Netto é professor e vice-diretor da Escola de Serviço Social da UFRJ, Doutorem Serviço Socialpela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com a tese “Autocracia burguesa e Serviço Social” de 1990.

O autor também publicou livros como: “Ditadura e Serviço Social - Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64”, “Capitalismo Monopolista e Serviço Social”, “Crise do Socialismo e Ofensiva Neoliberal” e “Democracia e transição socialista”, entre outros vários artigos. Netto é um dos principais autores atuais que faz referência a profissão de Serviço Social.

A obra “A construção do Projeto ético-político do Serviço Social” trata da construção do Projeto ético-político que começa na passagem dos anos 70-80. Período de grande importância para o Serviço Social em seu desenvolvimento, pois há o enfrentamento do conservadorismo profissional. É neste período em que se tem a crítica ao conservadorismo, que se encontram as bases para um novo projeto profissional, ou seja, o projeto ético político. Sendo que, para elaborar um projeto que alcance os objetivos esperados, deve-se haver um entrosamento entre os participantes, para que as ideias se fundem e haja sucesso em sua conclusão.