O estudo pretende ser um sinal de alerta à formação do profissional de Comunicação Social para a necessidade de que haja uma preocupação com o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno, muito mais do que o aprendizado de técnicas e métodos aplicados ao profissional de Publicidade.

No primeiro capítulo, o estudo abordou os conceitos teóricos e práticos sobre a Análise do Discurso Publicitário, seus valores e importância na construção da linguagem e da mensagem comunicacional com a intenção de informar, mas, principalmente de persuadir, manipular.

No segundo capitulo, o estudo procurou refletir a formação acadêmica do publicitário através as Diretrizes Curriculares determinadas pelo MEC; a formatação das grades curriculares, analisando, inclusive historicamente, as mudanças e repercussões dos conteúdos, tanto para a Academia quanto para o alunado. Apontou seus referenciais para uma atuação crítica da profissão com resultados à sociedade contemporânea.

Com base no perfil traçado pelos estudiosos analisados neste trabalho, o leitor conhecerá, no terceiro capítulo, qual o perfil do egresso de publicidade de fato, na prática, ainda que haja algumas diferenças em relação ao que é proposto nas Diretrizes do MEC. Terá uma visão do que se espera deste profissional ? seus compromissos, suas responsabilidades - baseado na formação acadêmica desenvolvida no decorrer do curso de graduação