Trabalho apresentado no 5º Período de Ciências Contábeis, na PUCMINAS, no ano de 2014 sobre 

A Contabilidade e o Terceiro Setor: Contribuições para uma gestão mais eficiente, estudo de Caso: Grupo Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.

Aida Kelly Cardoso
Daiana Correa Rodrigues
Schubert Francisco Salgado
Vagner Augusto Soares Mendes
Victor Ribeiro Alves Andrade

1. INTRODUÇÃO
A sociedade civil é dividida em três setores, sendo o primeiro setor formado pelo Governo, o segundo setor formado pelas empresas privadas e o terceiro setor que é formado pelas associações sem fins lucrativos.
O terceiro setor tenta prover serviços que o Estado não provê ou não consegue prover de maneira adequada, através de ações solidárias de relevante importância na sociedade. Ele é mantido com iniciativas privadas, com incentivos dos governos Federal, Estadual e Municipal, com repasse de verbas públicas, e têm como objetivo principal melhorar qualidade de vida de pessoas necessitadas, de animais, do meio ambiente e outros para contribuir para uma sociedade mais equilibrada e justa.
Em Belo Horizonte, na área da saúde, destaca-se o Grupo Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte que é composto pela Santa Casa BH, Hospital São Lucas, Centro de Especialidades Médicas Santa Casa BH, Instituto de Ensino e Pesquisa Santa Casa BH, Funerária Santa Casa BH, Instituto Geriátrico Afonso Pena e Laboratório Santa Casa BH Com 115 anos de existência, foi a primeira instituição de saúde instalada em Belo Horizonte e é considerada atualmente como um dos maiores grupo hospitalares do Brasil, com 1.085 leitos, atuando em 35 especialidades médicas.
(Santa Casa, 2013) Porém, desde 2011, a Santa Casa de Belo Horizonte apresenta acúmulo de déficits e uma dívida que totaliza de R$ 200 milhões em dezembro de 2013, provenientes de contratos como SUS que não são suficientes para cobrir o custo operacional da instituição, o que pode ocasionar o fechamento das instituições do grupo, como foi informada a possibilidade de fechamento da Maternidade Hilda Brandão.
O estado crítico das finanças da Entidade possui várias causas, desde a citada falta de repasses pelo Sistema único de Saúde até a falta de um sistema de gestão operacional e financeiro.
Neste contexto, a Contabilidade através dos controles gerenciais, de custos, de planejamento fiscal e tributário e de suas várias ferramentas gerenciais, pode contribuir para minimizar os problemas financeiros das instituições do Grupo Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e de entidades empresárias do terceiro setor, auxiliando-as de maneira significativa a atingir o seu objetivo fundamental que é melhorar qualidade de vida de pessoas necessitadas, de animais, do meio ambiente e outros para contribuir para uma sociedade mais equilibrada e justa.