RESUMO 

Este trabalho tem como objetivo conhecer a importância dos jogos, brincadeiras e a ludicidade no âmbito da educação infantil, como é imprescindível a formação qualificada dos professores que atuam com elas, tendo melhor visão da importância do brincar no universo infantil, que através de atividades lúdicas estabelecem uma interação entre o aprender e conhecer de forma prazerosa, que auxiliam no seu desenvolvimento e aprendizagem, e o quanto a criança pode avançar mediante aos aspectos cognitivos e sociais através das brincadeiras. E conhecer sobre da história da educação infantil que passou por mudanças no cenário educacional para melhorar o atendimento a criança pequena. 

Palavras-chave: Ludicidade, jogos e brincadeiras, Educação Infantil. 

INTRODUÇÃO 

Os jogos e brincadeiras fazem parte do cotidiano é parte inerente da vida de qualquer criança. A compreensão de que o lúdico pode ser utilizado como um instrumento facilitador do processo ensino e aprendizagem e, também como um recurso auxiliar para o professor (a) melhorar os resultados de seu trabalho.

A partir da curiosidade sobre esse assunto surgiu o interesse e da necessidade de conhecer e perceber essa ferramenta no processo pedagógico no âmbito da Educação Infantil. Por isso desenvolveu o tema: contribuição da ludicidade na educação infantil. E por meio deste trabalho constatar de como as crianças assimilam as várias maneiras de lidar com a ludicidade, os jogos e brincadeiras. A partir da inserção do lúdico observar as crianças e como elas participam das atividades propostas, e como assimilam os jogos e brincadeiras respeitando sua capacidade, habilidade e criatividade. A proposta deste trabalho é de emergir no mundo infantil para estabelecer um canal entre a criança e o lúdico e utilizá-lo como um instrumento promotor e facilitador do processo ensino e aprendizagem.