introdução das TIC na prática escolar, quando mediada pelo trabalho colaborativo e reflexivo de um grupo, pode efetivamente desencadear um processo de mudança de cultura docente e da cultura educando, com o objetivo de melhorar o processo de ensino aprendizagem no âmbito educacional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARANHA, Maria Lúcia. História da educação. São Paulo: Moderna, 1996.
FERNANDES, Natal L. Professores e computadores: navegar é preciso. Porto Alegre: Mediação, 2004.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GRAVÁN, P. R., La flexibilización de los esapcios de aprendizaje a través de entornos de trabajo colaborativos telemáticos. III Congresso Internacional Virtual de educación, 2003. (CIVE 2003). Disponível em: http://www.cibereduca.com. Acesso em: 10/09/06.
GUTTIERREZ, Suzana S. O fenômeno dos weblogs: as possibilidades trazidas por uma tecnologia de publicação na internet. Revista Informática na Educação: teoria e prática. Porto Alegre. V. 6, n.1, p.87-100, Jan a jun 2003.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1999.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: editora 34,1999.
MARCUSHI, Luiz A; XAVIER, Antonio C. (org). Hipertexto e gênero digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: novos cenários de aprendizagem e formação de professores. In: OLIVEIRA, M. (org). Reflexões sobre conhecimento e educação. Maceió: Edufal, 2000.
MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Informática educativa: tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem. Maceió: NEAD/UFAL/2004.
MERCADO, Luis Paulo Leopoldo (org.). Vivências com aprendizagem na Internet. Maceió: Edufal, 2005.
MERCADO, Luis Paulo Leopoldo (org). Experiências com Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Maceió: Edufal, 2006.
MÓRAN, José M. Como utilizar a Internet na educação. São Paulo: Ciência da Informação. V.26 (2): 146-153. Maio ? Agosto 1997.
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para a sala de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RHEINGOLD, H. The virtual vommunity; homeseading on the eletronic frontier. Harper Perennial Paperback In USA, 1993. Disponível em: http://well.com/user/hlr/vcbook/index.html. Acesso em: 10/09/06
SILVA, Marco (org). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.
STANTON, Michael. As bibliotecas no tempo da Internet. Disponível em: WWW.unirede.br/infsecopiniao.html. Acesso: 02/07/01.