O Terceiro Setor passou a ter papel fundamental e foi levado para a condição de principal parceiro do Estado nas políticas públicas da área social.     

Os profissionais da contabilidade têm, cada vez mais, o papel de demonstrar confiabilidade das empresas em diversos segmentos da economia brasileira, entre elas as instituições do terceiro setor.

“ Ao analisar o terceiro setor é possível observar a variedade de instituições presentes: organizações não governamentais , associações comunitárias, entidades filantrópicas e de assistência.” (ALMEIDA; ESPEJO, 2012).

“De natureza privada e finalidade pública, portanto sem visar o lucro, essas organizações não podem perder de vista a dimensão do humano e a dimensão sociocultural, mas têm de ser administradas com métodos atuais.” (VOLTOLINI, 2003).

“Mesmo se inserindo em um setor sem fins lucrativos, estas organizações precisam de administração contábil. Benefícios como doações, serviços voluntários e isenção de tributos podem se transformar em grandes problemas quando não há uma correta administração contábil.” (MARTINS; NERY, 2013).

“ Junto ao seu crescimento surge a necessidade de que estas Entidades demonstrem clareza em seus resultados obtidos. Mesmo com a visão voltada para o social, o Terceiro Setor também tem um processo econômico que precisa ser controlado e divulgado aos seus usuários das informações.” (LIMA, 2003).

A proposta requer expor a contabilidade como instrumento essencial  nas instituições do terceiro setor, através de orientação e acompanhamento com pessoas que lidam diretamente com a gestão dessas entidades, pretende-se contribuir para melhorar a compreensão quanto a importância da contabilidade na construção de uma boa gestão empresarial.