A chamada Contabilidade Gerencial é umas das áreas disponibilizadas pela Ciência Contábil e é usada para auxiliar a tomada de decisões de uma empresa. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar informações sobre como a contabilidade pode influenciar na administração de uma empresa e de que maneira ela pode ajudar positivamente no controle e na tomada de decisões dentro das organizações. 

    A linha de pesquisa adotada foi a “Contabilidade como apoio à gestão de negócios”, com o objetivo de transmitir conhecimento e esclarecimento sobre o tema aos leitores. Serão abordados os conceitos básicos da área contábil, para a compreensão da atuação da contabilidade no mercado e as suas consequências, positivas e negativas, geradas sobre uma organização que leva em conta ou não as informações contábeis. Para melhor compreensão dos efeitos provocados nas organizações, foram utilizados balanços e demonstrações contábeis.

   Por fim, será apresentado o Estudo de Caso onde mostraremos as diferenças e semelhanças, da visão dos empresários e dos contadores, perante a qualidade, utilidade e benefícios que as informações contábeis podem fornecer à uma organização.