A globalização, termo utilizado para designar um crescente processo no fluxo do dinheiro,das pessoas,dos coisas(mercadorias),e da informação(conhecimento).Transformando a superfície do planeta em um espaço cada vez mais "unitário".
Se olhar ao meu redor e em minha vida, posso ver o reflexo dela em grande parte das coisas, como na minha página do orkut ou twitter tornando a informação mais rápida.Ou no meu carro com peças produzidas no mundo inteiro e montado no Rio de janeiro- interdependência do comércio. Como também nas crises na crise dos EUA e mais recentemente da Grécia, que afetam todos os países e não apenas onde ela se originou.
No âmbito econômico, pode-se dizer que a globalização criou novos padrões de comércio, investimentos, produção e empreendedorismo, esses padrões foram mais incorporados após a industrialização dos países ricos e mais intensificados com a industrialização dos países emergentes. Na qual o principal foco era a busca de novos mercados consumidores, mão-de-obra e matéria-prima barata. Não houve uma preocupação com o desenvolvimento do país e sim busca pela maximização do lucro. E mais visto hoje com a febre das transnacionais que faz crescer o privado, as custas da população e do Estado,e vale salientar que grande parte da riqueza construída pelos trabalhadores não fica em seu pais,e sim para as filiais nos países ricos, aumentando ainda mais seu poder.
Com isso a globalização aumenta mais o abismo social entre países ricos e pobres, enfraquecendo as organizações dos trabalhadores e alimenta sentimentos xenófobos com a imigração e racistas contra imigrantes de países pobres em busca de empregos.
Contudo, vê-se que a aparente igualdade dos povos diante maior proximidade de todos os países com a expansão dos meios de comunicação e sobretudo da internet, proporcionado pela globalização e mesma q segrega países ricos e pobres do mundo essa pra mim é grande contradição do mundo atual.