1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade que antes era considerada apenas, como um relato escrito das transações efetuadas por uma empresa, integra hoje, um setor muito importante do conhecimento e não esgota, em si, todas as informações necessárias à tomada de decisões, mas dispõe de recursos que lhe permitem registrar dados, levantar posições e apresentar demonstrações de resultado da gestão das entidades, passou também a ser vista como um instrumento a serviço da administração e, para tal, necessita adaptar-se às suas necessidades.
Independentemente da data exata da descoberta dos primeiros fatos ou registros contábeis, verifica-se que desde os primórdios o homem objetiva buscar de alguma forma, algum conhecimento que pudessem atender as suas necessidades da época (...). (HENDRIKSEN, VAN BREDA, 1999).
Com a expansão do comércio a função contábil foi ampliada, passando a abranger o fornecimento das informações financeiras das empresas aos credores, no momento da solicitação de um empréstimo ou financiamento das atividades das empresas. Com o elevado crescimento da indústria e o aparecimento das grandes sociedades, a função contábil foi ainda mais ampliada, como meio de relatar os resultados da administração aos proprietários e seus acionistas.
Sendo cada vez mais difícil a tomada de decisões nos negócios, e o controle de informações complexas em grande fluxo diariamente, a contabilidade vem sendo utilizada como ferramenta no controle e na tomada de decisões por parte da gestão. Desta forma, o presente estudo disserta sobre a contabilidade e seus objetivos, e de quais formas pode ser utilizada como ferramenta no controle e na tomada de decisões por parte dos administradores das empresas do ramo comercial.