RESUMO

A Contabilidade vem passando, atualmente, por uma profunda transformação, sendo inserida cada vez mais dentro do ambiente de sistemas de informações financeiros e gerenciais. O papel da gestão vem ganhando espaço nas tomadas de decisão fornecendo segurança e eficaz nas atividades desenvolvidas. Com isso, a Contabilidade se destaca por ser fundamental na análise de dados e pode ser vista como um projeto estratégico que executa nas empresas um retrato real da situação na qual a empresa se encontra. O presente trabalho objetiva efetuar uma reflexão sobre os atuais desafios encontrados pelos profissionais da contabilidade do Brasil para evidenciar uma Demonstração Contábil que retrate a realidade das empresas e apresentar uma proposta para ampliar a capacidade informativa das Demonstrações Contábeis. No cenário atual se faz indispensável que a informação Contábil possua qualidade e credibilidade, independente das complexidades de atividades empresariais restrições tributárias que nos fazem deparar com críticas baseadas quanto à necessidade de seu aprimoramento.
PALAVRAS - CHAVES: Gestão. Cenário atual. Credibilidade.

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade é uma ciência em constante evolução, e o seu desenvolvimento é para satisfazer as necessidades dos seus usuários em determinado contexto histórico. "A Contabilidade nasceu com a civilização e jamais deixará de existir em decorrência dela; talvez, por isso, seus progressos quase sempre tenham coincido com aqueles que caracterizaram os da própria evolução do ser humano" (SÁ, 1997, 2
p. 15). Nos dias atuais a contabilidade se tornou peça fundamental nas empresas e necessita ser reajustada a todo o momento. Este cenário é decisivo para o sucesso da empresa que atua com um sistema de gestão inovador que permite a contribuição da atividade financeira no processo de criação de valor.
Entender o funcionamento de uma gestão contábil e financeira é compreender as decisões a serem tomadas pela empresa que irão impactar todas as transações realizadas pela empresa. Para que isso ocorra é necessário fornecer dados da área financeira com informações, visando capacitar uma organização para alcançar seus objetivos pelo uso eficiente. De acordo com Nagatsuka e Teles (2002, p. 1-2) afirmam "a contabilidade aprimorou-se de acordo com as necessidades de cada período histórico. O aparecimento da escrita, o surgimento da moeda [...] são marcos da nossa história que fizeram desencadear o desenvolvimento da ciência contábil".
A evolução da Contabilidade se deve a um conjunto de fatos que desencadearam a nossa história, por exemplo, o surgimento da moeda citados anteriormente, o aparecimento da escrita, para tanto ainda era necessário um manuscrito para dar continuidade a esse processo de evolução. Como é de costume, a necessidade promove a invenção, o caos na Europa causado pela rápida proliferação da peste negra, também contribuiu para que ocorresse e que fosse desencadeado o desenvolvimento da ciência contábil. O objetivo deste trabalho visa esclarecer a contabilidade gerencial e financeira dentro das finanças da empresa e de como ela analisa seus resultados nas tomadas de decisão atendendo às necessidades fundamentais do controle gerencial e financeiro.
As empresas em grande parte possuem uma gestão decidida no seu processo administrativo, mas falha, em sua estruturação. Sendo bem comum possuir conhecimentos administrativos e contábeis necessário para uma boa gestão e além de tudo tomam decisões sem o devido auxilio de um profissional da área contábil.
Diante disso, surge a seguinte questão: Qual a importância da Contabilidade e das finanças dentro de uma gestão empresarial na atualidade? A fim de responder esta questão traçou-se o seguinte objetivo geral: Demonstrar a importância da Contabilidade gerencial e financeira utilizada como ferramenta eficaz para a sobrevivência das empresas no cenário econômico atual.
A partir deste objetivo, os objetivos específicos são: Definir Contabilidade Gerencial e Financeira; mostrar como a Contabilidade pode ser primordial na fundamental para a empresa.
Perante o exposto acredita-se que, ao utilizar as ferramentas disponíveis da Contabilidade Gerencial e financeira, é fundamental, pois com sua aplicação às empresas tendem a uma melhor gestão, sendo possível a sua permanência em um cenário econômico cada dia mais competitivo.
Para a realização desse trabalho será utilizada fontes bibliográficas secundárias de autores nomeados que abordam o assunto em questão em seus estudos realizados por meios artigos científicos, internet e livros. Marconi e Lakatos (1996) mencionam que a característica da pesquisa por documentos é realizada por meio da coleta de dados e está restrita a documentos, escritos ou não.