Introdução.

O presente Estudo traz a problemática de como deverá ser feito a contabilidade de empresas optantes pelo simples nacional e o papel do contador junto a essas empresas. Tem como objetivo geral investigar através de pesquisas bibliográficas as formas de tributação e a aplicação do Simples nacional na contabilidade de Micro empresas e Empresas de Porte que são optantes pelo Simples Nacional. Os objetivos específicos são:Detalhar através de demonstrações explicativas como são feitas as formas de tributação para o simples nacional; Conhecer as formas de melhorar e as vantagens por ser optante por esse regime de tributação de receitas; e Identificar através de outros impostos à simplificação do simples nacional junto a contabilidade de microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

A justificativa desse estudo, estar na significância do tema que é de vital importância para a contabilidade, as Microempresas e as Empresas de pequeno porte, pois reduz de forma considerada a carga tributária, favorecendo os empreendedores e o surgimento de novas e competitivas empresas.

A metodologia deste estudo está arraigada na pesquisa bibliográfica e documental as fontes de pesquisa são leis, leis complementares, livros, jornais, teses e dissertações postados na internet, existentes sobre um tema.

O seguinte artigo está dividida em 4 capítulos. O primeiro capítulo faz uma alusão à origem do Super Simples que era o simples federal essa primeira versão do Simples vigorou no período de 1º de janeiro de 1997 a 30 de junho de 2007, com a Lei 9317/96, trazia um tratamento diferenciado, simplificado e favorecido às microempresas e às empresas de pequeno porte, chamado Simples Federal ou Simples.

O segundo capítulo traz as principais definições do Super simples e quais impostos não incidem sobre esse imposto. O terceiro capítulo traz uma caracterização das Microempresas e empresas de pequeno porte.Eas Considerações Finais.