Autores:
Larissa Cristina dos Santos Gonçalves *¹
Jessica Fernanda Nascimento Pasquim *¹
Milena Dutra Ferreira *¹

Orientadora:

Ana Paula Barbosa *²

INTRODUÇÂO

Buscar qualidade de vida tornou-se uma meta para o ser humano. O envelhecimento saudável tem sido o foco de muitas discussões entre profissionais da saúde que sempre trazem novas ferramentas para a promoção da qualidade de vida na terceira idade para que ocorra de forma saudável e natural.

A expectativa de vida nas últimas décadas vem crescendo, prova disso é a participação de idosos com 75 anos ou mais no total da população. Há uma escassez de estudos sobre os benefícios da dança para a terceira idade apesar do senso comum apontar nesta direção. Para Witter (2006, p.23) para que o idoso tenha continuidade em seu desenvolvimento e supere as dificuldades biopsicossociais inerentes à velhice, o idoso precisa estar envolvido em diversas tarefas entre as quais, explícita ou implicitamente, esteja relacionado com o lazer. 

OBJETIVOS 

O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico sobre a questão da qualidade de vida, com o foco na dança. Para tanto, promovemos atividades de dança adaptada para os idosos do Lar São Vicente de Paula, localizado na cidade de Ipuã (SP) entre os dias 17/03/2012 à 12/05/2012. 

METODOLOGIA 

Para verificar quais foram às contribuições da dança adaptada para aquele grupo foram usados diversos métodos: observação, questionário e entrevista. O número de participantes foi de 10 idosos. 

RESULTADOS 

Com o desenvolvimento do projeto de dança adaptada, realizado no Lar São Vicente de Paula, observa-se grande aceitação dos idosos perante as atividades de dança.

Segundo Witter (2006; p.23), é necessário que o idoso se envolva em diversas atividades para que a sua qualidade de vida melhore. Portanto, avalia-se como positiva as contribuições da dança adaptada para os idosos, fato este observado também pelos cuidadores dos mesmos. Conclui-se então que a aplicação da dança contribui de forma benéfica para os idosos e além disso complementa a formação acadêmica de quem aplica.

PALAVRAS-CHAVE: Idosos; Dança adaptada; Terceira idade; Dança.

______________________

*1 Alunos do Curso de Psicologia da Universidade de Franca - São Paulo cursando o 4º semestre "N" na Disciplina de Laboratório de Pesquisa II.

* 2 Orientadora do Projeto, Docente da Universidade de Franca Especialista em Didática, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Doutora em Serviço Social pela Unesp de Franca São Paulo.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

WITTER, G. P., (Org). ENVELHECIMENTO: REFERENCIAIS TEÓRICOS E PESQUISAS. Campinas, SP: Alínea, 2006.