A CONTRIBUIÇÃO DAs MATRIZes PARA A EDUCAÇÃO

Profº Raul Enrique Cuore Cuore

Resumo

A contribuição da matriz para a educação é, de fato, uma realidade, já que esta se faz presente em praticamente todos os campos da ciência e comunicação no dia-a-dia, fazendo parte da formação do individuo.

Palavras-chave: Educação; Matriz; Tabela.

1      introdução

No cotidiano, encontramos praticamente em qualquer lugar as matrizes sendo utilizadas nos mais diversos meios de comunicação. Se pararmos para observar vamos vê-la inserida nos meios de comunicação até numa simples pesquisa de opinião.

 Sem duvida, ao estar presente nas nossas vidas com esta intensidade, a matriz fará parte importante na coleta de dados para a formação de opinião do individuo.

2      DEFINIÇÃO DE MATRIZ

Segundo Giovanni (2002) “As matrizes são tabelas de números reais utilizadas em quase os ramos da ciência e engenharia”.

As matrizes estão presentes no dia-a-dia das pessoas, sendo usadas, por exemplo; em tabelas comparativas de preços, para demonstrar oscilações no mercado financeiro, promoções em geral, enfim na mídia como um todo.

É possível dizer que varias operações realizadas por cérebros eletrônicos como os computadores são fundamentadas nas matrizes, sendo estas utilizadas largamente na estatística, economia, física e nos mais diversos campos da ciência.

Podemos tomar como exemplo o aplicativo Microsoft Excel, planilha eletrônica que faz parte da suíte Microsoft Office da Microsoft Company, que é baseado totalmente em matrizes e a que se tornou um programa muito popular entre as empresas.

3      CONTRIBUIÇÕES Das matrizeS PARA A educação

Na Educação como um todo as matrizes também estão presentes. No que diz respeito à organização da Escola elas se fazem presentes através de quadros comparativos de desempenho escolar, assim como tabelas que visam alcançar determinados objetivos pedagógicos.

As matrizes tornam-se material obrigatório de consulta e/ou instrumento de medição de desempenho da instituição escolar.

No âmbito do ensino propriamente dito as matrizes desempenham um papel fundamental na formação do aluno, este é provocado a desenvolver seu raciocínio lógico e seu senso de organização confrontado com os problemas que envolvem as matrizes.

No contato cotidiano com a informática, o aluno também se confrontará com as matrizes, e daí a importância de incentivar o contato e o entendimento desta matéria, pois a informática faz parte da realidade do aluno na atualidade.

4      Conclusão

É necessário colocar mais empenho por parte da Escola no ensino das matrizes, e deste modo, desmistifica-las tirando delas o rotulo de matéria complicada.

Poderão ser dados exemplos do vasto uso das matrizes no cotidiano das pessoas, consequentemente o aluno poderá compreender, com maior clareza, a imensa gama de aplicações que esta matéria matemática nos proporciona.

5      referências

GIOVANNI, José Rui. Matemática Completa. São Paulo: FTD, 2002.160p.