BRUNO SIQUEIRA FURTUNATO SILVA

GEOVANIO VICENTE DE LIMA

JHONATAN RODRIGUES SANTOS

KAROLINE DE MELO BORGES

A CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A TERCEIRA IDADE

Artigo apresentado ao curso de Educação Física do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, Goiás, como requisito para a obtenção de pontuação.Orientador: Professor Esp. Marcello Pasenike Rocha.

Itumbiara

2017

RESUMO

Neste estudo a temática apresentada foi sobre a contribuição da atividade física para a terceira idade, sendo que a problemática foi embasada em conferir qual a contribuição da atividade física para a terceira idade. Além de se averiguar o que é atividade física e o que é terceira idade, identificar quais as principais patologias e dificuldades encontradas na terceira idade e apontar os benefícios que a pratica de atividade física proporciona a faixa etária estudada em questão e ainda verificar quais atividades físicas são mais indicadas para a terceira idade como hidroginástica, caminhada, musculação e atividades recreativas apontando os ganhos obtidos através de sua prática, adquirindo respostas para estas indagações em forma de pesquisa bibliográfica. Após a avaliação e estudo dos autores e averiguadas as propostas, pode ser definido que atividade física é todo movimento produzido pelos músculos esqueléticos com gasto calórico acima dos níveis de repouso e que a terceira idade tem em números seu início aos 60 anos, mas essa condição no aspecto físico varia de acordo com o estilo de vida de cada indivíduo. A atividade física tem a capacidade de prevenir, atenuar e auxiliar no tratamento das patologias características da terceira idade, que em sua maioria são cardiovasculares, cardiorrespiratórias e músculo esqueléticas. Assim nesta direção de estudo, sobre a temática em questão, pode se colocar que os objetivos foram atingidos, com o intuito de conscientizar os integrantes da terceira idade que a prática de atividade física proporciona diversos benefícios físicos e psicológicos e proporciona uma melhor qualidade de vida. 

Palavras chave: Terceira idade. Atividade física. Qualidade de vida.

INTRODUÇÃO

Atividade física é todo movimento que executado de forma voluntária pelo corpo tem como resultado um gasto energético acima dos níveis de repouso, atribuídos por atividades do cotidiano e por exercícios físicos. É um comportamento intrínseco do ser humano com características biológicas e sócio culturais. No campo de atuação do educador físico durante a atividade física os movimentos devem ser trabalhados em sua totalidade e serem executados em diferentes formas, seja em desportos, exercícios físicos, atividade laboral, exercícios compensatórios, entre outros movimentos corporais (CREF1, 2008).

A atividade física é uma das principais opções para quem deseja ter uma vida saudável diante da correria dos dias atuais. A população de todo o mundo vem assimilando esse fato. Nesse momento faz-se importante o papel do profissional de educação física que deve participar dessa conscientização. O educador físico deve elaborar as atividades de forma individual atendendo as necessidades para a saúde do indivíduo de acordo com suas particularidades. Nessa busca da sociedade pela saúde o educador físico é fundamental em todas as áreas e locais de atuação, como academias, piscinas, aulas de danças, etc. (CONFEF, 2004).

Segundo Matos (2012) para fins de censo demográfico, para a organização mundial de saúde (OMS), e para a política nacional do idoso, são considerados idosos todos aqueles indivíduos que possuem 60 anos ou mais.

A população com 60 anos ou mais no ano 2000 era de 600 milhões, três vezes mais que em 1950. Em 2009 já eram 700 milhões de idosos, a estimativa é que no ano de 2050 serão 2 bilhões, três vezes maior em 40 anos (UNITED NATION, 2010).

Fazer parte de um grupo de atividade física é muito benéfico para quem está na terceira idade, pois a integração proporcionada por essas atividades deixa o papel desse individuo dentro da normalidade na sociedade (MATSUDO,MATSUDO, NETO, 2001).

Tribess e Júnior (2005) citam que para a prescrição de exercícios devem ser observados cinco componentes essenciais, a modalidade apropriada, intensidade, duração, frequência, e progressão da atividade física. Afirmam ainda que estes fatores devem ser aplicados para todas as idades e capacidades funcionais independente de fatores de riscos ou doenças, porém para idosos é recomendado alguns cuidados devido a ampla variação dos níveis de saúde e aptidão física destes indivíduos.

O Educador físico deve saber mais do que técnica e métodos de trabalho, ele deverá reconhecer as diferenças fisiológicas e patológicas do processo de envelhecimento para estar apto a lidar com um público tão específico como o da terceira idade (CONFEF, 2011).

Considerando o exposto anterior, percebe-se a relevância do estudo e para o desenvolvimento da pesquisa a necessidade de um vasto embasamento científico para atender os questionamentos propostos.

A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de propor o seguinte tema: a contribuição da atividade física para a terceira idade. A partir desta temática foram identificados os fatores inerentes à pesquisa, conceitos, características, necessidades e formas que a atividade física contribui para o grupo em questão.

A partir das definições e conceitos expostos acima sobre atividade física, dos benefícios que essa prática proporciona para a terceira idade e o evidente aumento na população dessa faixa etária, a problemática do presente estudo tem o intuito de responder: Qual a contribuição da atividade física para a terceira idade? E tem como objetivo geral: Identificar qual a contribuição da atividade física para terceira idade. Tendo também como objetivos específicos: Apontar as patologias e dificuldades que afetam um indivíduo na terceira idade; verificar em que aspectos a atividade física contribui para a terceira idade; E identificar as principais atividades físicas indicadas para a terceira idade.

Assim, como relevância social, evidencia-se a importância da prática da atividade física como fator inclusivo socialmente, como prevenção de patologias, como forma de atenuar doenças crônicas e também a influência dessa prática na qualidade de vida e na independência do idoso.

Ao que se refere a relevância científica, este estudo irá oferecer aos profissionais de Educação Física um conhecimento mais aprofundado sobre a temática em questão, auxiliar em pesquisas, e ainda atentar os educadores físicos a demanda desta classe que passa por um crescimento acelerado em sua população e suas particularidades que irão exigir bastante conhecimento, preparo e versatilidade do profissional.

Tendo como hipótese que a atividade física contribui não apenas com o físico, mas também em aspectos sociais e emocionais e que a prática contínua da mesma pode contribuir na harmonia destes fatores, influenciando diretamente na qualidade de vida das pessoas na terceira idade.

O referencial teórico do presente trabalho procurou identificar primeiramente o que é atividade física e o que é terceira idade, e em seguida apontar as principais patologias e dificuldades que atingem a terceira idade. Partindo em seguida, onde irá identificar a contribuição e os benefícios que a atividade física traz e quais as atividades físicas mais indicadas para a terceira idade.