Trabalho elaborado por Elisângela Cristina de Souza Campos, Lorena Lopes Parreiras, Romelho Marques de Souza eTiago Souto de Oliveira, do 6º período do Curso de Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Representando o setor econômico que mais contribui para a formação do PIB e para balança comercial, o Agronegócio, também se destaca como um dos principais geradores de emprego e renda no Brasil. O país é considerado o “celeiro do mundo” quando se fala em abastecimento mundial de grãos e outros produtos agrícolas. Neste sentido, fica evidente uma maior necessidade de adoção de critérios contábeis que exprimam com transparência a posição patrimonial das organizações, haja vista a importância do segmento para a economia do país.

Ferramentas eficazes de planejamento, controle e gerenciamento empresarial são essenciais à manutenção e crescimento contínuos dos mais diversos segmentos de negócios. Em busca da maximização das riquezas e expansão das atividades, a Controladoria Financeira e a Contabilidade Gerencial ocupam papel de destaque, fornecendo informações relevantes da situação patrimonial atual da empresa e auxiliando os gestores e empresários, através do planejamento estratégico, a atingirem os objetivos.

O estabelecimento de Políticas Tributárias que caminhem em consonância com os objetivos traçados pela companhia, paralelamente à correta observância e aplicação das normas fiscais, contribuem significativamente para o alcance das metas estabelecidas, permitindo o aproveitamento dos benefícios tributários disponíveis e evitando possíveis incorreções frente às exigências tributárias.