Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

Departamento de Geociências

Disciplina: Orientação á Pesquisa em Geografia

Professor: Antônio Maurílio

Acadêmica: Thamyres Sabrina Gonçalves

 

 

1. Quais os elementos constitutivos de um projeto de pesquisa (elementos obrigatórios)?

    • Capa
    • Folha de Rosto
    • Sumário
    • Tema
    • Delimitação da Pesquisa
    • Objetivo Geral e Específico
    • Hipótese da Pesquisa
    • Justificativa
    • Referencial Teórico
    • Metodologia
    • Cronograma

 

2. Cite detalhadamente os elementos pré-textuais e explique cada um deles.

 

    • Capa: Nome da instituição e do autor do trabalho (acadêmico), título ou tema do trabalho, subtítulo, local e data.
    • Folha de Rosto: Repetir os dados da capa, acrescentar o tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade a que deve ser submetida, nome do orientador.
    • Dedicatória: Dedicar a alguém.
    • Epígrafe: Citação de um pensamento ou frase, que de certa forma, embasou a gênese do trabalho.
    • Sumário: Elemento obrigatório (índice com títulos e páginas).

 

3. Explique a estrutura de Trabalho de Conclusões de Curso/TCC.

a) Folha; A4 mínimo de 25 laudas e máximo 70.

b) Capa; Nome da instituição e do autor do trabalho (acadêmico)

c) Folha de rosto; Repetir os dados da capa o tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade a que se deve ser submetida, nome do orientador.

d) Folha de Aprovação; Repetir todos os dados da folha de rosto exceto a instituição, acrescentar o nome e titulação do orientados e membro da banca.

e) Dedicatória; homenagear alguém.

f) Agradecimentos; agradecer a pessoas, instituições, órgãos e etc.

g) Epígrafes; citações de pensamentos que de certa forma embasou a gênese do trabalho.

h) Resumo; síntese dos pontos relevantes do texto em linguagem clara consiste direta, com o máximo de 500 palavras. Deve ressaltar os objetivos, o resultado e as conclusões do trabalho assim como a metodologia empregada na sua elaboração.

i) Sumário; enumeração das divisões seções e, outras partes integrantes de uma publicação na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.

 

4. Expliquem o resumo de um TCC e o que deve constar obrigatoriamente no mesmo.

Síntese dos pontos relevantes do texto em linguagem clara consiste direta, com o máximo de 500 palavras. Deve ressaltar os objetivos, o resultado e as conclusões do trabalho assim como a metodologia empregada na sua elaboração.

 

5. No texto, como deve ser a introdução, desenvolvimento, a conclusão ou considerações finais?

a) Introdução: Inicia o trabalho, expondo em texto corrido o problema da pesquisa, o objetivo geral e os específicos, a corrente teórica com a qual se alinha à relevância social e científica do trabalho, a forma como se processará a investigação, bem como um breve anúncio das partes do trabalho.

b) Desenvolvimento: Este título não é escrito no início da referida parte do trabalho. Engloba capítulos, títulos e subtítulos que contêm a exposição ordenada do tema. Sua disposição depende da abordagem e metodologia.

c) Conclusão: Deve retomar aspectos mais importantes do trabalho, avaliando se o objetivo foi atingido e sugerir estudos e aplicações futuras. Pode ser apresentado sob a forma de considerações finais.

 

6. Quais os verbos analíticos de ação mais utilizados nos objetivos: geral e específicos?

Analisar, Avaliar, Apontar, Comparar, Conhecer, Compreender, Correlacionar, Detectar, Discutir, Descobrir, Descrever, Entender, Estabelecer, Examinar, Esclarecer, Explicar, Detectar, Investigar, Pesquisar, Perceber, Verificar, Relacionar, Localizar, Demonstrar, Compreender, Verificar, Analisar, Comparar.

 

7. O que é um objetivo geral de um projeto de pesquisa? Construa e dê um exemplo.

 

Trabalham com relação ao longo prazo. São mais amplos e descrevem interesses gerais que apresentam linguagem mais direta.

Ex: Caracterizar a estrutura da vegetação e os aspectos pedológicos de uma Floresta Estacional Decidual localizada na Serra do Cipó na região central de Minas Gerais.

 

8. Em dois parágrafos, faça uma citação direta de acordo com a ABNT.

 

Ab’Sáber (2005) caracteriza o Cerrado a partir de critérios geomorfológicos e aspectos fitofisionômicos:

 

[...] o domínio dos cerrados apresenta cerrados e cerradões predominantemente nos interflúvios e vertentes suaves dos diferentes tipos de planaltos regionais. Faixas de campos limpos ou campestres sublinham as áreas de cristas quartizíticas e xistos aplainados e mal pedogenetizados dos bordos dos chapadões onde nascem bacias de captação de torrentes dotadas de forte capacidade de dissecação [...] (AB’SÁBER, 2005, p. 118).

 

9. Construa exemplos de citação indireta de acordo com a ABNT.

 

  • No mundo inteiro, a maior parte das florestas tropicais enquadra-se na definição de Florestas Tropicais Secas, distribuídas nas Américas do sul e central, África, Ásia e Oceania. (Murphy & Lugo, 1986).

 

  • No Brasil, as florestas Estacionais Deciduais Tropicais são encontradas, principalmente, na região central e nordeste do país (Salis et al. 2004) e cobrem 6, 02% do território brasileiro (Embrapa, 2006).

 

  • Segundo Prado e Gibbs (1993) as Florestas Tropicais Secas brasileiras são formações do pleistocênico.

 

  • As fitofisionomias podem apresentar componentes da vegetação na qual estão inseridas, formando uma comunidade diferente em cada região (Scariot & Sevilha 2005).

 

  • As florestas estacionais decíduas no Estado de Minas Gerais encontram-se distribuídas em sua maior parte dentro do bioma cerrado (Pedralli, 1997).

 

  • A floresta estacional decidual em Minas Geraisconstitui atualmente uma paisagem vastamente antropizada. Entretanto, apresenta alta riqueza de espécies arbóreas (Scariot & Sevilha, 200).

 

  • A floresta estacional decidual sobre solos de origem calcária é considerada de importância singular, pois, apresenta flora e fisionomia própria, bem distinta de outras formações sobre outros tipos de solos. (Pedersoli & Martins, 1972; Ivanuskas & Rodrigues, 2000).

 

  • Nos últimos dois séculos, as florestas estacionais deciduais foram reduzidas a pequenos fragmentos, geralmente com alto índice de perturbação, pois houve grande desmatamento desses ambientes para implantação de agricultura, silvicultura e pastagens (Gerhardt, 1994; Werneck et al, 2000).

 

  • Estudos com vistas ao reconhecimento da biodiversidade desses ambientes se fazem necessários ao direcionamento de ações de conservação, uma vez que essas florestas apresentam particularidades florísticas de alta relevância ecológica (Espírito-Santo et al, 2006).

 

  • A definição destas florestas é bastante ampla, referem-se às formações arbóreas que ocorrem em regiões com duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa (Murphy & Lugo, 1986; Nascimento et al, 2004).