Desde que se têm notícias de mundo se houve falar da violência, o tema é objeto de estudo na maioria dos livros de Historia, Sociologia clássica e cientifica, indica que a sociedade e cheia de conflitos étnicos, políticos, ideológicos, mostra o homem travando lutas continuas em busca de territórios, alimento, água, fugindo do frio e calor, enfrentando lutas pela sobrevivência. A sociedade contemporânea também tenta justificar sua sobrevivência, enfrentando vários desafios, um deles é a extinção definitiva da violência, mais infelizmente o Estado como representante soberano só trata a violência de forma repressiva, principalmente quando os interesses comerciais capitalistas estão ameaçados, ai temos a interferência do poder público de em forma de repressão. Hoje o homem trava lutas continuas por espaços na sociedade para eternizar sua espécie, criando varias ideologias.

Podemos aqui manifestar e explicar vários tipos de violência seja ela de natureza política ou ideológica, neste mundo contemporâneo temos exemplos de: Guerra, conflitos étnicos, luta contra o terrorismo, luta contra o imperialismo e o capitalismo gerador de riquezas e provedor de desigualdades sociais, tais como: Miséria, falta de educação, saúde, saneamento e destruição infantil. Penso que não podemos ver a violência só na forma de guerras, mortes provocadas por assalto, crime passional, sequestro, acidentes de automóveis, confronto entre policiais e bandidos. Neste último temos ai um espetáculo de horrores visto de forma clara e violenta, mostrada ao vivo quase todos os dias pelas emissoras de rádio e televisão, de um lado o Estado mostrando o seu poder de fogo desorganizado, e do outro os fora da lei com armas de destruição poderosa exibindo seus instrumentos de ataque bélico para mostra a soberania do crime, tais como: fuzis que derruba helicóptero, submetralhadora capaz de atravessar paredes de concreto, bombas capaz de destruir carros blindados e fazendo um governo paralelo nas periferias e morros.

 Devemos enxerga-la com uma visão macro contemporânea, temos que observar todos os tipos de problemas vividos na saciedade capitalista geradora de misérias, moléstias e inquietações, que estão tirando o sossego da humanidade.

Podemos estudar melhor os tipos e as formas de preconceito e discriminação que leva o cidadão a usar insignificantemente o senso comum, com exemplos, “todo negro e bandido”, “todo mundo que mora na periferia e coitadinho ou marginal”,” todos nordestinos são violentos”, ‘os paraenses são índio ou papa chibé”, “baiano e preguiçoso”, esse tipos generalizado de violência preconceituosa separa as nossas culturas e cria uma intolerância, nascendo assim um novo tipo de segregação.

 Temos que apagar esses preconceitos de nossa sociedade, por isso se faz necessário aprofundar os estudos em fatos evidentes como: O que leva uma criança roubar, o que faz um jovem a matar várias meninas e meninos em uma escola, por que as crianças sofrem abusos, são violentadas e sequestradas? Por que existe tráfico humano, tráfico de drogas? O que leva uma pessoa usar drogas consideradas ilegais, por que há mais negros presos do que brancos? Por que se vende tanto cigarro no mundo sabendo que quimicamente ele é nocivo pela sua composição de Nicotina, Monóxido de Carbono e biologicamente condena fumante passivo e ativo à morte, por: Enfisema pulmonar, infarto, câncer de pulmão e laringe? Por que não se investe em politicas públicas? Estes questionamentos nos revela falta de investimento em todos os setores da sociedade principalmente na educação, segurança e saúde, tudo isso revela á ausência do poder público e a falta de compromisso com a sociedade.

Hoje se perde muitas vidas por falta de investimento na população em geral, tem muita gente morrendo nas filas dos hospitais, em busca da quilo que é de direito, que é a saúde e o bem estar, e o pior de tudo seres humanos morrendo por fata de atendimento, desidratação, dengue, leptospirose, pneumonia, malária e febre amarela. Existe hospitais públicos aqui na América latina que escolhe o paciente que deve viver ou morrer, fazendo seleção de pessoas. Não é culpa do profissional de saúde, mais sim de um sistema precário de Saúde pública, que além de não dá condição de trabalho, segurança e remuneração digna para os profissionais de saúde, conta ainda com a falta de estrutura física e poucos profissionais capacitados, hospitais sem condição de funcionamento, unidades de terapia intensiva superlotada, exemplo disso é uma doença chamada de malária que atinge quase toda região sul do Pará mata de forma violenta a população ribeirinha e comunidades das tribos indígena deixando sequelas irreparáveis na sociedade.

Há População inteira sendo vitima da ganância do desmatamento exacerbado e das madeireiras capitalista, dos pecuaristas do setor agroindustrial, e dos donos das mineradoras, que por onde passam deixam rastro de destruição e de doenças, condenando a população local a viver sem condição de sustentabilidade, habitabilidade e sem perspectivas de vida. Hoje em pleno século XXI, é inaceitável ver tantas pessoas morrendo de Malária, Dengue Hemorrágica, Febre Amarela e o pior de tudo de fome, principalmente no continente Africano, que é fruto de uma política imperialista e de regimes ditatoriais, que querem permanecer no poder a qualquer custo, e usam a população sedenta por alimento para arrecadar recurso dos outros Países desenvolvidos para ostentar suas luxuria, riqueza e pandegas imorais, por outra lado vamos ter a retirada de forma violenta dos minérios de ouro, ferro, carvão e diamantes do solo deste continente tão fértil.  Violência  que é produzida exclusivamente pelos países de primeiro mundo, juntando os conflitos étnicos e a exploração da mão de obra barata, e condições de trabalho semelhante ao trabalho escravo. Temos ai um povo sofrido que enfrenta varias guerras preconceituosa, que produz verdadeira carnificina, população inteira sendo destruída por doenças produzida pela miséria absoluta como exemplos: AIDS, epidemias de dengue, malária, cólera, febre tifoide, leptospirose e sequelas das guerras imperialista em alguns países com: Serra Leoa, Etiópia, Republica do Congo, Somália e outros. É o pior de tudo o mundo só distribui alimento com conotação sensacionalista e de forma rústica sem controle, às vezes são jogado de avião devido às guerras em algumas regiões, diga se de passagem a guerra de poder, do poder de ter o petróleo e as riquezas econômicas dos países miseráveis.

Não se busca uma forma de eliminar as desigualdades existentes, não se gera emprego, renda e capacitação para uma população sofrida, o mundo não faz nada para diminuir o estrago que deixou neste continente, que no inicio passou por um processo de escravidão, tráfico de negros, do século XVI ao século XIX foram duramente castigados pela colonização dos seus territórios, principalmente pelos países enlouquecidos por riquezas.

Trazendo a discursão para América latina vamos encontra também a falta de democracia, grupos de guerrilha que se fundamentando com uma “ideologia libertadora”, dando apoio ao tráfico de droga para manter seu exercito, governantes autoritários e corruptos, desvio de verba e enriquecimento ilícito, principalmente no Brasil que também vamos encontrar milícias armada fazendo o poder paralelo e assumindo o papel do Estado comandando comunidades carentes vitimas do abandono do poder público, milícias que dão proteção ao tráfico de drogas e as jogatinas ilegais, Presídios superlotados de jovens, nestes presídios iremos encontra o absurdo a inércia de um sistema falido que fere os direitos humanos e o respeito à vida, neste mundo do cárcere privado vamos encontrar outra forma de violência, como exemplos: Ineficácia do Estado, permitindo a entrada de adolescentes que são levada por aliciadores para sofrer abuso sexual. No presidio do Pará uma menina de quinze anos presa com 20 homens sofrendo todos os tipos de abusos durante um mês em Abaetetuba (PA), uma falha grotesca do judiciário, estas matéria foram destaque nos jornais de quase todo mundo).

            Que tipo de punição que é dada para população carcerária? Sendo homens e mulheres vivendo em condições de insalubridade desumana, sistema que não capacita os presos para a vida em liberdade, não inclui no contexto social, não evolui, não gera emprego e renda, não dá oportunidade e condição digna de habitabilidade e sustentabilidade e ainda exclui por total os seres humanos, quando livre ficam condenados pelo preconceito, discriminação, exclusão e falta de oportunidade.

Por outro lado vamos ter uma mídia sensacionalista que se alimenta e vive noticias torpe e absurdas, estampada na primeira página dos principais jornais burgueses, mostrando as formas mais violentas das invasões dos morros, assassinatos e corpos dilacerados, divulgando cenas violentas apenas para atrair o alvo, que é a população carente de justiça social, que tem seu aparelho de TV ligado nos tele jornais e novelas e Reality show que apelam pelo erotismo. Neste contexto iremos encontrar apresentadores formadores de opinião, fazendo apologia a pena de morte de forma escancarada e expressando ideia radicais ferindo os bons costumes é princípios éticos da família brasileira.

            Mídias trabalhadas para vender sem se preocupar com a qualidade e com o bom gosto do consumidor, propaganda que vive a custa da alienação do povo, principalmente quando nos somos impressionados por comercias de produtos produzido para um público jovem e infantil, atingindo as mentes das crianças que não tem um senso crítico, e deseja de forma inocente um brinquedo apresentado pela propaganda mentirosas, que promete revolucionar a vida da criança são brinquedos do: Max Steel, Bem 10, Hot Wheels, Barbe, Jogos da Pucca, as meninas Superpoderosas, brinquedos que na propaganda de televisão apresenta-se com conotação real e até dá impressão que se comunicam igual aos seres humanos, se deslocam de forma flexível executando todos os movimentos anatômicos. Um engano propositado para impressionar o público alvo, brinquedos que não tem um fundo pedagógico e educativo, com preços altos, fora da realidade da família brasileira, forçando os Pais sofrer sem ter condição de comprar.

Também nesta mesma mídia iremos encontrar propaganda de Bebidas associada a mulheres bonitas e sensuais, praia, e prática esportiva. Por outro lado a ideologia consumista está em alta na sociedade contemporânea. A mídia se utiliza muito do senso comum, e da despolitização do cidadão e da formação de opinião, não levando em consideração a família que está absorvendo a noticias de forma exagerada, violenta e desprovida da verdade. Não estamos discutindo nenhum tipo de cesura em relação da mídia falada, escrita para televisiva, pois isto não é papel do sociólogo, sustentar a volta da censura, pois foi sociólogos, professores, estudante, jornalistas e toda sociedade civil que entoou o grito de liberdade pedindo o fim da censura no período da ditadura militar, o que estamos discutindo é o direito da informação sem agredir a liberdade de pensamento e opinião.