A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES RECREATIVAS PARA A

QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO


THE CONTRIBUTION OF RECREATIONAL ACTIVITIES FOR THE

QUALITY OF LIFE OF ELDERLY



Ana Flávia Bernardes¹

Ana Gabriela Silva Lopes¹

Bruna Viana Dos Santos¹
Gerlane Rocha Santos¹

Hellen Aparecida Guimarães¹
Jéssica Poltronieri Salim¹

Ana Paula Barbosa ²

 

Resumo:

 

A terceira idade é um período que pode ser caracterizado por reconhecimentos e transformações, considerando as individualidades de cada um. A atividade mental contínua ajuda a manter o desempenho em nível elevado, quer essa atividade envolva leitura, conversação, palavras cruzadas, bridge ou xadrez, quer envolva voltar a estudar. Neste artigo, buscou-se a verificação e observação das influências das atividades recreativas para a vida dos idosos, visando à socialização e alterações benéficas, promovendo assim uma integração entre o biológico, o psíquico e o social da pessoa idosa.

Palavras- chave: Terceira Idade, Atividades Recreativas, Atividade Mental.


Abstract:

 

The third age is a period that can be characterized by acknowledgments and transformations, considering the individuality of each. A continuous mental activity helps maintain performance at a high level, whether this activity involves reading, speaking, crossword puzzles, bridge or chess, whether it involves going back to school. In this article, we sought to verify and observe the influence of recreational activities for the life of older people, aiming at socialization and beneficial changes, thus promoting integration between the biological, psychic and social factors of the elderly.

 

Keywords: Elderly, Recreational Activities, Mental Activity.

 

¹ Alunas do 4° semestre N do curso de Psicologia da Universidade de Franca (SP).

² Professora Orientadora do Projeto, Psicóloga, Especialista em Didática, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Serviço Social pela UNESP de Franca (SP).

 

 

Introdução

Segundo Papalia (2006), na sociedade complexa da atualidade, a necessidade de educação nunca termina. (3)

A atividade mental contínua ajuda a manter o desempenho em nível elevado, quer essa atividade envolva leitura, conversação, palavras cruzadas, bridge ou xadrez, quer envolva voltar a estudar.

Sendo assim pode-se dizer que os jogos e as atividades recreativas no Lar de Ofélia ajudam a manter o nível de elevação do desempenho dos idosos no contexto da Instituição. Para manter a mente em atividade é preciso que se mantenha o raciocínio e a memória em constante trabalho como são feito com esses indivíduos.

O objetivo dessa pesquisa foi o de verificar e observar as influências das atividades  recreativas para a vida dos idosos no Lar de Ofélia e analisar o que tais atividades trazem de positivo para a convivência entre eles dentro da Instituição.

Essa pesquisa se deu por trocas de aprendizagem, pois a Instituição contribuiu para a formação acadêmica das alunas do terceiro semestre noturno do curso de Psicologia da Universidade de Franca, por ter sido nosso primeiro contato com a pesquisa de campo, e para que ganhe experiências se tratando da observação de perto de como se dá a importância das atividades recreativas, o que trará a essas alunas uma aprendizagem detalhada sobre o tema e abrirá novos horizontes para trabalhos futuros se relacionados com pessoas na mesma fase da vida.

Além de trazer benefícios para as alunas, a pesquisa se torna interessante também para a Instituição que recebe a equipe pesquisadora, pois estes momentos podem contribuir para socialização/ interação uns com os outros, melhorando relacionamento, respeito, atividade prazerosa (auto-estima).


Referencial Teórico:

A terceira idade pode vir caracterizada por satisfações, alegrias, reconhecimentos, transformações e descobertas. Um envelhecimento saudável é assegurado por tudo que seja benéfico para o organismo: exercícios físicos, uma boa alimentação, ambiente harmonioso familiar, espaço para atividades prazerosas e de lazer, que automaticamente garantem uma melhor qualidade de vida, visando saúde e bem estar. Com seu maior reconhecimento, os idosos podem e devem manter uma vida ativa e contribuir para a sociedade.

As atividades recreativas propiciam momentos de interação social, lazer e descontração, de maneira prazerosa e satisfatória. Podem ser realizadas em qualquer faixa etária, e também auxiliam nas expressões de sentimentos, trabalham a autoestima, auxiliam muitos idosos em relação a problemas relacionados a saúde,  os tornando ativos e úteis, promovem o revigoramento, e vitaliza a todos.

Segundo Neri (1999) Uma boa qualidade devida na velhice não é um atributo do indivíduo biológico, psicológico ou social, nem uma responsabilidade individual, mas sim, um produto da interação entre pessoas em mudança, vivendo numa sociedade em mudança. (2)

As atividades recreativas transformam a vida desses idosos, de maneira integradora, moderada e diversificada, no âmbito coletivo. Pautada na longevidade, as atividades disseminam o bem estar, felicidade, e satisfação, que devem ser resgatados na terceira idade, condição fundamental para uma vida longa e saudável.

O envelhecimento é influenciado diretamente de acordo com as mudanças físicas, psicológicas e sociais do indivíduo. O trabalho na recreação com idosos deve considerar suas limitações e potencialidades, sendo realizadas de forma gradual, promovendo sempre a integração social, o afeto, com atividades que irão favorecer o grupo, respeitando as individualidades de cada um.

O resgate cultural aliado à recreação e constante movimento, são essenciais na manutenção de uma vida saudável. As dinâmicas de grupo, sendo diversificadas geram uma melhor adaptação ao meio, evidenciando a satisfação das necessidades físicas, emocionais, intelectuais e sociais.

Os resultados obtidos com a realização dessas atividades não beneficiam apenas os idosos envolvidos, mas também os profissionais que convivem diretamente com os mesmos.

 

Metodologia

O método utilizado nesta pesquisa foi o método dedutivo no qual buscamos através da observação e da análise do grupo de idosos na aplicação de dinâmicas de grupo das atividades recreativas, identificar no interior e exterior de cada idoso se houve influências para a qualidade de vida dos mesmos, ou seja, utilizamos deste método e teoria geral, para tornar mais claro individualmente as suas relações.

O método dedutivo, proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz que pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. Este raciocínio tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão. Usa o silogismo, construção lógica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, denominada de conclusão (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993). (1)


Porém, o método dedutivo alcança as particularidades, partindo do geral, na finalidade de explicitar o conteúdo das premissas.

Nessa pesquisa foi elaborado um questionário com 7 questões referentes ao tema “A Contribuição das Atividades Recreativas para a Qualidade de Vida do Idoso”, que foi aplicado e respondido prontamente por 6 idosos da ala masculina e 4 idosas da ala feminina da Instituição. Elaboramos também um questionário para o profissional da Fundação correspondendo também a 7 questões, visando sobre a contribuição do tema em questão.

Resultados e discussão

A análise foi realizada após a coleta dos dados para verificação das hipóteses levantadas, anteriormente.

Durante a pesquisa foram realizados questionários e entrevistas com os idosos participantes. Segue abaixo os resultados e a discussão.

Verificamos que 60% dos entrevistados acreditam que a prática das atividades recreativas proporcionam momentos de descontração e interação, e 50% afirmam ser mais evidentes momentos de lazer a extroversão com a aprendizagem obtida das dinâmicas aplicadas. Várias características individuais também foram ressaltadas ao longo da pesquisa. Os dados revelam que 70% dos entrevistados acreditam que o prazer se torna mais importante durante a realização das atividades; 60% afirmam uma melhora na auto-estima; 40% creêm ter mais alegria, porém o mesmo dado aponta dificuldades encontradas durante as tarefas e 10%  assumem utilizar de grande concentração e possuem incapacidades durante as dinâmicas.

Em relação à qualidade de vida, 80% acreditam que gera mais benefício à saúde mental durante a prática das atividades recreativas; 30% afirmam ser a interação social mais predominante, e 10% julgam um benefício maior na saúde física.

 

Observamos também através dos dados obtidos que ao longo do projeto 60% consideram que as atividades recreativas proporcionam um momento de reflexão em relação à suas vidas e 40% afirmam não passar por esse procedimento.

Foi constatado que ao praticar atividades recreativas se produz uma melhora em várias habilidades. Os dados obtidos mostram que 60% dos entrevistados acreditam em uma maior absorção de conhecimentos durante a realização das atividades; 50% creem em uma melhora na memorização; 40% assumem possuir mais benefícios para a concentração e 30% apostam em uma melhora na criatividade com a inovação nas práticas das dinâmicas.

Em relação aos problemas enfrentados pelos idosos antes do ingresso da Instituição, 10% afirmam sofrerem anteriormente de stress; 30% assumem ter passado por depressão e extrema ansiedade, e 60% dos entrevistados relatam sofrerem de outros problemas.

Em relação aos principais elementos que as atividades recreativas proporcionam foi constatado que 50% dos entrevistados acreditam que a prática das atividades recreativas proporcionam principalmente os elementos referentes à expressão de sentimentos e respeito às individualidades, e 30% afirmam ser o exercício da mente e o afeto são primordiais na realização das atividades.

Considerações finais

Podemos concluir que a contribuição da prática das atividades recreativas para a qualidade de vida do idoso é de significativa importância, visando à socialização e trazendo alterações benéficas, principalmente em relação ao estado mental da pessoa na terceira idade. O constante trabalho e exercício da mente promove uma vida saudável e satisfatória, assegurando a longevidade.

Como constatamos, as atividades recreativas proporcionam momentos de prazer, geram descontração, extroversão, de maneira harmoniosa, além de evidenciar uma melhora na autoestima e alegria, de forma saudável como são ocupadas suas horas de lazer, no combate à vida ociosa. Considerando as limitações fisiológicas dos idosos, muitos se retêm às dificuldades e, muitas vezes, incapacidades de realização das atividades. Mas através de um elaborado planejamento, procuramos tornar todos inclusos na devida participação das dinâmicas.

As dinâmicas de grupo foram realizadas no intuito de que os idosos mantenham cada vez mais uma vida ativa, com a redescoberta de suas competências e habilidades, que muitas vezes são esquecidas em meio às dificuldades enfrentadas por eles. Através de atividades diversificadas, moderadas e coletivas, em um processo gradual, observou-se a promoção de uma melhor interação entre eles, em um convívio pautado por bem-estar. As atividades recreativas evidenciam as capacidades dos idosos, gerando uma maior possibilidade de lidar com seus potenciais, atuando no meio social de maneira mais autônoma.

O trabalho desenvolvido pelo Lar de Ofélia motiva o idoso, com assistência médica e social dedicada a eles. Observamos durante o estágio, incentivo e atenção por parte dos profissionais, no resgate a cidadania, tornando-os ativos e úteis para uma vida plena e saudável.


Referências bibliográficas

(1) GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas,

1999.

 (2) NERI, A. L.; DEBERT, G. G. (Orgs.) Velhice e sociedade. Campinas, SP: Papirus, 1999

(3) PAPALIA, D.; OLDS, S.W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.