FACULDADE NOSSA CIDADE

Natali Silva Mendonça

 

 Disciplina: Consultoria em Recursos Humanos

Prof orientador: Lawton Benatti

 

A CONSULTORIA NA MOTIVAÇÃO E CLIMA ORGANIZACIONAL

 

Carapicuíba 2013



A CONSULTORIA NA MOTIVAÇÃO E CLIMA ORGANIZACIONAL 

            O texto a seguir pretende falar sobre o papel da consultoria em ambientes organizacionais onde a motivação dos funcionários está em declínio e o clima abalado. Falar sobre a motivação e o clima nas organizações é importante, pois a motivação é o que move os funcionários a se dedicarem ao seu trabalho, sem a motivação a produção diminui, o índice de absenteísmo e rotatividade aumenta e o clima da organização fica abalado. Geralmente os funcionários ficam contra seus gestores e todo o ambiente fica comprometido, nesses casos é muito importante a intervenção de um consultor onde ele vai analisar o caso, conhecer os verdadeiros motivos da desordem e recomendar itens que podem trazer melhorias para o ambiente.

            Quando um consultor é selecionado para analisar esses casos geralmente ele entra no ambiente desestruturado e começa a colher informações das quais são as reais causas do problema e começa a buscar soluções cabíveis para o caso.

            Em muitas situações o clima e a desmotivação habitam a organização quando os funcionários se sentem desvalorizados, quando as condições de trabalho são desagradáveis, quando a integração dos funcionários é precária ou por motivos pessoais. Isso vai causando atritos entre funcionário e organização sempre um culpando ou julgando o outro e é nesses casos que é necessário que um consultor analise o ocorrido, ele vai colher informações, conversar com gestores e funcionários vai desvendar quais os motivos da desordem, se é o salário, se é o trabalho exercido, se o gestor quem está causando essa desmotivação entre outros, existem muitos motivos para todo o distúrbio no ambiente, e para achar a solução o consultor vai localizar os fatos geradores e as causas onde ele vai criar soluções e dar recomendações para a melhoria.

            De acordo com Bergamini a desmotivação é causada, pois:

Cada vez mais as pessoas percebem que não são verdadeiramente valorizadas dentro das organizações onde atuam. Ou seja, os empregados vivenciam hoje mais insatisfação do que satisfação nas empresas onde trabalham. Assim sendo, por que deveriam então, comprometer-se com os interesses atuais e futuro das empresas, objetivos, novos desafios e a própria missão prevista para a organização? Como seria possível conciliar os interesses dos empregados com os das empresas, frequentemente no sentido de um comprometimento adicional, maior dedicação ao trabalho ou realização do trabalho dentro de novos padrões de qualidade ou produtividade? (BERGAMINI, 1997, p. 95)

Com base na citação anterior percebemos que quando os funcionários começam a perceber que não estão tendo o valor que realmente merecem e não estão satisfeitos com o que a organização lhes proporciona os funcionários começam a se rebelarem deixam de realizar seus deveres e perdem totalmente o interesse pelo futuro da organização assim deixando o clima organizacional desagradável.

            Bergamini reforça que:

O objetivo deste artigo é identificar procedimentos mais adequados de realização e implementação de pesquisa de Clima Organizacional, a fim de maximizar e ampliar seu próprio uso enquanto ferramenta de apoio à gestão tanto de Recursos Humanos quanto daquela voltada para a elevação dos padrões de qualidade e de produtividade tão fundamentais hoje no mundo dos negócios. (BERGAMINI, 1997, p. 96)

            Com isso é identificado que é necessário realizar uma avaliação do clima na organização para saber os motivos da desmotivação, desse modo o consultor pode identificar com mais clareza o problema e achar uma solução para o caso.

            Retomando a ideia que a motivação e o clima organizacional devem ser analisados para achar uma solução cabível, visto que a saúde de uma organização depende no modo com que os funcionários reagem, se eles estiverem satisfeitos a empresa terá muito lucro e um clima agradável, porém se os funcionários estiverem insatisfeitos a empresa terá perca de lucros, de produtividade e varias consequências negativas vão ocorrer quanto à empresa.

            Enfim, para essa realidade ser alterada o consultor deverá intervir na organização como já foi dito localizar o problema que está causando tanto desgaste no clima e na motivação, achar os fatos geradores e as causas e por fim recomendar soluções cabíveis para o problema.

REFERÊNCIAS

BERGAMINI, Cecília W. Psicodinâmica da vida organizacional motivação e liderança. 2º edição, São Paulo: Ed Atlas, 1997.